Se você nunca ouviu falar no Pinterest, não se preocupe. Muitas pessoas ainda não conhecem a plataforma, que é muito mais popular nos Estados Unidos do que no Brasil.
Para os amantes de decoração e artesanato, contudo, o Pinterest pode já ser um velho conhecido. A rede social vem ganhando força no Brasil nesses últimos anos e hoje já conta com + de 250 milhões de usuários. E esse número só cresce!
Mas afinal, o que é Pinterest?
O Pinterest é uma plataforma totalmente visual, voltada para imagens. Na plataforma, você pode construir murais de fotos no seu perfil, de acordo com seus interesses.
Você pode produzir conteúdos próprios (pins), ou seja, criar suas próprias imagens, além de salvar conteúdos de outras pessoas nos seus murais (repins).
A ideia é salvar os conteúdos de interesse para que depois você possa consultar esses conteúdos sempre que quiser.
O ideal é que você crie diferentes pastas, com diferentes assuntos no seu mural e que organize os pins salvos de acordo com o assunto relacionado.
Apesar do Pinterest ser considerado uma rede social, o seu funcionamento e algoritmo trabalham mais como um mecanismo de busca. Ou seja, os conteúdos aparecem de acordo com a pesquisa do usuário.
Os seus conteúdos ficam salvos na plataforma e ganham força com o tempo, diferente do que acontece em outras redes sociais. Além disso, o seu conteúdo irá aparecer para todas as pessoas que fizerem buscas relacionadas a esse mesmo assunto, independente da pessoa ser sua seguidora ou não.
Isso faz com o que o Pinterest se torne uma ótima ferramenta para a geração de tráfego orgânico!
Você não precisa estar conectado com milhares de pessoas para ter resultados satisfatórios na plataforma. Para isso, basta produzir conteúdo de qualidade, utilizando algumas estratégias que funcionam para aumentar suas visualizações.
Mas, como gerar tráfego orgânico através do Pinterest?
Crie conteúdos chamativos e que tenham um bom desempenho dentro da plataforma. Dessa maneira, os seus pins aparecerão para mais pessoas. Nesses conteúdos, adicione links direcionados para suas páginas. Se a pessoa realmente está interessada em saber mais sobre aquele assunto, ela irá clicar no link e será direcionada para suas páginas.
Essa é a base da estratégia para gerar tráfego orgânico através da plataforma, mas é claro que existem estratégias pontuais que melhoram o desempenho dos pins dentro da plataforma.
Por exemplo, para que obter uma quantidade de acessos considerável para suas páginas, você precisa primeiro crescer o seu perfil no Pinterest e fazer com que os seus pins viralizem de alguma forma.
Quanto mais pessoas visualizarem seu conteúdo, mais cliques redirecionando essas pessoas para suas páginas você terá!
Por ser muito mais difícil construir um perfil apenas de conteúdos próprios, é indicado que você também salve pins de outros perfis. Trabalhe no Pinterest numa média de 80% de conteúdo de outras pessoas e 20% de conteúdo próprio.
Essa estratégia fará com que a ferramenta entenda que você está interagindo, não apenas divulgando conteúdo próprio, mas também utilizando conteúdos de outras pessoas para construir os seus murais. Essa ação tem um peso bastante positivo! Não tenha medo de repinar conteúdos de outros usuários.
Programe pelo menos 30 minutos do seu dia para interagir na ferramenta. Divida esses 30 minutos em 10 minutos pela manhã, 10 pela tarde e 10 pela noite. Dessa maneira, a plataforma entenderá que você está realmente interagindo e produzindo conteúdo de qualidade para a comunidade.
Esses fatores de interação serão levados em consideração pelo algoritmo da plataforma no momento de mostrar o seu conteúdo para os outros usuários. Esteja ativo e apareça mais!
Como funciona o SEO para Pinterest
Assim como funciona para todos os motores de busca, é muito importante trabalhar o SEO de seus conteúdos no momento de postar no Pinterest. Também é necessário estudar as palavras-chave que estão em alta na plataforma e dedicar uma atenção especial a elas no momento de definir o título e de escrever a descrição.
Um grande erro que muitos usuários cometem é não dar muita atenção para as descrições dos Pins. Utilize todo o espaço que você tiver para escrever sobre o assunto da imagem. Aproveite esse espaço para comunicar-se com o usuário e fazer com que ele se interesse em clicar nos links das postagens.