Qualquer tática que ajude a melhorar os resultados do e-mail marketing é sempre bem-vinda, ainda mais quando é uma técnica tão simples. Já sabemos que o ROI do e-mail marketing é o maior do mercado, mas isso não é à toa. A utilização de técnicas adequadas para esse formato é essencial para gerar vendas, e ter um bom pré-header de e-mail é uma delas.
Você também já sabe que as pessoas estão passando muito tempo consumindo conteúdo online. Portanto, a partir do momento que um lead é convertido, seus esforços devem ser focados para que ele siga até o fim no funil de vendas. Com isso, uma estratégia detalhada de e-mail marketing faz toda diferença.
Então, se você consegue chegar até a caixa de entrada dos usuários, veja o que é o pré-header de e-mail e como usá-lo para fazer a sua taxa de abertura aumentar!
O que é o pré-header no e-mail
Você já notou que alguns e-mails vêm acompanhados de uma sentença ao lado do assunto do e-mail marketing? Essa frase é chamada de pré-header.
Ela é como uma frase de apoio que deve convencer o destinatário a abrir a mensagem. Esse pequeno trecho é inserido no começo do código HTML para exibir a sentença ao lado do assunto nas listas de mensagens.
A dupla assunto + pré-header é imbatível para conquistar seu destinatário. Afinal, o lead pode ter dezenas de mensagens na caixa de entrada e o seu e-mail precisa se destacar para merecer o clique.
Portanto, caso apenas o assunto não seja o suficiente para convencer seus leads, o pré-header é como uma segunda chance para atrair atenção e receber o clique. A chamada certa pode ser o que separa a abertura da mensagem ou o envio direto para a lixeira.
De que maneira o pré-header influencia na taxa de abertura?
O uso do pré-header pode ter um grande impacto na sua taxa de abertura, sobretudo nas mensagens acessadas por dispositivos móveis. Como as telas são menores, é necessário chamar atenção e despertar a curiosidade do leitor. Assim, dele abrir a sua mensagem é muito maior.
Além do assunto do e-mail marketing, esse pequeno texto é o único conteúdo que o destinatário consegue ver. Por isso, dependendo do que você escreve, as chances de abertura podem ser maiores ou menores.
Atualmente, a caixa de entrada de muitas pessoas é um tanto caótica. Como você não sabe quais outros tipos de newsletter seu lead assina para receber e-mails, é preciso se destacar, certo? A tomada de decisão se o destinatário vai abrir ou não uma mensagem é muito rápida. Então, assuntos atrativos e pré-headers arrebatadores mostram que vale a pena abrir seu e-mail.
O melhor tamanho para o pré-header
Essa é uma questão um pouco complicada. Além de depender do provedor de e-mail de cada lead, também há fatores como o tamanho da tela e até mesmo tamanho das fontes que cada pessoa usa.
De maneira geral, é recomendável que o pré-header seja criado com um texto que fique entre 40 e 60 caracteres no computador e, no mobile, tenha de 30 a 55 caracteres. Entretanto, esse número também pode variar, já que a frase disputa espaço com o assunto do e-mail. Portanto, se o e-mail for curto, o pré-header pode ser maior e vice-versa.
O pré-header é uma espécie de complemento do assunto de e-mail. Dessa forma, coloque a palavra-chave logo no início para que a visibilidade seja melhor.
Como utilizar o pré-header no e-mail marketing
Agora que você já sabe o que é o pré-header e a sua importância, confira algumas dicas de como usar esse elemento nos seus e-mails e veja o que é mais eficaz!
Use o pré-header como extensão do assunto
Começar uma ideia no assunto e continuar o raciocínio no pré-header é uma estratégia bastante interessante. Ao utilizar essa tática, o leitor entende o que está escrito e, a partir dessas informações, decide se o conteúdo da mensagem pode ser ou não do seu interesse.
Essa linha de apoio do assunto é como um aperitivo do que o lead vai encontrar no e-mail. Desse modo, é possível instigar o leitor e fazer com que ele fique mais interessado em abrir a mensagem.
Atenção ao tamanho do texto
Entender como funciona o tamanho do assunto e do pré-header é fundamental para que o texto não seja cortado. O espaço é bem pequeno e você precisa ter habilidade para otimizar as informações ou, caso contrário, a sua mensagem ficará pela metade.
Em todo caso, manter o equilíbrio e se esforçar para sintetizar a ideia em uma quantidade menor de palavras é o mais indicado. Dessa forma, você não corre o risco de ver o pré-cabeçalho do e-mail cortado.
Cumpra o que foi prometido
Utilizar estratégias de clickbait não é nada positivo para a sua marca. Esse tipo de jogada não é bem vista e, além disso, pode deixar seu lead furioso e fazer com que ele se descadastre da sua base.
Se você promete algo no assunto, o seu e-mail deve entregar o que foi prometido. Criar ofertas irreais e que enganem o seu lead só tem um resultado: a perda de um potencial cliente. Portanto, use o pré-header e o assunto para anunciar uma oferta e tenha sinceridade na entrega.
Destaque a proposta de valor do e-mail
Como enganar o seu lead é uma péssima ideia, o contrário é totalmente válido. Ou seja, use os espaços do título para mostrar uma oferta incrível e imperdível que aquele e-mail contém. A mensagem pode ter promoções, conteúdos relevantes, materiais ricos e muito mais.
O pré-header é um recurso bem interessante para ressaltar os benefícios que o lead terá naquele e-mail. Nesse sentido, você estará mostrando para o leitor os motivos para clicar e abrir aquela mensagem. Mostrar o valor na linha de assunto e na de apoio sempre tem ótimas vantagens.
Personalize o pré-header de e-mail
A personalização é super importante no marketing digital. A segmentação na nutrição de leads é o exemplo mais claro disso. Contudo, personalizar os e-mails para seus leads é uma técnica que ajuda muito no engajamento.
Quando você insere informações do lead no e-mail, a mensagem fica mais pessoal e direcionada, o que parece que você está realmente falando diretamente com aquela pessoa. Portanto, as chances dela abrir a mensagem serão bem maiores! Nesse sentido, use os campos de personalização para fazer isso, inclusive no assunto e pré-header.
Faça testes A/B no pré-header
Às vezes um pequeno detalhe pode modificar a forma que seu lead reage à sua mensagem. Para entender melhor sobre isso, a realização de testes A/B é o ideal. Com eles, você cria dois tipos de mensagem e consegue avaliar qual deles teve melhor desempenho.
Você cria duas versões, cada uma com um pré-header de e-mail diferente, e confere qual teve maior engajamento. Ou seja, você vê qual performou melhor e teve uma taxa de abertura mais alta. Os testes A/B são importantes para entender o que funciona melhor para seus leitores. Assim, você consegue aproveitar mais os benefícios desse recurso.
Gostou de entender mais sobre o assunto? Confira como você pode adicionar o pré-header em seus envios e-mail pelo Dinamize Mail!