O que o WooCommerce faz?
Começaremos, é claro, definindo o que é o WooCommerce. Ele é uma plataforma de código aberto que funciona como um plugin do WordPress. Ou seja, ele é uma ferramenta para que lojistas que têm seus comércios online projetados no WordPress possam criar e acessar soluções mais práticas para problemas comuns entre muitos desses profissionais.
Mas para entender um pouco do seu funcionamento, é preciso entender como surgiu o WordPress, que hospeda o WooCommerce.
Hoje interpretada como uma das principais CMS (sistema de gestão de conteúdos) do segmento, a primeira versão dessa iniciativa surgiu ainda em 2002 e foi desenvolvida por Matt Mullenweg. No entanto, foi apenas em 2003, a partir de uma parceria com Mike Little, que o projeto ganhou um cunho mais profissional. Em 2011, com o intuito de evoluir ainda mais as funcionalidades do WordPress, os desenvolvedores Mike Jolley e James Koster colocaram em prática a ideia do WooCommerce.
Atualmente, o WordPress conta com mais de 50.000 plugins que proporcionam diferentes experiências aos seus usuários. Ainda assim, o fato de ter uma usabilidade fácil e um objetivo coerente transformou o WooCommerce em um dos destaques nesse meio.
Benefícios de criar um negócio online pela WooCommerce
O WooCommerce é um plugin de código aberto (open source). Isso significa que além de ser gratuito, esse recurso pode ser alterado, adaptado, distribuído e estudado por qualquer pessoa que tenha interesse, sem a necessidade de um vínculo com a companhia que o criou.
Isso é um dos fatores que explica o motivo desse programa já contar com mais de 30 mil downloads ao redor do mundo. Entre seus principais benefícios, está o fato de que ele se adapta aos mais variados formatos de e-commerce. Seja para vender 1 produto ou mais de 100.000 por dia, esse plugin está preparado para lhe ajudar.
Você também pode acessar uma equipe de suporte de alto nível e, se tiver uma demanda maior e mais específica, pode inclusive contratar um profissional especialista em e-commerce para atuar no seu projeto.
A configuração do WooCommerce é fácil de usar e permitirá que sua loja virtual tenha uma vitrine funcional de produtos. Você pode, por exemplo, criar uma aba de mais vendidos ou de queima de estoque. A linguagem também é facilitada, já que o WooCommerce já foi 100% traduzido para 24 idiomas.
Não existe nenhuma taxa sob operação, o que o transforma particularmente viável para quem está em momentos de entrada no mercado ou até de escalar para uma nova categoria empresarial.
Se você está se perguntando se é possível fazer integrações entre o Google e o WooCommerce, a resposta é sim. Você poderá ter seus produtos apresentados no Google Shopping, promover sua marca em redes sociais e acessar dados e relatórios do Google Analytics.
O destaque fica para a possibilidade de enviar aos seus contatos um e-mail com um resumo de todos os produtos que eles visitaram em seu site, justamente para alimentar essa relação entre o consumidor e a marca. Conheça o passo a passo para esse recurso aqui.
Principais recursos da WooCommerce
Uma das principais características do WooCommerce é a variedade de possibilidades que ele oferece ao usuário. É fácil e prático, por exemplo, incluir o comando “adicionar novo tipo de pagamento”. Pontos como a entrega, o planejamento de marketing, o atendimento ao consumidor e o gerenciamento da loja estão contemplados no plugin, que oferece soluções a partir de um template simples e estratégico.
Você pode, inclusive, adicionar uma extensão ao WooCommerce. Alguns dos exemplos disponíveis incluem o WooCommerce Payments (para organizar pagamentos online), o WeeCommerce Booking (para quem oferece um serviço com agendamentos e reservas), o WooCommerce Min/Max Quantities (para definir a quantidade mínima e máxima de produtos por pedido), o WooCommerce Subscription (para oferecer serviços de assinatura semanais, mensais ou anuais) e o AutomateWoo (para otimizar e automatizar suas ferramentas de marketing).
Não fica por aí: o WooCommerce também tem propriedades para rastreio de códigos de entrega, entrega de e-mail marketing e recomendação de produtos baseados no gosto e pesquisa do cliente em potencial.
Como usar o WooCommerce
O primeiro passo para saber como utilizar o WooCommerce é fazer o download do plugin. Depois, recomendamos que você explore a plataforma e comece identificar os seus muitos artifícios. A partir de algumas buscas, justamente por conta da interface facilitada, já é possível começar a entender os primeiros comandos.
Vale também dar uma atenção especial ao modo WooCommerce Mobile App. Afinal, você pode controlar seu comércio eletrônico a qualquer hora e em qualquer lugar com um simples toque no celular.
Ah, e não deixe de conferir suas configurações de segurança. Apesar do WooCommerce contar com opções que atendem esse requisito, será preciso buscar por alguns outros plugins do WordPress que oferecem selos de segurança ao seu site.
Busque anotar na sua agenda um lembrete para realizar backups constantes. Do contrário, você corre o risco de perder as informações armazenadas no seu projeto. As atualizações são essenciais para garantir que a experiência do usuário não será afetada de maneira alguma.
Foram diversas atualizações lançadas ao longo de muitos anos para garantir a otimização do plugin e facilitar a rotina dos usuários. Por isso, desde que você mantenha os dados sempre atualizados, siga buscando por inovações e produza um conteúdo que agrade ao público, você terá grandes chances de conquistar seu lugar no mundo das vendas digitais.
Por que é tão importante oferecer uma boa experiência de compra?
Em tempos em que contamos com dezenas de milhares de e-commerces tentando ganhar nossa atenção, cada detalhe importa. É por isso que, pensando em aumentar as conversões no seu site, é imprescindível que você ofereça uma compra simplificada.
Questões aparentemente pequenas como selos de segurança, uma boa categorização de produtos, um texto inteligente e uma interface simples de usar, podem fazer uma enorme diferença na hora de fidelizar os consumidores.
É por isso que um plugin como o WooCommerce é tão estratégico: ele permite que, mesmo sem um histórico de formação na área tecnológica, os lojistas possam ter um primeiro contato com o desenvolvimento de suas próprias lojas online, personalizando-as para o formato que mais cabe para eles se afastando de repetições e padrões que não servem ao público-alvo que eles atendem.
Chegou a hora de dar o primeiro passo no seu e-commerce
Agora que você já conhece as principais funcionalidades do WooCommerce, chegou a sua vez de dar o pontapé no novo momento do seu negócio digital. Seja para começá-lo ou atualizá-lo, você terá ao seu lado um grande facilitador.
Nossa dica é que você se mantenha sempre fiel ao seu público, fazendo pesquisas constantes e garantindo que as respostas sirvam como um guia para que você consiga materializar necessidades e desejos dos consumidores, gerando um site cada vez mais funcional e que consiga atender às demandas da sua clientela.
Se você precisar de ajuda com mais algum ponto do desenvolvimento do seu marketplace, lembre-se de ficar de olho no nosso blog. Por aqui, sempre compartilhamos dicas valiosas de marketing, tecnologia, empreendedorismo e inovação. Além é claro, de oferecermos serviços de alto padrão para quem precisa de uma parceria no mundo dos negócios online.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, fique de olho em nossas páginas e redes sociais. E se você sentir que é o momento de começar a colocar seus planos em prática, vale entrar em contato conosco para conhecer nossos pacotes e funcionalidades. Nós oferecemos, inclusive, uma série de soluções de integração com o WooCommerce. Você pode conferir a lista de vantagens aqui.