Como introduzir a realidade aumentada na sua marca

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Há algum tempo atrás, filmes como Star Wars (1980) e O Quinto Elemento (1997) brincavam com ferramentas de alta tecnologia que simulavam realidades paralelas.

Elementos como óculos ou câmaras especiais serviam como caminhos para alcançar mundos totalmente únicos e inovadores. Hoje, esse conceito saiu do âmbito da utopia e se tornou parte da rotina. O que permite isso é o uso de realidade virtual.

Interpretada como uma revolução na forma como vivenciamos o mundo, a realidade virtual pode ser usada tanto para fins de lazer (como jogos e esportes) como para facilitar processos de compras online imersivas. A versatilidade dessa tendência faz com que ela tenha chamado a atenção de diversas marcas que visam novos formatos de contato com o público.

Se você tem curiosidade sobre como usar a realidade aumentada para interagir com o seu público-alvo, esse artigo é para você. Boa leitura!

O que é realidade aumentada?

O termo “realidade aumentada” acabou sendo usado para definir tudo que representa uma simulação. Mas na verdade, trata-se de uma tecnologia cuja principal característica é a união de elementos virtuais com reais.

Enquanto na realidade virtual o usuário imerge totalmente em um cenário simulado (como quando usamos um óculos de realidade virtual), a realidade aumentada no E-commerce apenas intensifica o que está, de fato, sendo vivido por alguém.

Provavelmente o exemplo mais famoso disso é o jogo “Pokémon Go”, que foi lançado em 2016 e desafiava os jogadores a posicionarem suas câmeras para um ponto e, através da tela, encontrassem uma das criaturas do universo Pokémon como se ela estivesse realmente ali.

Basicamente, são criadas “camadas” que misturam cenários, locais e vivências reais com digitais. Praticamente qualquer smartphone pode ser usado como fonte para interações de realidade aumentada, o que torna esse sistema ainda mais prático e eficiente para marcas.


Cases de sucesso de realidade aumentada

Não há nada melhor para entender a realidade aumentada (RA) do que conferir casos reais e se inspirar com marcas que deram um show de inteligência e estratégia ao usarem essas ferramentas.

Aí vão alguns exemplos:

Suvinil colore sua relação com clientes através da realidade aumentada

Esqueça a ideia de pintar pequenas partes da sua parede para ver se uma cor de tinta ficaria boa. A Suvinil, marca referência no setor, decidiu inovar e ajudar clientes que estavam com dúvidas sobre os tons que escolheriam.

Com um aplicativo simples, a marca usou a realidade aumentada para criar, em tempo real, uma representação visual de como um espaço ficaria com determinada cor. Isso é excelente para a companhia, uma vez que o cliente que usa o aplicativo pode se apaixonar pelo que viu e tentar replicar o que foi mostrado pelo seu próprio celular. Sendo assim, ele acabará optando pela tinta exata sugerida pela Suvinil.

Avon ajuda clientes a encontrar o tom ideal para os lábios

Quem consome batons conhece a dura realidade de escolher um produto novo: testar a maquiagem disponível para testes em lojas físicas não é muito higiênico. Algumas pessoas costumam experimentar tons no pulso para ver como ele ficaria nos lábios, mas essa tática não é garantida.

Pensando nisso, a Avon decidiu que daria aos seus clientes um novo caminho para que eles se vissem com diferentes versões de batom sem precisar estar em um determinado ambiente físico. Isso se materializou no formato de um filtro que captura o rosto dos usuários e simula a aplicação de várias cores nos lábios da pessoa que está sendo filmada.

Quem se apaixona por um tom, já sabe exatamente qual categoria escolher e onde encontrá-la. Assim, a Avon conquista um público-alvo extremamente aquecido e confiante com a compra.

Gucci dá um passo e tanto com a realidade aumentada

Quem nunca pensou em comprar um calçado online, mas desistiu por achar que ele poderia não ficar bem no seu corpo? A Gucci, marca referência em moda de alto padrão, identificou essa demanda e percebeu que a realidade aumentada poderia ser a solução.

Através de uma interface simples, os clientes puderam simular o uso de diversos modelos de tênis e interagir com cenários e até mesmo com o contraste que eles teriam com algumas peças de roupa.

Esse é um exemplo de como a realidade aumentada pode influenciar na tomada de decisão de consumidores, trazendo mais confiança e legitimidade para quem ainda tem dúvidas e precisa vivenciar uma experiência de forma mais intensa.


Benefícios da realidade aumentada para marcas

Agora que vocês já conhecem os usos práticos da realidade aumentada, podem estar se perguntando como isso pode ser usado para aumentar seus lucros ou o reconhecimento da sua empresa. Aí vão algumas respostas:

  • Engajamento do cliente aprimorado: uma das principais estratégias da realidade aumentada é aumentar o tempo de interação entre o cliente e a marca. Ao invés de apenas ver um produto na prateleira, um indivíduo pode interagir com ele sem precisar sair de casa pelo tempo que quiser.
  • Diferenciação da concorrência: você prefere comprar um produto que se apresenta como qualquer outro, ou um que brinque com o mundo virtual e te traga um momento interessante, divertido ou esclarecedor? A realidade virtual proporciona destaque a quem a consome.
  • Aumento da consciência de marca: quando interage com uma empresa, o cliente tende a entender melhor os seus valores, memorizar sua identidade e assimilar suas características.
  • Experiência de compra potencializada: como a realidade aumentada simula o uso de produtos e dá a ideia de como aproveitá-los, ela ajuda o público a acertar nas suas escolhas. Isso reduz as devoluções e aumenta a satisfação.
  • Análise de dados avançada: quanto mais interações você consegue, maior é a chance de entender o comportamento do seu público e reverter esse conhecimento em insights valiosos.

Estratégias para implementar a realidade aumentada na sua marca

Curtiu e quer introduzir essa ferramenta na sua marca? Muito bom!

Agora é só começar. Para isso, é válido conhecer algumas estratégias de implementação de realidade aumentada. Confira:

  • A técnica mais comum é a criação de aplicativos específicos para a realidade aumentada. Geralmente, é indicado o uso da câmera para que simular cenários e elementos.
  • Se você tem uma campanha de marketing sendo aplicada, você incluir a realidade aumentada de forma integrativa. Isso pode incluir presença em feiras comerciais e lançamentos de produtos.
  • Etiquetas interativas e embalagens inteligentes podem ser posicionadas em pontos de venda para tirar dúvidas, chamar atenção ou criar vínculos com os clientes que estão interagindo com a sua marca.
  • Influenciadores e parceiros estratégicos também são uma ótima alternativa para divulgar a sua realidade aumentada. Mostrar o uso da ferramenta na prática pode criar legitimidade e induzir vontade no público.

Crie uma nova realidade com a realidade aumentada

Com o perdão do trocadilho, não poderíamos deixar de finalizar esse artigo com um incentivo para que você siga em frente com os seus projetos de realidade virtual. Essa ferramenta chegou para ficar e, quando usada com pensamento lógico, pode representar um forte aumento nas suas vendas.

Mas tenha atenção: para que as pessoas cheguem até você, elas precisam ser impactadas corretamente. Instrumentos como o email marketing e o uso de anúncios otimizados são de grande ajuda para atingir leads e atingir um público-alvo aquecido.

Para isso, o melhor caminho é contar com parceiros de alto padrão. A Dinamize é uma marca com anos de experiência como plataforma de envio de emails automatizados e marketing digital em redes sociais e sites variados. Com uma interface intuitiva, ajudamos empreendedores que querem reforçar a presença online e alcançar metas ambiciosas de vendas.

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