Você já sabe que vender online é uma realidade e também já sabe que precisa se adaptar a este cenário para não ficar para trás. Mas afinal, o que diferencia técnicas de prospeção digital dos outros formatos e, principalmente: como você se aproveitar dela?
Separamos algumas informações valiosas em um guia definitivo sobre esse tema. Atenção: esse texto vai te trazer insights únicos. Por isso, prepare o caderno ou bloco de notas para anotar suas ideias e aplicar as técnicas que trazemos ao seu negócio.
Vamos lá?
O que é prospecção digital?
Alguma vez você já recebeu um contato de alguma marca pela internet oferecendo alguma informação, conteúdo ou até presente em troca apenas do seu e-mail? Bom, o que estava acontecendo ali era a captação de leads: o primeiro passo da prospecção digital.
Se você já se registrou em alguma dessas iniciativas, provavelmente passou a receber algum e-mail marketing, SMS ou contato via Whatsapp. Essa técnica consiste no desenvolvimento de um funil de vendas, onde o lead (ou cliente em potencial), onde é criada uma jornada específica para que o consumidor passe a entender e confie no seu produto ou serviço de forma programada.
A prospecção digital é, portanto, o caminho projetado para a sua empresa para atingir o público online e manter a chama do interesse acesa, tendo como resultado uma venda e a fidelização do cliente.
Como desenvolver sua estratégia de prospecção digital?
Agora que você já sabe o que significa prospecção digital, é hora de entender como criar uma do zero ou até mesmo aprimorar uma já existente. Para isso, vamos usar um exemplo fictício e acompanhar a jornada de uma imobiliária que quer otimizar seu processo de vendas.
Um dos maiores desafios da imobiliária “Construindo Sonhos” é a captação de leads. Ou seja: encontrar pessoas na internet que estejam de fato interessadas em comprar ou alugar uma casa/apartamento.
Até porque investir em publicidade sem ter em mente esse público é muito mais caro e complicado, o que acaba atrapalhando os resultados da marca. Foi exatamente esse pensamento que motivou o dono da empresa a investir em um processo de prospecção digital.
Depois de conversar com a Dinamize, uma plataforma de automação de marketing, foi determinado que seria criado um ebook gratuito que seria oferecido a quem estivesse procurando por palavras-chaves como “alugar apartamento” no Google, Instagram ou outras redes sociais.
O tema escolhido foi “Cinco dicas para aproveitar melhor sua visita imobiliária” e, para conseguir acessar o ebook, basta acessar uma Landing Page e informar seu nome, telefone e e-mail.
É aí que entra o foco da prospecção digital: diferente de ambientes presenciais, será necessário competir com uma infinidade de informações. Enquanto o potencial cliente pesquisa, sua concorrência entra em contato, anúncios diferentes começam a aparecer e é difícil conquistar o interesse dele.
Por isso é tão importante que você aproveite o perfil de cliente ideal para oferecer conteúdos que façam parte de uma jornada com começo, meio e fim, onde seu time de vendas vai atuar diretamente ao lado do tomador de decisão em questão para gerar legitimidade, visibilidade e confiança.
Isso pode acontecer por meio de um funil de vendas, de ligações ou até mesmo de agendamentos de reuniões. O que importa nesse momento é iniciar uma relação com os possíveis novos clientes.
Cinco dicas para potencializar o seu processo de Prospecção Digital
Se você acha que atuar com prospecção digital é muito complexo e dá trabalho, não se preocupe, pois não é nada disso. Com as técnicas certas e as parcerias ideais, esse processo pode ser muito mais prático e fácil.
Mas atenção: para ter resultados realmente significativos, é preciso estar de olho nas tendências e usar técnicas criadas por experts para que você tenha mais sucesso do que nunca. Pensando em te ajudar com isso, separamos cinco das novas dicas favoritas de prospecção digital. Confira:
1. Construa uma base de dados organizada
Não adianta ter todos os leads do mundo se eles não forem qualificados. Para isso, é importante ter em mente duas coisas. A primeira é necessário pensar muito bem em quais informações serão pedidas para o público para não deixar pontos importantes faltando e nem cansar o lead em uma fase de preenchimento muito longa.
Outra coisa é otimizar as ferramentas de marketing utilizadas pensando em como encontrar os leads certos e separá-los de acordo com suas preferências, conteúdos de interesse e todo tipo de informação fornecida por eles.
2. Pesquise sobre a jornada de tomada de decisão do público
Ninguém compra um imóvel logo depois de ver fotos em um anúncio uma única vez, não é mesmo? Ao mesmo tempo, é comum que pessoas que vejam uma foto de uma pizza no Feed das redes sociais decidam que querem experimentar e liguem imediatamente para fazer o pedido.
A diferença entre esses dois pontos, além da enorme variação de orçamento, é a jornada pelo qual eles passam. Por isso, recomendamos uma pesquisa ampla para compreender dúvidas e inseguranças que um lead pode ter em relação ao seu produto ou serviço.
3. Agregue valor ao seu negócio
Tanto para comprar uma casa quanto para pedir uma pizza, existe um sentimento que é sempre necessário: a confiança. Ter um site institucional com uma identidade visual bem pensada, com uma redação caprichada e um atendimento de excelência é o primeiro passo para transmitir legitimidade e mostrar que o seu negócio é sério e possui um alto nível de entrega.
4. Invista em bom conteúdo
Em tempos de influencers, ter um bom conteúdo é crucial. E não estamos falando só de posts em redes sociais: isso também envolve o envio de e-mail marketing, SMS marketing e de contar com ferramentas que contribuam para a jornada do cliente.
Comece, por exemplo, chamando atenção no assunto do email de prospecção digital. Ofereça algo que é do interesse dele e mostre que você não está ali apenas para concretizar uma venda: está ali para ajudá-lo.
5. Automatize seu marketing digital
Nossa última e mais importante dica diz respeito ao seu formato de automatização. Já imaginou ter que mandar emails individualmente, sem a possibilidade de customização e com riscos de cair em spam ou ser simplesmente ignorado por não ter utilizado os caminhos corretos?
Pois é. Todas essas coisas podem ser evitadas com um sistema de automatização de e-mail. Ele é essencial para quem quer investir em prospecção digital, pois permite o entrosamento entre diferentes plataformas, minimiza significativamente erros de envio e garante relatórios minuciosos sobre como seus esforços têm sido enxergados pelo público.
A prospecção digital serve para empresas b2b?
Sim! As vendas b2b podem ser contempladas pelo comércio digital. Nesses casos, você pode entender os profissionais de empresas que podem ser atendidas pelo seu negócio como leads e criar a comunicação certa para gerar mais resultado!
Para aumentar sua receita, vale conhecer as principais práticas de marketing B2B.
Se você leu até aqui, provavelmente tem muito interesse em aumentar suas vendas por meio da prospecção digital.
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