A regra de conteúdo serve para que o conteúdo de um email seja mostrado de forma dinâmica para cada contato que recebê-lo de acordo com alguma informação disponibilizada em seu cadastro. Tornando o seu conteúdo mais personalizado e poupando tempo da sua equipe de criação, não sendo necessário a criação de diversas peças de email para apenas algumas personalizações.
Um dos usos mais comuns para a regra de conteúdo é a personalização da saudação. Por exemplo, você tem um campo Gênero em sua base e quer mandar uma saudação personalizada para quem é do gênero Masculino, e outra para quem é do gênero feminino e caso o contato não possua ainda essa informação em sua base de contatos, você poderá colocar uma saudação padrão.
Além disso, você pode ir mais além nas suas personalizações, mudando dinamicamente até imagens de seu email de acordo com informações de cada contato de seu envio.
Outro exemplo: imagine que na sua loja, uma pessoa foi atendida por um vendedor, não seria legal se algum tempo após a compra o mesmo vendedor entrasse em contato com o cliente perguntando como está sendo a experiência com o produto?
Com os campos personalizados e regra de conteúdo você consegue personalizar desde o nome e email do remetente, como também a assinatura personalizada com os dados de cada um dos seus vendedores.