Compartilhe este conteúdo

webhook

Webhook é um recurso que possibilita o envio de dados em tempo real entre dois sistemas ou aplicativos distintos. O termo foi inventado por Jeff Lindsay em 2007, a partir do termo de programação de computador “hook” (gancho).

Através do webhook, diferentes sistemas podem ser integrados para que os dados dos leads e clientes permaneçam sincronizados. Sempre que um evento acontece em um dos sistemas, os dados são enviados, como por exemplo, realizar uma compra, ativar uma conta teste ou trocar o estágio do lead no funil do CRM utilizado para gerenciar os contatos.

Neste post, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Como funcionam os webhooks;
  • Qual a diferença entre API e webhook;
  • Recebendo dados de outro sistema na Dinamize;
  • Como enviar dados via webhook na Dinamize.

webhookComo funcionam os webhooks

Essa comunicação de webhook entre sistemas ocorre a partir da utilização de uma URL gerada por um deles para receber os dados do outro. A maneira mais utilizada pelos sistemas para enviar esse tipo de aviso é por meio de um http post/post request das informações na URL de recebimento, ocorrendo via JSON – que é um formato leve para a realização desse tipo de troca.

O termo “webhook” é utilizado tanto para quem envia informações/dados, quanto para quem os recebe.

Na nossa plataforma de automação de marketing, por exemplo, nós temos este recurso. Nela, os webhooks podem fazer as duas ações – enviar ou receber informações de outras ferramentas ou sistemas.

Afinal, o que eu preciso fazer para que esse tipo de integração funcione?

Primeiramente, consulte se o sistema utilizado para gerenciamento dos contatos em sua empresa possui esse recurso de enviar dados para outro. Caso possua, poderá utilizá-lo para enviar os dados desejados para o local desejado, desde que ele também tenha esse recurso.


webhookQual a diferença entre API e webhook?

O funcionamento da API depende de um conjunto de regras e métodos que são utilizados na criação das requisições de determinada tarefa.

Por outro lado, o envio de dados de um sistema para outro pode muitas vezes depender de determinada ação para ocorrer. Contudo, essa ação não faz com que algo ocorra na utilização da API, o que pode prejudicar estratégias de outros sistemas que dependem dela para serem iniciadas.

O sistema que vai obter as informações pode utilizar as regras e métodos da API para criar rotinas de consulta e outras aplicações no outro sistema. Desta forma, a atualização em tempo real de um lead a partir de uma ação realizada por ele é dificultada, pois ela vai depender do horário configurado na rotina de requisição de consulta para receber o retorno de chamada para essa atualização ocorrer.

Configurando consultas mais frequentes, com intervalos de tempo menores, seria uma forma de fazer com que os dados ficassem mais atualizados, mas não seria o ideal.

Portanto, é nesse momento que o webhook funciona melhor. Com ele, não é necessário que o sistema responsável por receber os dados realize consultas de tempos em tempos, pois o que tem essas informações armazenadas é que será configurado para enviá-las a partir da ocorrência de um evento.

Dessa forma, podemos dizer que os webhooks são uma forma de aviso, notificação, que ocorre quando o usuário faz algo que gere uma ação no sistema. Assim que esta notificação ocorre, o outro sistema pode trabalhar com esses dados de forma imediata.


Configurando a entrada de dadosComo receber dados de outro sistema na Dinamize

Nossa plataforma consegue receber qualquer dado que o sistema de terceiro utilizado envie via webhook, desde que tenha o e-mail do contato junto. Essa facilidade no recebimento de diferentes dados possibilita a criação de ações personalizadas para leads e clientes.

Vejamos então alguns exemplos:

Recebemos via Webhook confirmação de compra
|
Estágio é alterado para “Cliente”
|
Recebe o marcador “Clientes”
|
Tem o campo de Quantidade de compras incrementado em 1
|
Entra em um fluxo de pós-venda
|
Emails com produtos complementares
|
Quando atingir determinado número de compras, recebe um e-mail especial o parabenizando e enviando algum tipo de benefício pela fidelidade do cliente
|
Recebemos via webhook solicitação de orçamento
|
Logo após, o estágio é alterado para “Oportunidades”
|
Entra em um fluxo de nutrição
|
Por fim, são enviados emails com conteúdos sobre o serviço ofertado

Nesse último exemplo, uma ação já pode ocorrer no próprio CRM de vendas onde houve a notificação de solicitação de orçamento, como repassar leads para o vendedor entrar em contato.

Com a integração, esse e outros eventos podem ser usados para realizar esse tipo de ação personalizada. Dessa forma, caso o lead não feche a compra imediatamente, ele recebe e-mails que podem o incentivar a adquirir produtos posteriormente.

No momento em que o lead realiza a compra, pode ser configurado o envio de outro evento, para que nosso sistema altere o estágio dele para “Clientes”. A partir disso, é possível definir no fluxo de automação que os envios devem ser realizados apenas para quem estiver como “Oportunidades”. Assim, cada contato recebe o conteúdo correto de acordo com o estágio que se encontra em seu funil de vendas.

Para realizar essas e outras ações, você precisará criar um webhook em nossa plataforma. Para isso, acesse o menu de Canais > Webhooks e crie uma URL para cada evento que deseja enviar – o que vai permitir diferenciar quem realizou uma ação ou outra.

Durante o processo de criação, é preciso escolher um dos nossos modelos de integração. Caso tenha um tipo referente ao sistema utilizado, basta informá-lo ou informar diretamente o formato pelo qual se envia os dados. Depois disso, é só associar os dados dele aos campos da nossa plataforma, e, por último, criar um marcador para associar aos contatos – para identificar quais chegaram em sua base a partir desse webhook.

Modelos de formatação de webhook na Dinamize

Se você está na dúvida sobre como integrar os dados de leads e clientes com a nossa plataforma, nós te ajudamos! Disponibilizamos modelos de formatação usados por diversos sistemas que contam com webhook, como por exemplo:

webhook


webhookPraticidade + ações de marketing otimizadas

Ao utilizar webhooks, fica muito mais fácil automatizar tarefas do dia a dia entre os diferentes sistemas utilizados. Isso porque a comunicação ocorre de forma simples e rápida, melhorando a atualização dos dados e sem precisar de um desenvolvedor para criar essa integração.

Além da praticidade, os dados recebidos podem ajudar e muito a qualificar suas ações de marketing e vendas, pois possibilitam a criação de conteúdos personalizados!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.