A criação de campanhas de e-mail marketing é feita em etapas. Durante o processo, a dúvida sobre as dimensões dos e-mails geralmente aparecem. O tamanho da mensagem precisa ser bem planejado para ser perfeito — caso contrário ela pode chegar até os destinatários cortada, fragmentada ou até ir direto para a caixa de spam.
O tamanho do e-mail marketing se tornou uma preocupação ainda mais evidente com o aumento de acessos via dispositivos móveis. Afinal, as telas pequenas desses aparelhos exigem que as dimensões das mensagens sejam ajustadas.
Existem técnicas e boas práticas para criar e-mails interessantes, e conhecer as dimensões certas influenciam no sucesso de suas campanhas. Por isso, entenda mais sobre o tamanho ideal que suas mensagens devem ter.
Considere o tipo de e-mail que será enviado
Conhecer o tipo de e-mail que será enviado em cada campanha é o primeiro passo para descobrir o tamanho do e-mail marketing.
No geral, existem 3 principais tipos de e-mail marketing:
- Transacionais: são aqueles mais simples, mas que têm informações importantes para o leitor e isso deve ficar claro para seus leads;
- Promocionais: são focados em conversão e precisam que o copy seja bastante persuasivo para que o leitor tome a ação desejada;
- Relacionais: são enviados para engajar a sua base de contatos e contém conteúdos que despertam a simpatia do leitor.
As particularidades desses tipos de e-mail precisam ser consideradas para avaliar o tamanho da mensagem.
Apesar das diferenças de cada e-mail, existe uma dica de ouro para evitar que suas campanhas fiquem presas nos filtros de spam: o tamanho perfeito deve ficar entre 15 KB e 100 KB.
Entenda os fatores que influenciam no tamanho do e-mail
É claro que outros fatores continuam muito importantes, como por exemplo um assunto de e-mail marketing que desperte a curiosidade do leitor. Entretanto, o layout da mensagem é o que vai prender a atenção do seu lead e levá-lo a tomar alguma ação.
Além disso, outros fatores também podem influenciar no tamanho total do e-mail e em como ele será recebido na caixa de entrada dos seus contatos. Veja a seguir o que você precisa observar.
Tamanho do assunto de e-mail
Cada dispositivo mostra determinada quantidade de caracteres da linha de assunto dos e-mails. A leitura do título é o primeiro ponto que seu lead se atenta para decidir se a sua mensagem será ou não aberta.
O assunto do e-mail serve para instigar o leitor. Mas e se esse título for muito grande e o destinatário lê as mensagens no smartphone? Isso também pode variar conforme o navegador, servidor de e-mail e outros aspectos. Portanto, tome como média para escrever títulos com até 55 caracteres de comprimento — e em celular esse número cai para 47.
Tamanho do pré-header
O pré-header é um pequeno texto de apoio que pode complementar o seu assunto de e-mail. O tamanho dele pode variar conforme o comprimento do assunto, se há mais ou menos caracteres. Portanto, eles são complementares e ajudam a convencer os leads a abrirem sua mensagem.
Tamanho do corpo da mensagem
Depois do assunto e do pré-header é o corpo da mensagem que merece atenção. O mais indicado é que um e-mail tenha aproximadamente 200 palavras, mas essa média pode mudar conforme o tipo de e-mail.
Confira as regras de tamanho do e-mail marketing
Agora, vamos para outras instruções mais técnicas sobre as dimensões que seus e-mails devem ter. Para isso, fica mais fácil estabelecer algumas boas práticas para que você crie campanhas com maior entregabilidade e conversão.
Atenção ao inserir imagens
A primeira questão que você deve saber é que seus e-mails jamais devem ser enviados com apenas uma imagem. Em vez disso, invista na construção de e-mail em HTML. As ferramentas de automação de marketing são boas alternativas para isso e já contam com inúmeros templates de e-mail em HTML.
Equilíbrio entre texto e imagem
A proporção entre o uso de texto e de imagens deve ser de 60/40, ou seja: 60% do e-mail deve conter texto, enquanto os 40% restantes podem ser de imagens. Se por algum problema as imagens não forem exibidas na mensagem, use a tag ALT para descrever o texto.
Utilize formato .PNG
É comum que os profissionais utilizem o formato .JPEG, mas o melhor a se fazer é estruturar a imagem de e-mail marketing em .PNG. Por ter o tamanho menor, essa escolha permite uma otimização das imagens para que as mensagens fiquem mais leves.
Dimensão e tamanhos no e-mail marketing
- Largura: 500 a 600 pixels
- HTML: máximo de 20 KB
- Imagens: máximo de 45 KB
- HTML e imagens: 50 KB
Recursos que devem ser evitados
Evite que seus e-mails sejam barrados pelos principais provedores e tenha cuidado com os seguintes recursos:
- GIFs
- Vídeo/Flash
- Javascript
- Ilayer
- Arquivos anexados
- Iframe
- Divs absolutas
- Formulários
Mais algumas regras para o e-mail marketing perfeito
Além das dicas que você já viu acima, confira mais alguns pontos que devem ser considerados para que suas campanhas sejam um sucesso.
- Utilize URLs curtas e intuitivas
- Envie o leitor para uma nova janela quando ele clicar em algum link do e-mail
- Não adicione mais do que 32 links
- Cuidado com o uso excessivo de imagens
- Jamais transforme uma imagem única em HTML
- Tenha atenção à resolução e formato das imagens
- Evite utilizar caracteres especiais que podem ser barrados nos filtros de spam
- Cuidado com as palavras ou expressões que pontuadas como spam
- Procure usar palavras que não tenham acentos ortográficos
- Conheça as palavras-chave proibidas no assunto de e-mail
- Não misture letras e números e também prefira não usar palavras em letras maiúsculas (caixa alta)
O ROI positivo do e-mail não é conquistado do nada, pois há muito trabalho por trás de cada envio. O ideal do e-mail marketing, por exemplo, é a prova de que ter os cuidados necessários são essenciais para que as ações sejam mais positivas e com maior impacto. Toda essa atenção deve ser voltada também para os fluxos de automação, então comece a colocar essas dicas em prática!
A Dinamize tem a solução certa para potencializar ainda mais seus resultados: faça um teste grátis e veja a diferença na sua estratégia!