O que é Todoist e como utilizá-lo para aumentar sua produtividade

Compartilhe este conteúdo

todoist

Vamos conhecer o Todoist? Se existe algo mais valioso do que ouro, é o tempo. O dia passa, trabalhamos incessantemente do início ao fim e, quando ele termina, percebemos que ainda precisaríamos de umas quatro horas a mais para completar nossa checklist diária.

Não é para menos: a internet trouxe muitas vantagens e transformou a maneira como interpretamos a nossa rotina. Mas também impactou a forma como nos organizamos e planejamos nosso próprio tempo.

Uma pesquisa revelou que 71% dos profissionais afirmam perder a concentração e a produtividade quando acessam redes sociais ou outros focos de distração durante o período de trabalho. Pequenos momentos como “o que eu faço agora?” ou “preciso terminar uma tarefa que atrasou para começar a outra”, quando combinados, representam uma perda significativa de produtividade no dia a dia.

Uma boa alternativa para evitar esse risco é o gerenciamento de tempo a partir de uma lista de tarefas que respeite o nível de entrega que uma pessoa pode ter por cada período, mas que também estimule a continuidade das atividades.

Entre as muitas plataformas que oferecem esse serviço está o Todoist. Muito funcional, ela oferece soluções que são práticas e simples, mas que fazem a diferença para milhares de profissionais.


O que é o Todoist?

É uma plataforma de gerenciamento que garante aumentar a produtividade sem que você precise se esforçar mais, e sim dando prioridade ao que é mais urgente e criando um sistema que faça sentido para você.

Como o próprio nome já diz, trata-se de marca que utiliza o formato “to-do” e com checklists, que apesar de não ser novidade, se prova ser cada vez mais necessário.

Imagem que resume as opções de gestão de produtividade do Todoist

O Todoist oferece uma interface simplificada, que vai muito além de um formato de lista tradicional. Basicamente, ela garante total liberdade e autonomia para que você crie, modifique, classifique e mova todas as tarefas que você tem pela frente.

Será possível organizá-las por data e criar uma agenda automatizada que atuará como sua principal fonte de planejamento diário, semanal e até mensal. São várias maneiras de usar, que incluem botões de criar subtarefas, compartilhar projetos e até criar diferentes níveis para a sua demanda.

Da autogestão ao formato de gestão de equipe

Muitas pessoas se perguntam se o Todoist é viável apenas para uma organizar as tarefas individuais ou se é possível gerir uma equipe através dele. A resposta é que por ser intuitiva, permitir interações e compartilhamentos e possuir ferramentas de definição de prioridade, o Todoist pode sim ser uma alternativa para atuar com seu time.

De acordo com o site da marca, mais de 30 milhões de pessoas já utilizaram o programa para organizar bilhões de tarefas. É um número significativo e que reflete a objetividade e eficiência desse recurso. Também citamos grandes companhias que usam ao Todoist, como a Apple, Netflix e até mesmo a NASA.

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:

Dos iniciantes aos experts: as muitas vantagens do Todoist

O Todoist pode ser usado tanto por quem já tem uma certa experiência em se planejar quanto por quem está começando do zero. Uma boa dica é o uso dos modelos disponibilizados pela própria plataforma, que podem facilitar a sua interação inicial e garantir que você já entre nesse universo com um caminho promissor.

Além disso, ele está disponível para os mais variados dispositivos. Use-a em seu celular, desktop, através de widgets ou como achar mais adequado. Caso ache interessante, você também pode integrá-la aos softwares que mais utiliza, como seu calendário, comando de voz e muitos outros.

Mas o que realmente chama atenção e diferencia o Todoist da concorrência é a compatibilidade com métodos ágeis e com a alta produtividade. Durante toda a sua experiência, você receberá dicas, insights e recomendações pessoais baseadas no seu estilo de trabalho, permitindo que você consiga aumentar o nível de entregas sem precisar aumentar as horas de atuação e sim compreendendo melhor o seu potencial.

Aí é só aproveitar: combine sua agenda pessoal com a profissional para ter uma visão completa de como será o seu dia, sem deixar de dar a atenção necessária a cada aspecto da sua vida. Vale lembrar de colocar a comida do cachorro, bem como de enviar um e-mail importante para o seu chefe!

Como usar o Todoist? Custos, inscrição e download

Agora que você conhece as características do Todoist, pode estar se perguntando como começar a utilizar esse recurso. Começamos informando que o plano básico do software é completamente gratuito e disponível para todos que quiserem usá-lo.

É claro que ele possui suas limitações, tais como o limite de projetos ativos e o tamanho máximo de uploads. Mas se você se inspirar e quiser ir ao próximo nível, o Todoist possui dois planos pagos, sendo um voltado aos usuários Pro e outro ao formato business, podendo incluir uma gestão de membros.

Você pode fazer a sua inscrição no próprio site ou app do Todoist. Esse é um processo simples, que demanda poucos minutos e que te permitirá acessar pela primeira vez o seu feed de tarefas.

Se preferir, você pode fazer o download gratuito do app pela Play Store ou pela App Store. Isso permitirá que você use todos os recursos disponíveis em qualquer lugar, a qualquer momento e da forma como preferir.

Seis tipos de tarefas que você pode otimizar com o Todoist

Confira nossa lista com cinco segmentos pessoais e profissionais que podem ser organizados a partir dos recursos do Todoist:

1. Tarefas domésticas

Organizar a sala, limpar a geladeira, botar a roupa para lavar: todas essas práticas fazem parte do nosso dia a dia, mas muitas vezes com a correria, não conseguimos dar a atenção que elas merecem.

2. Gestão de tempo

Sabe aquelas 1001 demandas que você sabe que precisa entregar, mas acaba deixando sempre para depois? Com o Todoist, você poderá encaixá-las em brechas e finalmente tirá-las da pauta.

Veja um quiz da plataforma que ajuda você a qualificar o gerenciamento de tempo!

3. Planejamento e produção de conteúdo

Seja ao briefing ou então de acompanhar o tempo investido na execução da tarefa, você precisa ter o controle de tudo! Se o projeto for longo demais para resumir em uma descrição simples, você pode fazer uma divisão por etapas para organizar ainda mais o que precisa ser feito:

4. Cronograma de reuniões

As reuniões não precisam ser longas e cansativas. Com uma certa orientação, as pessoas envolvidas podem ser mais objetivas e focadas. O Todoist possui recursos específicos para isso.

5. Acompanhamento de projetos

Quando um projeto é grande, é comum que acabemos nos perdendo nele. Muita coisa acontecendo e, ao mesmo tempo, demandas atrasadas. Uma boa alternativa para isso é usar o Todoist.

6. Gerenciamento de redes sociais:

Nunca mais deixe suas redes sociais sem atualizações. Com o Todoist, você terá um plano conciso e funcional, criando estratégias inteligentes que combinam vídeos, imagens e publicações promissoras para a sua marca.

7. Gestão de email marketing

Se você possui ou representa uma marca e já faz envios de email marketing para manter leads e clientes interessados nos produtos oferecidos, sabe da força desse canal de comunicação. O que você talvez não saiba é que, para ter ainda mais sucesso, é importante apostar na recorrência e acompanhar o engajamento do público que recebe seus emails.

O Todoist é uma boa alternativa para criar tarefas para planejamento de email marketing quanto para definir quando gerar os relatórios de cada ação.

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.