Nenhum negócio, empreendimento ou campanha de marketing funciona propriamente sem um modelo de planejamento estratégico prévio. Para que nossos projetos tenham sucesso e cresçam, é preciso se planejar antes, pesquisar e pensar em estratégia. Poucas são as coisas improvisadas que dão certo no mundo.
Afinal, quanto mais improvisado algo é, maior o risco de se perder no meio do caminho e parar em um beco sem saída. Segundo o Harvard Business Review, 50% dos executivos não conseguem relacionar suas prioridades estratégicas dos gerentes e não sabem identificar qual a direção estratégica da sua empresa.
Apesar dessas estatísticas alarmantes, você não precisa se encaixar dentro delas. Por isso, vamos dar algumas dicas sobre como implementar um modelo de planejamento estratégico que vai aumentar ainda mais o sucesso da sua empresa. Nós vamos falar sobre:
- O que é planejamento estratégico?
- Como fazer um planejamento estratégico
- Aplicando um modelo de planejamento estratégico na sua empresa.
Vamos lá?
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um processo que envolve estabelecer a direção para onde sua empresa está indo e em que lugar ela se encontra no momento. Sobretudo, é com o planejamento que você determinará a missão, visão e valores do seu negócio, a partir da definição de objetivos e metas que você deseja cumprir.
Dessa maneira você poderá pensar no plano de ações que sua empresa tomará para atingir esses objetivos. Um planejamento estratégico bem feito traz sucesso e crescimento às empresas, na medida em que ele define como todos os colaboradores devem agir diante de desafios e oportunidades.
Através desse método, você poderá olhar para o futuro e realizar ações com antecedência, levando a uma mudança intensa dentro de sua empresa.
Como fazer um planejamento estratégico
Existem 3 perguntas que sintetizam o planejamento estratégico e que devem ser respondidas antes de começar a colocá-lo em prática. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são elas:
- Onde estou?
- Para onde quero ir?
- Como chegar lá?
Para que você possa fazer um plano de negócios, é fundamental ter as respostas para essas perguntas em mente. Você precisa saber o que quer para sua empresa antes de mais nada.
Aplicando um modelo de planejamento estratégico na sua empresa
Pode levar meses para você criar um modelo de planejamento estratégico a longo prazo que seja eficiente e faça sentido internamente. É por isso que a gente vai te ajudar apresentando 6 componentes básicos pra você se atentar na hora de criar um planejamento matador:
1. Defina sua missão e sua visão
Articular a missão e a visão da sua empresa é importante porque elas são o âmago de um negócio. É como se fossem parte de sua personalidade. Para definir a missão, tente pensar na pergunta “por que a empresa existe?“. Quanto à visão, questione “o que a empresa está oferecendo e para onde está se dirigindo?“.
Detalhe a visão quantificando-a com metas, como por exemplo, a quantidade de lucro que você deseja gerar e em quanto tempo.
2. Avalie os concorrentes e as tendências de mercado
É difícil fazer um modelo de planejamento estratégico perfeito sem tocar no assunto de pesquisa de mercado e concorrentes. Estudar a indústria é necessário para que seu plano dê certo.
Questione-se sobre o tamanho do mercado, sua possibilidade de crescimento, quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo, quais as tendências no seu nicho, o que os consumidores estão pedindo etc.
3. Faça uma análise SWOT da sua empresa
A análise SWOT é um relatório que especifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao seu negócio e seu mercado. Essa etapa é fundamental para que você esteja totalmente preparado para os desafios. Portanto, veja como aplicar cada um dos itens:
- Forças: identifique as forças nos seus clientes, colaboradores, produtos, recursos financeiros, canais de venda e posicionamento.
- Fraquezas: nos seus colaboradores, posicionamento, recursos financeiros, reclamações de consumidores, vulnerabilidades competitivas, falta de produtos.
- Oportunidades: para formar alianças, entrar em outros nichos, lançar novos produtos, captar recursos.
- Ameaças: na economia, na perda de funcionários importantes, na falta de recursos financeiros, em fluxo de caixa limitado e na queda de preços.
4. Estabeleça seus objetivos gerais
Depois de analisar adequadamente o mercado e a concorrência, você precisa definir os seus objetivos a curto e a longo prazo. Pense também no que sua empresa precisa fazer para atingir essas metas/objetivos. Por exemplo, defina metas de estratégias de marketing e vendas, produtos, lucros, cultura do trabalho etc.
5. Determine os objetivos específicos
Você já sabe quais são suas metas e objetivos gerais de acordo com o modelo de planejamento estratégico que apresentamos. Agora, está na hora de determinar um objetivo específico para cada departamento e área da sua empresa.
A ideia é que esses objetivos específicos ajudem a equipe a atingir os objetivos gerais. Sobretudo se você tem um objetivo geral que é “captar mais leads“, você pode implementar um objetivo específico no departamento de marketing como “criar formulário de cadastro no site“.
Entenda o que são leads e por que eles são importantes no marketing?
6. Organize o seu orçamento
Um planejamento estratégico não é nada sem um orçamento bem preparado. Se você não tem os recursos financeiros necessários para colocar seu plano em prática, você ainda tem a opção de arrecadar fundos ou adaptar seu orçamento para que ele caiba no seu bolso.
Bem como outra alternativa muito boa é investir em um consultor financeiro que ajude e faça o meio de campo entre os gerentes e diretores. Assim, com o auxílio de um especialista, você pode ficar mais tranquilo e focar no que realmente importa para a empresa.
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Com esse modelo de planejamento estratégico saído direto do forno para você, não tem erro. Vai ficar muito mais fácil fazer um plano de negócios organizado que traga sucesso e crescimento para sua empresa. Antecipando as dificuldades que você pode enfrentar, maiores as chances de você conseguir se prevenir a tempo.
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Referências:
The Top 6 Steps Of Strategic Planning
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