Será que os textos das páginas do seu site, landing pages específicas, e CTAs em geral são realmente focados em entregar uma boa experiência ao usuário? UX Writing é uma das áreas dentro do UX Design que tem como foco o desenvolvimento de textos mais atrativos.
Porém, não é só isso. São levados em consideração aspectos específicos para auxiliar o usuário a seguir em determinada experiência — pode ser um aplicativo, site ou qualquer outro tipo de solução. Nesse contexto, o UX Writing utiliza elementos da escrita para melhorar o contato com quem usa alguma interface de interação.
Neste post, você vai entender o que é UX Writing, quais as características e como aplicá-lo em sua estratégia. Para aprender tudo isso, acompanhe o artigo até o final!
O que é UX Writing?
O conceito de UX Writing é criar uma experiência escrita que seja focada no usuário.
Dessa maneira, os textos devem ensinar, guiar e melhorar a experiência do usuário em uma interface. O grande objetivo é estabelecer uma comunicação eficiente e de fácil compreensão.
Isso é possível quando a escrita de todo e qualquer conteúdo é criada focada exatamente nos usuários. Portanto, não são apenas textos, descrições e outros conteúdos que UX Writing contemplam, mas também menus, botões, mensagens de erro, respostas de chatbots e muito mais.
Na prática, a produção de textos é focada em facilitar a jornada durante a interação. Ou seja, os conteúdos textuais servem para mostrar o caminho que o usuário deve seguir de uma forma simples e rápida.
Sendo assim, os elementos são selecionados estrategicamente e cada palavra é escolhida por um motivo. O UX Writing engloba a linguagem, tom de voz da marca, arquitetura da informação e outros conceitos. A partir disso, são criados textos e microtextos com o intuito de engajar, ajudar na interação e levar à conversão.
De maneira geral, UX Writing é uma alternativa para transformar as interações entre marca e usuário para que as experiências sejam mais positivas.
Quais as características do UX Writing?
Cada ponto de contato entre usuário e marca deve ser permeado por UX Writing. Todo o fluxo de comunicação criado dentro de uma estratégia precisa ser escrito para atender às necessidades de quem usa a interface. Logo, o mapeamento de gargalos, dúvidas, quebra de experiência e outras experiências devem ser conhecidas pela equipe.
UX Writing é muito mais do que escrever corretamente e utilizar palavras bonitas. É preciso entender o contexto para guiar e oferecer experiências agradáveis, simples, rápidas e que agreguem valor.
Conheça as principais características do UX Writing.
Usabilidade
UX Writing não se trata de qualquer texto que parece se encaixar no que o usuário quer ou precisa.
Na verdade, cada informação é inserida e organizada com base em uma estratégia. A partir de então, é criada uma hierarquia de informação e a criação do copy segue essa lógica para atender às expectativas do usuário.
Um dos pontos mais fortes é a usabilidade. Além disso, a legibilidade (formatação, cor, tamanho da fonte, alinhamento, etc) também é importante, pois devem ser complementares ao texto.
Dessa forma, o trabalho dos profissionais de copy e design é melhorar a usabilidade das interfaces para atender os usuários.
Semântica
Uma das maiores características de UX Writing é entregar experiências mais fluidas aos usuários. Por isso, o conhecimento sobre a persona, o contexto da marca e outras informações são fundamentais para a criação dos textos.
Diante disso, a semântica tem um papel essencial. Ninguém quer ter que decodificar informações ou bater a cabeça para entender o que fazer a seguir. Sendo assim, a escrita de copy e microcopy precisa ser ajustada. Ou seja, o UX writer deve entender palavras, expressões e o que mais faz parte do vocabulário dos usuários.
Tom e voz
Adequar a linguagem e tom de voz facilita a orientação para navegação, o que aumenta consideravelmente a satisfação do usuário. Nesse sentido, manter consistência é importante para que os usuários reconheçam a experiência. De modo geral, tem a ver com branding também.
O tom de voz faz parte da personalidade da marca e contribui para que se crie uma comunicação mais consistente. O padrão de linguagem mantém a conversão próxima do usuário e se adapta aos diferentes canais e contextos — mas sem perder a personalidade.
Arquitetura da informação
Outro ponto que caracteriza o UX Writing é a arquitetura da informação. Os projetos UX levam em conta o pensamento visual, e é por isso que redação, design, time de produto e outros profissionais trabalham em conjunto.
A arquitetura da informação inclui:
- definição de posicionamento, cores dos elementos, fontes, etc;
- diagramação;
- hierarquia dos elementos da interface;
- usabilidade e legibilidade;
- acessibilidade de informações (experiência inclusiva);
- facilidade de compreensão.
A prática de UX Writing também compreende as seguintes características:
- clareza de informações e discurso inteligível;
- mensagens concisas e centradas no objetivo;
- informações contextualizadas;
- manter a interação com o usuário;
- antecipar possíveis dpu sivas dos usuários;
- considerar o estágio da jornada do cliente;
- criar uma experiência ágil e eficiente;
- seguir o guia de escrita da marca conforme a estratégia de comunicação estabelecida;
- acompanhar o fluxo de trabalho de outros profissionais;
- copy criado para fins de conversão.
Muitas vezes o trabalho do UX Writer é confundido com redação de conteúdo, copywriting e outros estilos de escrita. Porém, UX Writing é muito mais que a criação de textos. Na realidade, o copy criado pela área é focado no usuário para agregar ainda mais mais valor nas experiências.
Além disso, a interação, conversão e satisfação do usuário são o grande objetivo do UX Writing. A escrita tem um impacto imenso dentro das interfaces digitais, afinal a transmissão de mensagens claras têm o poder de motivar, conduzir, engajar e converter. Aos poucos, você verá que melhorar a experiência do público em todos os pontos de contato trará resultados cada vez mais positivos para sua estratégia.
Para receber mais conteúdos diretamente na sua caixa de entrada de e-mail, assine nossa newsletter e receba novidades sobre marketing digital!