O que é SMS marketing e como usá-lo para vender mais

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O SMS marketing é uma alternativa para qualificar a sua comunicação, gerando novas oportunidades de venda e fidelizando consumidores. No entanto, cuidados devem ser tomados para iniciar uma comunicação via mobile da forma adequada.
Apesar de hoje possuirmos muitas alternativas de apps de mensagem, o SMS marketing possui alguns diferenciais únicos, como a linguagem típica curta, o formato acessível de envio e o destaque, já que diferente de outras notificações, ele tem mais chances de ser visualizado.
Para ajudar você a criar ações efetivas de SMS marketing, vamos explicar:

  • O que é SMS marketing;
  • Benefícios do SMS marketing;
  • Como criar um envio de SMS marketing;
  • Dicas para vender mais com SMS.

Acompanhe!


sms marketingO que é SMS marketing

O SMS marketing consiste na criação de mensagens de texto para promover produtos e serviços para consumidores. As campanhas de SMS poderão ajudar você a divulgar todas as novidades na loja virtual, eventos e o que mais achar relevante para o público.

Para fazer SMS marketing, que deve ser enviado apenas em horário comercial, é preciso contar com a autorização dos leads e clientes, assim como no email marketing. Portanto, os usuários só podem receber SMS da sua empresa quando eles informam seus números de telefone. Caso contrário, o envio de mensagens da sua marca é classificado como spam.


sms marketingBenefícios do SMS marketing

Uma estratégia de marketing digital que ignore os usuários adeptos do mobile pode deixar oportunidades de venda pelo caminho. De acordo com um estudo da Statista, 54,8% do tráfego online é representado por dispositivos móveis.

Além disso, as pessoas passam cada vez mais tempo com os celulares em mãos, o que também pode ser usado em benefício da sua estratégia. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 91% dos brasileiros que possuem smartphones já adquiriram produtos via aplicativos ou sites móveis. Enviar uma mensagem de texto, portanto, é uma alternativa para sua marca ir além nas vendas online.

O SMS marketing pode ser utilizado para aumentar os acessos em canais de marketing como por exemplo site, e-commerce, redes sociais, entre outros. Também vale utilizá-lo como uma ponte de comunicação, levando conteúdos diferenciados e até personalizados para cada lead. Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir.


sms marketingComo criar um envio de SMS marketing

Agora que você sabe como o SMS marketing pode qualificar sua comunicação e gerar novas vendas, veja como criar as melhores mensagens!

Crie uma comunicação objetiva

O envio de SMS marketing deve contar com, no máximo, 140 caracteres, além da mensagem de descadastro que precisa ser incluída no conteúdo.

Contudo, esta limitação de caracteres pode fazer com que a sua comunicação seja ainda mais objetiva. Afinal, é preciso pensar em um texto que informe e motive o usuário a interagir com o conteúdo.

Leve em consideração o fato de que o sms é um formato único, que não está associado ao seu perfil em alguma rede social. Por isso, vale comunicar em forma de texto qual é o seu username e encaminhá-lo com algum gatilho promissor para esse próximo passo.

Revise o texto e tenha cuidado com caracteres especiais

Além da limitação de texto na mensagem, lembre-se de ler e reler sua mensagem várias vezes. Esta revisão ajuda você a pensar em outras possibilidades de apresentar o benefício que deseja divulgar no SMS, escolhendo a chamada perfeita para conquistar cada contato. Vale pedir a revisão de mais de uma pessoa para garantir que o texto esteja coerente, combinado?

Caracteres especiais, como pontos de exclamação, interrogação, acentos e outros podem ser exibidos de outra forma nos aparelhos dos consumidores, o que pode dificultar a compreensão da mensagem. Portanto, evitar ao máximo este tipo de caractere na mensagem é uma boa para evitar problemas de visualização.

Apresente-se para o público

Informar o nome do remetente ao criar o envio de SMS marketing é vital para que sua mensagem não seja simplesmente ignorada pelos consumidores.

Além disso, o número de mensagens falsas encaminhadas por SMS também pode gerar receio por parte do público. Inserir o nome da sua marca ao longo da mensagem – no início ou no final dela – também pode ajudar o público a se identificar com o conteúdo compartilhado.


Importância do opt-in e do opt-out

Durante o seu processo de envio de SMS marketing, será importante estar familiarizado com alguns termos importantes nesse segmento. É o caso do opt-in e opt-out. Apesar dos termos serem um pouco difíceis, não se preocupe, porque os conceitos são muito simples.

Opt-In

O opt-in é um dos seus maiores objetivos em termos de SMS marketing. Afinal, ele representa a porta de entrada para que seu público possa se converter em uma base de leads.
Trata-se de uma autorização que o usuário dará para que você envie seus conteúdos para ele, além de ações promocionais e institucionais. Atenção: sem isso, você não poderá contactá-lo via SMS, então certifique-se de que todos que estão recebendo seus materiais optaram por isso, ok?
Um bom envio de sms marketing pode conquistar um cliente, mas deve ser feito somente a partir do momento em que ele lhe traz essa possibilidade.

Opt-Out

Se o opt in envolve o cadastro do usuário ao seu sistema de sms marketing, o opt out só poderia, é claro, se tratar do processo inverso. Exatamente: o opt out é a opção que você dá ao seu lead de se retirar da sua lista.

Apesar de ser justamente o contrário do que você quer, é crucial respeitar essa escolha. Para evitar esses descadastramentos, procure ter certeza de que seu conteúdo está sendo relevante e agradando a todos.

Veja como é fácil agendar um envio de SMS através do Dinamize Automation:


sms marketingComo vender mais fazendo SMS marketing

Chegou a hora de saber quais ações podem fazer com que os envios de SMS marketing tenham todo o engajamento desejado. Veja a seguir as dicas para qualificar suas mensagens!

Pense no objetivo da sua mensagem

O envio de SMS marketing deve ter um objetivo, seja levar os usuários até um outro canal para visualizar determinados produtos ou então simplesmente notificá-los sobre alguma atualização. De qualquer forma, a mensagem deve ser utilizada para gerar engajamento por parte do público, gerando visualizações e cliques (caso insira algum link no SMS).

No caso dos envios de SMS com maior foco na venda, destaque todos os benefícios que tem a oferecer. Crie envios específicos sobre cada produto que deseja divulgar, além de compartilhar incentivos como descontos na primeira compra, frete grátis ou outros benefícios que estejam no seu alcance.

Mensagem de boas-vindas

Encaminhar um SMS para os usuários assim que eles se cadastram, no site ou em outro canal, para receber as novidades é essencial para iniciar uma comunicação de qualidade com os consumidores.

Este tipo de mensagem pode ser usada como uma confirmação de cadastro, mas também como a primeira oportunidade para encaminhar algumas indicações de produtos.

Personalize sua comunicação

Captar leads é apenas a primeira etapa para ter resultados satisfatórios com suas mensagens. Isso porque o SMS marketing é uma estratégia que precisa contar com personalização, o que vai ajudar você a criar a comunicação certa para cada público.

Além de utilizar dados cadastrais do público, é possível também personalizar a mensagem enviada considerando a interação dos usuários no site, envios de email marketing ou cadastro em landing pages e outros formulários. Basta que estes canais de marketing estejam integrados com a plataforma utilizada para enviar SMS.

SMS marketing em datas comemorativas

Que tal encaminhar mensagens específicas para comemorar o aniversário dos consumidores, oferecendo benefícios especiais no mês em questão para incentivar novas compras?

Estas campanhas de SMS marketing podem ser criadas desde que você saiba a data de nascimento de cada pessoa que acompanha a sua marca. Caso não saiba, crie formulários específicos para solicitar esta e outras informações sobre a preferência dos usuários.

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Faça testes

Antes de enviar uma mensagem, certifique-se de que todas as informações estão corretas na mensagem, seja em relação ao texto apresentado ou então ao link inserido. Já pensou enviar o SMS com um link que não leva o usuário a lugar algum?

Outro ponto importante da realização de testes é a possibilidade de analisar o que pode ser feito para garantir uma boa taxa de abertura. Isso vale tanto para saber a estrutura da mensagem ideal quanto para identificar, por exemplo, os melhores horários para enviar SMS.

Automação de SMS marketing

Contar com uma plataforma de automação de marketing ajuda você a criar uma comunicação personalizada e ágil com os consumidores. Além de criar SMS automático, é possível criar comunicações como envios de email e ainda atualizar dados sobre o público de forma automática.

A automação de marketing permite a criação de ações executadas conforme o engajamento de cada contato que acompanha sua marca. Ações como envios de boas-vindas, de aniversário e outros SMS com base na interação do público, como as citadas acima, podem ser incluídos em fluxos de automação.

Analise o impacto de cada ação

Por fim, lembre-se de mensurar a efetividade de cada comunicação criada.

O relatório de SMS pode ajudar você a identificar dados como, por exemplo, número de mensagens entregues, contatos que responderam sua comunicação e solicitações de descadastro.

Essa técnica é essencial para fidelizar clientes, já que é isso que mostrará se o seu conteúdo está – ou não – condizente com o que o público quer. Não se esqueça que o SMS marketing é uma ferramenta estratégica, mas que exige um uso constante e sensível para resultar em um aumento na sua taxa de conversão.

Se quiser saber como qualificar suas ações de marketing em dispositivos móveis, leia:

O que é mobile marketing e como aplicar ações mobile

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

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