Criar anúncios que se destacam e geram mais tráfego é o sonho de qualquer profissional de marketing. Afinal, as campanhas fazem parte da mídia paga, e o orçamento tem que ter um bom retorno sobre investimento.
As campanhas com links patrocinados em redes sociais são bastante comuns. Porém, cada uma tem suas especificidades. Conhecer as opções de segmentação para anúncios no LinkedIn é ainda mais importante, pois a rede é voltada justamente para negócios.
Ao entender como a rede social funciona, fica mais fácil criar anúncios que gerem vendas. Antes de tudo, é importante aprender a direcionar a mensagem que você quer passar para o público certo — isso é fundamental para aumentar o engajamento com publicidade no LinkedIn.
O melhor de tudo é que o próprio LinkedIn disponibiliza as melhores opções de anúncios e como segmentá-los. Acompanha neste artigo!
Localidades
A segmentação geográfica serve para limitar a publicidade para determinada região. Dessa maneira, o alcance fica restrito para usuários da localidade escolhida.
Quando você opta pela segmentação por localidade, o anúncio aparece com base no local em que o usuário reside ou que a pessoa está no momento da pesquisa. A rede social utiliza a localização geográfica (seja ela permanente ou de longo prazo) presente no perfil do usuário — ou utiliza o endereço de IP.
É importante saber que as campanhas de anúncio em mensagem só são segmentadas por localidade de longa duração.
Atributos do público
As características da audiência são bem interessantes para refinar o público impactado por uma campanha no LinkedIn. É essencial conhecer detalhes da sua buyer persona para que o número de conversões do anúncio seja elevado.
Quanto mais informações sobre o público você tiver, maiores são as chances de eles entrarem exatamente no radar do anúncio e clicarem no CTA.
Então, confira quais são esses atributos que podem ser usados para segmentar o público no LinkedIn.
Empresa
Essa é uma alternativa interessante para atingir somente as pessoas que estão envolvidas em uma marca específica. Veja quais são os tipos de segmentação que podem ser feitos:
- nome da empresa: direcionamento para a organização que consta no perfil de um usuário ou do seu empregador. Geralmente a segmentação é baseada nas LinkedIn Pages
- setor da empresa: a campanha tem como alvo somente o setor principal de uma empresa de acordo com o que está no perfil de um usuário; contudo, outros setores também podem ser incluídos na segmentação
- receita da empresa: o LinkedIn classifica as organizações de acordo com a receita anual estimada delas, e você pode aproveitar isso para segmentar para uma faixa de lucro bem definida
- tamanho da empresa: segmenta conforme a quantidade de funcionários listados na Company Page do negócio. Assim, você consegue alcançar os usuários de acordo com o tamanho da organização que essas pessoas trabalham
- taxa de crescimento da companhia: outro fator importante que pode ser utilizado para segmentar anúncios é o crescimento do número de funcionários ou dados sobre as taxas de crescimento ano após ano
- seguidores da empresa: você segmenta a campanha apenas para os seguidores da sua Company Page
- conexões da empresa: essa segmentação alcança apenas as conexões de 1º grau dos funcionários das organizações que você selecionar. Porém, o recursos só está disponível para empresas com mais de 500 funcionários
- categoria da empresa: anúncios com segmentos personalizados conforme a categoria da empresa
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Dados demográficos
Com toda certeza esse é o tipo de segmentação mais básico em anúncios. Desse modo, a classificação pode usar a estimativa de idade do usuário (com base nas informações adicionadas no perfil) e pelo gênero (também de acordo com o que o usuário inferiu em seu perfil).
Formação acadêmica
Como o LinkedIn é uma rede voltada para contatos profissionais, a formação acadêmica dos usuários é uma informação relevante e muito valiosa. Nesse sentido, o LinkedIn disponibiliza algumas opções que ajudam a classificar os usuários que devem ver a sua campanha. Confira portanto os tipos de segmentação:
- instituições de ensino: a segmentação pode usar determinada escola curso, universidade ou outra instituição de ensino
- formação acadêmica: são usados para segmentar os diplomas do usuário, pode ser de graduação, especialização, cursos técnicos ou outras instituições
- área: você escolhe uma área de estudo ou curso conforme a formação inserida por um usuário
Experiência profissional
O LinkedIn é uma rede social estritamente profissional e focada em desenvolver o networking de seus usuários. Por isso, não poderia faltar a segmentação por experiência profissional, uma vez que essas informações são como ouro para a criação de anúncios mais direcionados.
- anos de experiência: classifica o público segundo o tempo de carreira
- cargo: agrupa perfis de usuários que têm o mesmo cargo
- nível de experiência: hierarquia e influência do usuário conforme seu cargo atual
- função: a segmentação de anúncios no LinkedIn é feita considerando usuários com a mesma função
- competência: palavras-chave encontradas nos perfis dos usuários e que apontam que eles têm conhecimentos em determinada área em comum
Interesses e características
O LinkedIn também utiliza características e interesses de seus usuários como dados importantes para segmentar seus anúncios.
- interesses: são analisadas as categorias de interesse do usuário e também as suas ações dentro da rede, como o engajamento com conteúdos
- características: o comportamento do usuário configurar suas características na rede, como conteúdos que curte e comenta, as informações de perfil e muito mais
- grupos: os grupos são áreas em que os usuários compartilham interesses em comum
Matched Audiences
Também é possível fazer segmentações personalizadas. Dessa forma, você inclui um público ainda mais específico para visualizar seus anúncios. Com isso, as chances de conversão são ainda mais altas.
- carregue a sua lista de contatos ou então de empresas que deseja atingir
- faça retargeting de pessoas que visitaram ou interagiram com alguma página de seu site, com algum anúncio, visualizaram um anúncio, usuários convertidos em uma landing page ou então pessoas que confirmaram presença em um evento
- lookalike: a segmentação é para encontrar usuários com características semelhantes ao que foi definido no segmento do Matched Audience
- terceiros: você usa seus dados de outras ferramentas por meio da integração de dados e usa essas informações para criar a sua campanha
Tamanho do público
Enquanto você escolhe a segmentação do seu anúncio, o LinkedIn trabalha com uma estimativa do tamanho geral do público que será impactado pela campanha. Caso o público fique abaixo de 300 usuários, não será possível criar a campanha — pois é necessário ter um público mínimo para a publicidade.
São diversas alternativas e opções de segmentação para anúncios no LinkedIn. Assim, você consegue otimizar seu orçamento com campanhas focadas no público certo e tem melhores resultados.
Agora que você sabe tudo sobre os filtros para anúncios, saiba como criar e publicar artigo no LinkedIn!
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