Vender mais e fidelizar clientes é um dos desafios mais difíceis de se executar. Isso porque não é qualquer vendedor que conhece as artimanhas das vendas de sucesso. Para realizá-las, é preciso aplicar técnicas de venda e macetes que convençam o consumidor e passem confiança.
Mesmo que alguns vendedores tenham suas próprias formas de vender, é importante estabelecer um passo a passo com técnicas de vendas para guiá-los. Ter, por exemplo, um playbook de vendas com essas técnicas categorizadas é uma ótima maneira de fazer com que sua equipe esteja bem direcionada.
Nesse artigo, você vai aprender a implementar 6 técnicas de vendas para aplicar na sua empresa. Acompanhe:
- Qual a importância da área de vendas?
- 6 técnicas de vendas para transformar sua empresa;
- 3 métodos de vendas que você pode aliar às técnicas.
Vamos lá?
Qual a importância da área de vendas?
Se você acha que a função da área comercial é vender a qualquer custo, reconsidere. Um bom vendedor deve solucionar as dores de seu cliente, estabelecer um relacionamento sólido com ele e conquistar sua confiança. Portanto, tudo está ligado à empatia.
É claro que o objetivo principal é gerar lucro, mas o processo de vendas mudou muito nos últimos anos. Hoje, existem equipes responsáveis pela área comercial que investem tempo em conhecer o cliente à fundo.
Cada vez mais, as pessoas desejam fazer parte de experiências personalizadas, pois elas esperam que as marcas entendam suas necessidades e expectativas. É por isso que a área de vendas está totalmente ligada ao Customer Success.
Leia também: Como a pré-venda pode te ajudar a fechar negócios?
6 técnicas de vendas para transformar sua empresa
Bem, agora que você já sabe a importância da área comercial para as empresas e consumidores, veja 6 técnicas de vendas que vão mudar e transformar o jeito como seu negócio funciona.
1. Ajude o cliente a entender suas necessidades
Muitas vezes, o cliente não tem consciência completa ainda do que ele precisa. É aí que entra o papel do vendedor: primeiramente, ele deve ajudar o consumidor a identificar suas necessidades. Deixe claro como o produto poderá impactá-lo e solucionar seu problema.
Nessa etapa, o vendedor atua como um consultor e precisa estudar o segmento de seu cliente para conseguir fazer um atendimento de sucesso.
2. Transmita confiança e responda às dúvidas
Para que o cliente se sinta seguro, o vendedor precisa entender todos os benefícios do que ele vende. Só assim ele conseguirá gerar valor e, consequentemente, transmitir confiança para o comprador.
Quando um cliente sente que pode confiar em uma empresa, ele se torna muito mais propício a comprar. Por isso, é necessário responder a todas as dúvidas que ele possa ter, tranquilizando-o quanto aos seus medos e incertezas.
3. Demonstre os benefícios do produto
Depois que identificar as necessidades do cliente e responder aos seus questionamentos, foque nos benefícios do serviço ou produto. Para isso, o vendedor terá que conhecer muito bem o que vende e acreditar fielmente na sua solução.
Exponha as características do produto, fale sobre suas vantagens a curto, médio e longo prazo e comente os pontos negativos de não adquirir o produto. Dessa forma, o cliente terá uma visão mais clara do que ele precisa.
4. Seja flexível
Cada cliente é único. Portanto, haverá momentos em que você terá que adaptar o seu discurso padrão. Principalmente porque nem sempre os seus argumentos comuns surtirão efeito em todo mundo. Então, a dica é: seja flexível.
No entanto, cuidado para não exagerar nas doses de flexibilidade. Lembre-se de que não faz sentido oferecer descontos ou personalizações se elas não são viáveis para a empresa no momento. Não deixe a pressão de bater metas afetar você.
5. Contorne objeções
É importante saber que objeção e rejeição são duas coisas bem diferentes. Quando um cliente rejeita o produto, não é legal insistir demais. Contudo, quando o cliente faz alguma objeção, apontando desvantagens ou algum problema na sua solução, você pode sim contorná-la através de seus argumentos.
Para contornar objeções de maneira correta, siga as seguintes estratégias:
- Não interrompa o cliente durante a conversa;
- É recomendado ouvir mais do que falar, mas você pode anotar pontos importantes da conversa que podem ser explorados;
- Se o cliente mostrar que não domina o assunto, use essa oportunidade para educá-lo sobre seu produto/serviço.
6. Crie um senso de urgência
Uma das técnicas de vendas mais válidas e infalíveis é criar um senso de urgência no cliente. Geralmente, promoções e ofertas com tempos que expiram incentivam aqueles consumidores que estão na dúvida, já que a oportunidade pode se esgotar a qualquer momento.
Esses são alguns exemplos de sensos de urgência que você pode usar:
- Essa oferta é exclusiva para quem compra essa semana;
- Oferecemos 10% de desconto se você fechar o negócio hoje;
- Você ganha determinado benefício se fizer a compra até amanhã.
3 métodos de vendas que você pode aliar às técnicas
Além das técnicas de vendas que explicamos acima, você também pode usar metodologias lado a lado. Veja agora alguns métodos para aplicar no seu negócio e otimizar os resultados:
1. Inside Sales
Inside Sales é um método de venda interna que foca em estabelecer relações através de reuniões remotas, conversas via telefone, conferências de vídeo, Whatsapp e envio de emails. Ele é ótimo para empresas que vendem produtos com alto ticket médio e que são complexos, pois possibilita a redução de custos de venda ao pré-qualificar as oportunidades.
Com o Inside Sales, você gasta muito menos para vender e apenas trabalha com leads realmente qualificados e interessados no serviço. Dessa forma, sua empresa economiza em tempo e dinheiro.
2. Social Selling
Entender o que seu público compartilha, curte e posta antes de começar uma conversa é um método muito eficiente e que traz bons resultados.
Essa técnica ajuda os vendedores na personalização de mensagens e abordagens, aumentando qualidade dos leads e, por fim, as chances de conversão.
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3. Solution Selling
A metodologia do Solution Selling foca, sobretudo, em apresentar o produto ou serviço como uma solução, o que aumenta seu valor. Ou seja, é uma forma de venda mais consultiva, na qual o vendedor combina todo o seu conhecimento do produto com os dados coletados dos leads.
Agora, basta implementar essas dicas na sua empresa e pronto! Você verá que seus resultados começarão a subir exponencialmente.
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Referências:
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