A concorrência sempre exerce uma forte pressão para que os negócios continuem se aperfeiçoando. Além de oferecer um produto de qualidade, ter técnicas de venda e outras estratégias, há outra ação fundamental: a segmentação de mercado.
Desde a fase de criação do plano de negócios, a segmentação já começa a ser feita. É assim que você consegue identificar quem é seu público-alvo e começa a traçar as estratégias para alcançá-lo.
Conhecer somente o público-alvo não é o suficiente, pois consumidores têm diferentes características que também precisam ser consideradas.
É justamente para que suas vendas sejam mais eficientes que existe a segmentação de mercado. Então, venha entender o que é, a importância e os tipos de segmentação!
Entenda o que é segmentação de mercado
Mesmo que você tenha um público-alvo em vista, é preciso separá-lo em segmentos para criar campanhas mais detalhadas e com maiores chances de sucesso. Afinal, ainda que os consumidores pensem em comprar produtos semelhantes, a aquisição será feita de acordo com suas preferências e necessidades.
Nesse sentido, a segmentação divide o público em grupos conforme suas características, necessidades e as preferências dos consumidores. De modo geral, segmentar o mercado tem intuito de resolver uma questão básica no marketing: gerar um número maior de conversões.
Com a criação de ações personalizadas e que são focadas em cada tipo de público, a probabilidade de converter prospects aumenta. Os profissionais de marketing sabem que, quanto mais exatas e segmentadas, mais as campanhas são efetivas.
Por que você deve segmentar o seu mercado
Aquele emaranhado de consumidores com características distintas não faz muito sentido no marketing digital. Afinal, a ideia é justamente tornar os processos mais claros, objetivos e certeiros. Com isso, você conquista resultados cada vez mais interessantes e sua estratégia é aprimorada.
Essa separação em grupos segmentados auxilia a criação de ações de marketing mais personalizadas. A partir disso, é possível atender as especificidades de cada um, aderindo a diferentes canais, formatos de conteúdo e outras estratégias.
A segmentação de mercado permite organizar o público-alvo para otimizar seu tempo, orçamento e outros recursos. Além disso, você também perceberá que os riscos das ações de marketing serão reduzidos. Assim, aquelas campanhas que um dia foram mal-sucedidas ou ineficazes ficarão no passado.
Ao citarmos a segmentação estamos falando sobre a personalização da jornada de compras. Essa separação é útil para priorizar cada público, entender o que eles desejam e organizar as campanhas para essa finalidade.
A seguir, veja algumas das vantagens e entenda porquê você deve começar a fazer a segmentação de mercado na sua estratégia de marketing.
Entender quem é seu consumidor
Um dos maiores benefícios de segmentar o mercado é poder entender com profundidade para quem você está vendendo seu produto. Quando você sabe quem é seu consumidor final, isso dá uma luz para que você crie um planejamento mais detalhado. Ou seja, a sua estratégia para cada público e tipo de consumidor.
Mensurar o alcance de suas ações
Entender o desempenho das ações faz parte da rotina no marketing digital. Para isso, a mensuração de resultados é uma etapa presente em qualquer campanha, uma vez que a análise das métricas permite entender melhor o que pode ser otimizado.
A segmentação de mercado é essencial para chegar aos resultados que você deseja. No entanto, compreender esses resultados ajudará a tomar medidas mais eficientes. Além disso, a mensuração mostra as ações que tiveram melhor performance e as que não foram tão bem assim.
Melhorar o posicionamento do produto
Toda estratégia de vendas envolve aspectos como o valor percebido pelo público, o posicionamento do produto e outros pontos. São diversas questões que precisam ser definidas, mas a segmentação de mercado é uma parte importante disso.
A partir do momento que você sabe exatamente quem é a sua persona e o que fazer para convertê-la, também é possível melhorar o posicionamento do seu produto. Compreender o que o consumidor quer, quais suas expectativas e outros detalhes orientam as ações tomadas.
Confira quais são os tipos de segmentação de mercado
Quando você adota a segmentação de mercado como uma de suas estratégias, percebe como suas campanhas são mais produtivas. Isso porque os custos diminuem e os processos passam a ser mais rápidos, com maiores chances de conversão e fidelização.
Porém, a segmentação não pode ser feita de qualquer maneira. Dessa forma, acompanhe alguns tipos e aprenda a segmentar seu público de acordo com as particularidades que eles apresentam.
Segmentação demográfica
Consiste em dividir o público conforme características como por exemplo:
- Gênero
- Faixa etária
- Escolaridade
- Renda
- Religião
Segmentação geográfica
Se você quer fazer uma campanha de marketing visando determinada região, a segmentação geográfica é a mais indicada. Assim, o grupo é separado de acordo com o local em que as pessoas estão, como:
- Cidade
- Bairro
- País
- Estado
Segmentação psicográfica
Nesta segmentação, aspectos como estilo, personalidade, hobbies e outros que estão relacionados ao comportamento do consumidor são considerados. Se esse for um critério para segmentar seu público, lembre-se que devem ser observados os valores subjetivos das pessoas.
As exigências são divididas em 4 tipos:
- lentas e emocionais;
- lentas e racionais;
- rápidas e emocionais;
- rápidas e racionais.
Portanto, é possível entender em quais os grupos se encaixam criam direcionamentos mais específicos para sua estratégia de marketing.
Segmentação socioeconômica
O nível de renda é outro fator importante para fazer a segmentação. Afinal, se você oferece um produto de alto valor, os clientes devem ter condições socioeconômicas para adquirir. Status e classe social são observados para que as ações sejam direcionadas para consumidores específicos.
Segmentação comportamental
Neste tipo, observa-se o comportamento de compra para planejar ações. O que o usuário acompanha na internet, os produtos que visualizou, páginas acessadas e conteúdos que consumiu são alguns exemplos do que verificar.
Esses dados mostram se o lead está pronto para a abordagem e qual o melhor o momento entrar em contato. Dessa maneira, a segmentação comportamental pode ser utilizada em conjunto com as demais.
Aprenda com alguns exemplos
Segmentar ajuda você a identificar lacunas no mercado para aproveitar mais as oportunidades. Por exemplo, em determinado momento o Yakult lançou um produto com foco em pessoas com mais de 40 anos. Então, segmentaram suas ações para esse público e as campanhas surtiram efeito.
A segmentação de mercado é focada na criação de valor para cada público. Quando isso acontece, os leads se movimentam com mais rapidez no funil de vendas e você qualifica a experiência de compra.
Saiba como usar a comunicação de marketing em meios digitais para qualificar a sua estratégia!