Palavras de Transição: torne o seu texto mais fácil de ler

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palavras de transicao o que éUm texto de qualidade, bem articulado e intrincado necessita de palavras que conectam ideias e frases. Esse é um fator essencial não só no português, mas também no SEO. E, no marketing digital, esse recurso de linguagem se chama de palavras de transição.

Você já percebeu que ao usar o Yoast – um plugin que checa o desempenho de um texto antes de sua publicação no WordPress – um dos critérios dele é a existência de palavras de transição para otimização do SEO? Por isso mesmo, é importante dominar essa técnica.

palavras de transição no Yoast SEO


O que são palavras de transição?O que são palavras de transição?

Palavras de transição é um dos recursos que a língua traz para mostrar ao leitor a relação entre as frases ou parágrafos. Como o objetivo do SEO é que o usuário obtenha o melhor conteúdo, conhecer as palavras de transição e, como elas devem fazer parte de sua estratégia de inbound marketing é fundamental.

Portanto, vamos analisar dois trechos de um texto antes de definir o que são exatamente palavras de transição. Confira:

  1. O email marketing é um dos canais de venda mais consolidados no mundo. Por essa razão, investir em uma ferramenta de email marketing profissional é extremamente recomendado para qualquer segmento.
  2. O email marketing é um dos canais de venda mais consolidados no mundo. Investir em uma ferramenta de email marketing profissional é extremamente recomendado para qualquer segmento.

Com certeza, você deve ter percebido que o primeiro parágrafo dispõe de uma leitura muito mais fluída do que o segundo. Apesar do segundo parágrafo ter frases mais curtas e ser mais direto, o primeiro conta com palavras de transição que complementam a linha de raciocínio do leitor.

Portanto, podemos concluir que as palavras de transição ajudam a criar uma ligação entre diferentes orações e ideias, guiando o leitor pelo texto de forma muito mais confortável.


Portanto, como as palavras de transição ajudam no ranqueamento do Google?Como as palavras de transição ajudam no ranqueamento do Google?

Já sabemos o que são as palavras de transição, mas porque elas são importantes para o SEO? Bem, escrever um texto que faz uso desse recurso traz inúmeros benefícios, influenciando inclusive no ranqueamento do Google.

No entanto, isso não significa que quanto mais utilizá-las, melhor será a sua posição no ranking. Tudo vai depender da qualidade do seu texto e da clareza. Quanto mais direto e legível for o seu artigo, melhor será a experiência de seus usuários.

Vamos ver em detalhes quais são os benefícios que esses conectores trazem.


1. Escaneabilidade

As palavras de transição estão diretamente ligadas ao conceito de escaneabilidade. Um texto escaneável é um texto legível, fluído e fácil de compreender. Dentro do SEO, muitas coisas contribuem com a escaneabilidade de um texto.

Destacar quais palavras são relevantes em negrito ou itálico, por exemplo, torna a leitura mais dinâmica e leve. Fazer uso de imagens e separar o artigo em blocos curtos de texto também ajuda na escaneabilidade. E as palavras de transição não ficam de fora, tornando a mensagem mais inteligível e proporcionando uma experiência do usuário (UX – user experience) mais positiva.


2. Métricas

Além de ajudar a tornar o texto mais escaneável, as palavras de transição para SEO influenciam em métricas importantes relacionadas a conteúdos online. Suas principais vantagens são:

  • Aumento do tempo de permanência nas páginas: o visitante tem uma experiência positiva e permanece no site por mais tempo;
  • Diminuição da taxa de rejeição: com uma leitura mais dinâmica e versátil, o visitante não sai rapidamente da página, diminuindo a taxa de rejeição.

É por isso que o plugin Yoast preza o uso dessas palavras nos textos. Como você pode ver, os conteúdos podem se beneficiar muito desse recurso quando se fala em SEO.


lista palavrasLista de palavras de transição

Ainda está em dúvida sobre como inserir as palavras de transição no seu texto? Calma, nós fizemos uma lista com vários exemplos especialmente para você aplicar em suas ações de marketing de conteúdo.

Veja abaixo:

Palavras de Introdução

  • Antecipadamente;
  • Antes de tudo;
  • Antes de mais nada;
  • A princípio;
  • À primeira vista;
  • Acima de tudo;
  • De antemão;
  • Desde já;
  • Em primeiro lugar;
  • Principalmente;
  • Primordialmente;
  • Sobretudo;
  • Primeiramente.

Palavras de Continuação

  • Ainda mais;
  • Ainda assim;
  • Além disso;
  • Apesar disso;
  • Bem como;
  • Contudo;
  • Do mesmo modo;
  • Em outras palavras;
  • Juntamente com;
  • Nesse sentido;
  • Ou seja;
  • Porém;
  • Por exemplo;
  • Todavia.

Palavras de Tempo

  • Agora;
  • Anteriormente;
  • Antes que;
  • Apenas;
  • Ao mesmo tempo;
  • Ao passo que;
  • Às vezes;
  • Atualmente;
  • Constantemente;
  • Depois que;
  • Desde que;
  • Enquanto;
  • Em seguida;
  • Então;
  • Eventualmente;
  • Finalmente;
  • Frequentemente;
  • Imediatamente;
  • Logo depois;
  • Logo após;
  • Nesse meio tempo;
  • Nesse ínterim;
  • Ocasionalmente;
  • Por vezes;
  • Posteriormente;
  • Pouco antes;
  • Pouco depois;
  • Raramente;
  • Sempre;
  • Sempre que;
  • Simultaneamente;
  • Todas as vezes que.

Palavras de Semelhança ou Comparação

  • Analogamente;
  • Ao contrário;
  • Assim como;
  • Assim também;
  • Bem como;
  • Conforme;
  • Da mesma forma;
  • De acordo com;
  • De maneira idêntica;
  • Do contrário;
  • Do mesmo modo;
  • Em contrapartida;
  • Igualmente;
  • Por analogia;
  • Por outro lado;
  • Segundo;
  • Semelhantemente;
  • Similarmente;
  • Sob o mesmo ponto de vista;
  • Tal qual;
  • Tanto quanto.

Palavras de Conclusão

  • Acima de tudo;
  • Afinal;
  • Assim;
  • Como resultado;
  • Definitivamente;
  • Dessa forma;
  • Desse modo;
  • Em conclusão;
  • Em síntese;
  • Enfim;
  • Logo;
  • Em suma;
  • Por fim;
  • Portanto;
  • Por último.

É claro que, só porque uma palavra é de conclusão, isso não significa que só podemos utilizá-la no final do seu texto, mas sim que você deve usá-la para concluir uma ideia, um pensamento ou um capítulo. O mesmo vale para as palavras de introdução.


dicas palavras de transicaoDicas para escolher as palavras de transição certas

É preciso escolher as palavras de transição de acordo com o tom e o estilo do seu blog. Expressões como “nesse ínterim”, por exemplo, combinam com textos mais formais e rebuscados. Agora, se seu público é mais jovem e informal, faz mais sentido utilizar palavras que pertençam a esse universo.

Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas para encaixar as palavras corretas no seu texto.


Pesquise referênciasPesquise referências

Todo escritor sabe que para melhorar a qualidade de um texto, é necessário apreciar a leitura constante. O hábito de ler melhora o nosso vocabulário automaticamente e ajuda nossa mente a formular frases mais claras e gramaticalmente corretas. Portanto, leia livros!

Mas não leia somente livros. Se você escreve para blogs, é sempre bom selecionar os seus blogs favoritos na Internet e ler de vez em quando alguns posts. Os blogs tem uma linguagem diferente da literatura, então, é ótimo estar à par desse mundo.


Entretanto pense na experiência do usuárioPense na experiência do usuário

Leve em consideração as características do seu público e o contexto do seu artigo. Contudo, não adianta nada inserir centenas de palavras de transição só para agradar o buscador online se elas não estiverem posicionadas de maneira natural. Aliás, isso pode prejudicar a leitura do visitante e atrapalhar a experiência.

Copywriting é um terreno desafiador, mas que vale o esforço, afinal, a recompensa é ver seus leitores felizes. Com essas dicas, você já pode preparar artigos incríveis e aperfeiçoados para SEO.

Gostou? Leia também: 5 técnicas de brainstorming para você ser mais criativo


Referências:
Transition words: why and how to use them | Yoast

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