E-mail Marketing: A Chave para Aumentar Suas Vendas e Fidelizar Clientes
Apesar de muitos terem decretado o fim do e-mail, a verdade é que o e-mail marketing na retenção e aquisição de cliente continua sendo uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento das vendas. As campanhas de e-mail são essenciais para a retenção e aquisição de clientes, comprovando que o e-mail é a mídia que oferece o maior retorno sobre o investimento (ROI).
Por que isso acontece? Porque o e-mail é uma forma direta e personalizada de comunicação. Com ele, você pode segmentar seus contatos, atraindo-os com promoções e conteúdos que realmente interessam a cada um deles. Ao mesmo tempo, você pode fidelizar seus clientes, oferecendo condições especiais e exclusivas para aqueles que são engajados com a sua marca.
Além disso, o e-mail é uma ferramenta versátil, que pode ser usada para enviar retornos aos clientes, como resumos semanais, detalhamento de contas, acompanhamento de pedidos e processos, além de diversos outros tipos de comunicação. E, o melhor de tudo, de forma instantânea. Por isso, o e-mail marketing é um canal de comunicação essencial para qualquer estratégia de marketing digital de sucesso.
E-mail Marketing: O Melhor para Retenção e Aquisição de Clientes
Uma pesquisa realizada pela WBR digital em parceria com a Emarsys, entrevistou 254 profissionais de varejo dos EUA, em empresas com faturamento anual inferior a 100 milhões de dólares. Os dados confirmaram a importância do e-mail marketing:
- 81% dos entrevistados disseram que o e-mail marketing impulsionou a aquisição de clientes.
- 80% afirmaram que foi crucial na retenção de clientes.
Outras ferramentas também foram citadas na pesquisa, como a busca orgânica (62% para aquisição e 36% para retenção) e as mídias sociais (51% para aquisição e 44% para retenção). No entanto, o e-mail marketing se destacou como a ferramenta mais eficaz tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar os atuais.
Estratégias de E-mail Marketing para Impulsionar Suas Vendas
1. Foco na Conversão: A maioria das campanhas de e-mail marketing se utiliza de call-to-actions para levar o cliente até um site ou landing page. Essa estratégia é muito eficaz para atrair novos clientes, além de reter os atuais, pois induz o cliente a realizar uma determinada ação, como uma compra, um download ou a abertura de uma conta de testes.
- Dicas: Use call-to-actions claros e diretos, como “compre agora”, “últimas unidades”, “download agora” e “por tempo limitado”. Inclua emojis em seus assuntos para aumentar as taxas de visualização e clique. (Link para artigo sobre clickbaiting) e (Link para artigo sobre emojis).
2. Segmentação da Base de Dados: A criação e manutenção de uma base de dados segmentada por interesses é essencial para o sucesso de suas campanhas. Ao segmentar sua base de clientes, você pode oferecer conteúdos relevantes, brindes, cupons de desconto e promoções para cada tipo de lead e perfil de cliente. A Dinamize oferece ferramentas para segmentar sua base de contatos de forma fácil e intuitiva, permitindo que você personalize sua comunicação e otimize seus resultados.
3. Personalização: A personalização é um fator crucial para o sucesso das campanhas de e-mail marketing. Um estudo da Evergage e Researchscape mostrou que 67% das empresas pesquisadas realizam personalização em seus e-mails, pois os contatos interagem muito mais se estiverem de alguma forma relacionados ao conteúdo proposto. Personalize sua comunicação, utilizando o nome do seu contato ou enviando uma mensagem de aniversário, por exemplo.
4. Automação de E-mail Marketing: A automação de e-mail marketing viabiliza a questão de lidar com uma grande quantidade de dados de clientes, de criar estratégias de tratamento, implementar leadscoring e gerenciar réguas de conteúdo. Com a automação, você consegue enviar mensagens personalizadas com base no perfil e comportamento de cada cliente, tornando sua comunicação mais relevante e eficaz. A Dinamize possui uma plataforma de automação completa, com diversas funcionalidades para te ajudar a criar réguas de relacionamento com seus clientes.
Personalização e Automação Voltados à Retenção
A retenção de clientes é um fator crucial para o sucesso de qualquer negócio. A tradicional regra de Pareto nos diz que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes atuais. Além disso, Philip Kotler afirma que conseguir novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais. Por isso, investir em retenção é uma estratégia inteligente para economizar e manter a receita da sua empresa.
Ao analisar as preferências do seu contato e usar suas informações de maneira personalizada, você pode gerar o engajamento que resultará em retenção. A automação de marketing também é fundamental para a retenção, permitindo que você envie mensagens de boas-vindas, de carrinho abandonado e outras mensagens personalizadas para seus clientes.
A Importância da Segmentação e Personalização em uma Estratégia de E-mail Marketing
A segmentação e a personalização são mais do que boas práticas, são a base para uma estratégia de e-mail marketing que realmente gera resultados. Não basta ter uma boa mensagem e um design atraente, é preciso que o conteúdo seja relevante para o destinatário. É aqui que a segmentação e a personalização fazem toda a diferença, permitindo que você entregue o conteúdo certo para a pessoa certa, no momento certo. Uma comunicação segmentada não apenas aumenta o engajamento do seu cliente, mas também fortalece o relacionamento e gera muito mais valor para ele.
Para entender melhor o poder da segmentação, pense em um cenário de carrinho abandonado em um e-commerce. Se um cliente adicionou um tênis ao carrinho, mas não finalizou a compra, você pode enviar um e-mail lembrando-o do item e oferecendo um incentivo para a compra. Mas você pode ir além! Se esse mesmo cliente já comprou outros tênis anteriormente, ou se navegou em páginas de produtos relacionados ao universo esportivo, você pode enviar um e-mail com sugestões de meias esportivas ou outros acessórios que complementem a compra do tênis. Essa segmentação, baseada no comportamento e histórico do cliente, demonstra cuidado e atenção, além de aumentar a probabilidade de uma nova compra. Ao invés de enviar uma comunicação genérica sobre seu produto, você oferece soluções e experiências únicas para seus clientes, e isso gera muito mais valor para eles.
Quer impulsionar suas vendas e fidelizar clientes com e-mail marketing? Conheça a Dinamize e descubra como podemos te ajudar a ter resultados incríveis!
Conclusão:
O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental para o crescimento das vendas e para a construção de um relacionamento duradouro com seus clientes. Ao implementar estratégias de segmentação, personalização e automação, você pode obter resultados significativos e impulsionar o sucesso do seu negócio. E a Dinamize pode te ajudar a implementar todas essas estratégias de forma fácil e intuitiva.
Fontes:
Email Marketing Is a Double Win for Customer Acquisition, Retention – EduBirdie
Adapting to the pace of omnichannel commerce – WBR Digital & Emarsys