O que é SERP e por que ela é importante no marketing digital?

Compartilhe este conteúdo

SERPEstar entre os primeiros resultados do Google é o sonho de qualquer empresa, afinal, o buscador mais famoso do mundo processa pelo menos 3,5 milhões de pesquisas por dia, o que representa 40 mil pesquisas a cada segundo. Então, é de se imaginar que as páginas iniciais do Google passaram a se tornar o “horário nobre da Globo”.

Quando um usuário pesquisa um termo no Google, ele tem acesso a SERP: a página de resultados do buscador. A importância dela no marketing digital é inegável, já que milhares de marcas investem em estratégias de SEO e em anúncios para se destacar. Mas para planejar SEO, é preciso saber com o que você está lidando.

Por isso, nesse artigo, explicaremos o que são as SERPs e porque elas são um elemento essencial do marketing de conteúdo do seu site. Continue acompanhando para entender:

  • O que é SERP;
  • Qual a importância da SERP para o SEO;
  • Os principais recursos da SERP do Google.

Vamos lá?


SERPO que é SERP?

A SERP é a página de resultados de pesquisa dos buscadores. Sua sigla vem de Search Engine Results Page e seu objetivo é ajudar os usuários a encontrar o que estão procurando. Ao inserir uma palavra-chave no campo de pesquisa, o visitante encontra uma página repleta de resultados relacionados ao termo usado.

Veja como a Dinamize aparece para a palavra-chave “fluxos de automação de email”:

SERP do Google

O algoritmo do Google faz um ranking para determinar quais sites devem aparecer nas primeiras páginas da SERP e ele leva em conta diversas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Para conseguir tráfego orgânico, você precisa otimizar o seu blog ou site de acordo com SEO; do contrário, você não terá muito espaço dentre tantos concorrentes.

Há diversas formas de ganhar destaque no Google e elas não se limitam apenas aos resultados em forma de lista que nós já conhecemos bem. Os recursos do Google vão muito além da pesquisa de links orgânicos, podendo incluir os featured snippets, o Google Shopping, o Google Imagens, entre outros.


SERPQual a importância da SERP para o SEO?

Ao conhecer a SERP e seus recursos, você consegue desenvolver estratégias de SEO para ocupar as primeiras posições do Google. Dessa forma, você aumenta seu tráfego orgânico e seu brand awareness, atraindo novos leads. É claro que tudo isso exige sérios esforços que envolvem:

Tudo na SERP é calculado para aprimorar a experiência do usuário. Portanto, se seu site não propicia uma boa experiência, dificilmente ele será rankeado nas primeiras páginas.

Fatores de SEO também são levados em conta em anúncios patrocinados. Então, se você quer ter a melhor posição dentre os anunciantes, não deixe de otimizar seu site mesmo assim.


Os principais recursos da SERP do Google

SERP

No Google, cada tipo de pesquisa produz resultados diferentes. O buscador trabalha com um fator chamado ZMOT (Zero Moment of Truth), que são micro-momentos que fazem com que a página de resultados seja remodelada dependendo do que o usuário pesquisa. Se ele pesquisar por um local, por exemplo, o Google vai apresentar mapas e endereços, além dos links.

Para que você possa entender melhor como aproveitar a SERP ao máximo em sua estratégia de SEO, vamos listar alguns features do Google abaixo.

Featured Snippets

Os featured snippets também são conhecidos como a posição zero do Google, pois eles se encontram acima das primeiras posições, o que os torna muito vantajosos. Os snippets são caixas de respostas diretas e resumidas que aparecem com o objetivo de facilitar a vida do usuário, de modo que ele não precise acessar o link da página para ter a informação.

Eles podem aparecer em forma de listas, parágrafos ou tabelas e são ideais para trazer respostas sobre receitas, passo a passo, definições ou comparações entre produtos. Veja então um exemplo:

exemplo de featured snippet

Google Imagens

O Google Imagens é um recurso orgânico que rankeia as imagens dos sites de acordo com suas otimizações de SEO. Se você está tendo dificuldades de aparecer nos resultados da página principal da SERP, pode focar no Google Imagens.

É possível pesquisar imagens utilizando filtros como cor, tamanho e tipo de imagem.

Recursos da SERP: Google Imagens

Google Shopping

Os resultados do Google Shopping são resultados pagos pelas empresas que desejam anunciar seu produto nesse formato. Eles geralmente apresentam produtos com um título, uma imagem e preço, colocando um ao lado do outro para que o usuário consiga comparar diferentes opções.

São uma ótima maneira de anunciar quando o seu produto chama a atenção visualmente.

o que é o Google Shopping

Box de Notícias

Os box de notícias são pequenas caixas que apresentam imagens em destaque de sites de notícia. Ao pesquisar sobre algum termo relacionado a uma notícia recente, pode ser que o usuário encontre esse formato de resultado.

Box de notícias do Google

Anúncio do Google Adwords

Se você não se importa de pagar para conseguir um bom destaque na SERP do Google, pode utilizar os links patrocinados do Google Adwords. Funciona assim: você determina a palavra-chave para a qual deseja anunciar e o Google vai te colocar na frente dos resultados orgânicos. Contudo, o buscador sinaliza quando um link é pago para que os usuários tenham ciência disso.

Google Adwords - links patrocinados na SERP

Cards e painéis de conhecimento

Os cards e painéis de conhecimento são recursos que trazem conteúdos e informações resumidas para uma palavra-chave, sendo feitos colaborativamente (no caso do Wikipedia, por exemplo) ou trazendo gráficos de outros sites. Porém, é importante ressaltar que, nesse formato, o Google nem sempre direciona o usuário para o link do site que é a fonte da informação.

Cards e painéis de conhecimento

Pesquisas relacionadas

As pesquisas relacionadas são perguntas sugeridas pelo próprio Google, aparecendo muitas vezes como pesquisas comuns que usuários que utilizaram termos similares fizeram. Seu objetivo é ajudar na solução da necessidade da pessoa, afinal, muitas vezes o usuário não sabe bem qual pergunta fazer ou qual termo colocar para achar o deseja.

Ao clicar na pergunta sugerida, o usuário acha um novo resultado e um novo link que responde a ela.

Pesquisas relacionadas do Google

Mas e aí, esse conteúdo te ajudou? Então, leia também:

Google Search Console: como criar uma conta e usar os principais recursos

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.