Se um ou mais contatos pediu pessoalmente, ou de outra forma, sem ser clicando no link de descadastro, para não receber mais o envios, adicionar ele no descadastro manualmente ou importando é a ação ideal para que ele não receba mais e-mails.
Por exemplo: o contato encaminhou um email ou informou em um evento que não deseja mais receber os emails.
Outro momento que essa funcionalidade é necessária, é quando o você está migrando de ferramenta de automação e email marketing. As plataformas não conseguem saber históricos passados sobre suas ações de emails anteriores e quais eram as intenções de seus contatos. Então, para evitar que você envie emails novamente a contatos que já solicitaram não receber mais seus envios, você precisa primeiramente separar os contatos que não podem receber emails, logo após, você poderá importá-los diretamente na lista de descadastro, evitando que eles recebam novos envios seus.
Nesse tutorial também mostramos como você pode criar e editar os possíveis motivos que estão levando seus usuários a se descadastrar de sua base. Dessa forma, você terá métricas para entender o que pode não estar agradando seu público e corrigir, evitando assim, que mais pessoas saiam de sua base.