Sitemap UX – o que é e como fazer?

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sitemap uxHoje em dia, tudo que precisamos está na palma das nossas mãos. Esse discurso de que os apps representam uma enorme facilidade na realização de tarefas diárias pode parecer repetitivo. Mas hoje queremos ir além. Afinal, o que fazer quando as vantagens são tantas que fica difícil conhecê-las e encontrá-las? É essa a proposta do Sitemap UX, o nosso tema de hoje.


Como começar a entender o Sitemap UX?

Antes de explorarmos como fazer um sitemap UX, vale darmos alguns passos para trás para podermos entender esse recurso que, apesar de muito simples, é extremamente estratégico e pode ajudar seu usuário a usufruir de todas as funcionalidades que o app da sua marca proporciona.

Essa ferramenta é um arquivo muito utilizado no UX e que apresenta uma espécie de “mapa” de tudo que existe em um app. Em outras palavras, ele expõe opções que dificilmente seriam encontradas em um “labirinto” de abas e caminhos.

Esse trajeto é chamado de user journey. Esse termo aborda e explora todo o fluxo de pensamento e ambiente digital que precisa ser feito para que um usuário possa chegar a algum momento específico do aplicativo, como uma compra ou uma inscrição.


Quais ferramentas são necessárias para criar um Sitemap UX?

Criar um sitemap UX exige que você tenha uma boa compreensão de vários outros setores de tecnologia, como o design process e o user experience. São esses pontos que lhe proporcionarão informações suficientes para entender qual é o user flow do seu app, ou seja, qual é o fluxo de telas que tem sido concretizada pelos seus usuários e como você pode oferecer uma experiência mais prática.

Uma coisa muito importante que você precisa saber sobre sitemaps é que eles dependem muito da sua pesquisa de histórico. Avaliar os resultados de busca em suas páginas do site, por exemplo, é uma excelente forma de determinar quais são as dificuldades que seu público está encontrando.

Uma boa dica é utilizar o Yoast SEO para otimizar suas ferramentas de busca. Com esse cuidado, você terá mais respostas e poderá começar a traçar um perfil de tipo de sitemap que escolherá para o seu app.

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Pontos importantes no Sitemap UX

Para poder ter uma visão clara do seu Sitemap UX, é necessário conhecer um pouco sobre a indexação das páginas que você utiliza.

Utilizar URLs canônicas, por exemplo, é uma ótima forma de evitar duplicações que vão prejudicar seu desempenho no Google Search Console. Essa técnica consiste em fazer com que diferentes page titles sejam encaminhadas para uma mesma página e que sejam contabilizados como um único caminho.

Outro detalhe valioso é a possibilidade de definir a hierarquia da sua página. É inevitável que algumas abas ganhem mais destaque do que outras, principalmente se elas oferecerem informações mais interessantes. No entanto, perceber que o fluxo do seu app está prejudicando a hierarquia é definitivamente um ponto de atenção que pode ser aliviado com um bom trabalho de Sitemap UX.

O melhor momento para a utilização desse recurso é antes do desenvolvimento de um produto. Mas isso não significa que você não possa utilizá-lo em algum outro momento. Muito pelo contrário! O Sitemap UX pode se adaptar a qualquer momento da sua companhia.


Como criar um Sitemap UX

Para se organizar durante o desenvolvimento dessa ferramenta, indicamos uma divisão organizada por caixas, em que cada uma está etiquetada com um título adequado e com um número que a diferencie em termos de experiência e importância. Também é possível utilizar pequenas descrições, caso você ache necessário.

Depois, opte pelo formato do seu Sitemap UX: ele pode ser alto (indicado para sites maiores), com as páginas se apresentando “para baixo” da tela, ou plano (recomendado para sites mais simples), em que existe um pensamento e um fluxo mais horizontalizado.

Existem páginas dos mais variados tamanhos, que vão desde 10 abas até mais de 1.000. Tudo vai depender do seu público, serviço ou produto. Leve esse número em consideração na hora de pensar no seu UX, pois ele pode afastar ou aproximar seu público do objetivo que você tem em mente.


O que avaliar no seu Sitemap UX

Uma vez que seu Sitemap UX estiver pronto, é hora de avaliá-lo e fazer as mudanças necessárias. Por exemplo: com o auxílio desse recurso visual, que tal se perguntar se todas as páginas são realmente necessárias? Ou se existe algum passo faltando para o fluxo do seu usuário?

Nesse ponto, entra o Storytelling. Lembre-se de que seu app está contando uma história e que suas abas são essenciais para isso. Você pode utilizar narrativas para guiar o consumidor do começo ao fim, tendo o Sitemap UX como uma tela em branco para que você possa contar essa história.

Outra ótima funcionalidade do Sitemap UX é a apresentação de conceitos para clientes. Imagine que você e sua equipe precisam mostrar a ideia de um app para um grupo de profissionais empenhados, mas leigos no assunto. Fica muito mais fácil se eles puderem interpretar esses passos através de um mapa funcional em esquema de árvore.

Os possíveis investidores também podem ser recebidos com esse tipo de diagrama. É uma excelente forma de encantar possíveis stakeholders com suas ideias, mas é importante ter responsabilidade com o que será mostrado e garantir que tudo pode ser realizado sem maiores problemas ou dificuldades.

Recomendamos, por fim, manter um histórico de Sitemap UX. Isso lhe ajudará a perceber o desenvolvimento do seu app e notar as evoluções que você teve ou deixou de ter. De tempos em tempos, recomendamos uma visualização nesse histórico para perceber detalhes que poderiam passar despercebidos.


Como uma boa experiência pode ajudar?

Hoje em dia, muito se fala sobre experiência de usuário. São centenas de técnicas e milhares de profissionais dedicados a, simplesmente, garantir que o trajeto de um cliente até o objetivo final seja atingido com simplicidade e rapidez.

Em tempos em que tudo é tão rápido, vale citar que UX não é uma questão de luxo, e sim uma obrigação. Com uma concorrência tão intensa, se o seu público sentir alguma dificuldade, pode simplesmente desistir e decidir optar por outra marca.

Por isso, pense com cuidado no Sitemap UX da sua empresa. Se você sentir que precisa de ajuda, sinta-se confortável para encontrar um parceiro que possa contribuir com o seu desenvolvimento no ambiente digital.


Uma ferramenta que faz parte de um todo

Depois dessa leitura, você provavelmente entendeu a importância e os processo de um Sitemap UX. Mas não se esqueça que ele faz parte de um conjunto de práticas que, unidas e voltadas para a sua evolução, serão responsáveis por trazer grandes benefícios.

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