O marketing para universidades é essencial para divulgar instituições de ensino e cursos oferecidos. Nos últimos anos, houve um aumento de matrículas no ensino superior, principalmente na modalidade EAD (Ensino à Distância).
Isso mostra a importância das IEs (Instituições de Ensino) investirem mais em marketing digital. Além da maior facilidade de acesso à educação, também é importante utilizar ferramentas para atrair alunos.
Os esforços de marketing para conquistar e reter alunos é conhecido como marketing educacional, e a aplicação da estratégia faz com que as pessoas tenham uma impressão mais positiva da instituição.
Você deseja entender como funciona o marketing para universidades e ainda aprender ações práticas? Então, acompanhe este post até o final!
A importância da assessoria de comunicação e marketing em universidades
Qualquer empresa, instituição ou organização deve sempre contar com uma equipe de assessoria de comunicação. Dito isso, nas universidades não seria diferente.
A assessoria de comunicação é o órgão que auxilia a instituição de ensino por meio da divulgação de conteúdos. Dessa forma, as informações são repassadas tanto de maneira interna quanto externa — e esse diálogo externo é muito beneficiado com as ações de marketing.
De modo geral, a assessoria de comunicação e marketing nas universidades cria estratégias para fortalecer a imagem da instituição, atrair mais estudantes, melhorar o relacionamento com o público e muito mais.
Essa função de assessoramento institucional deve ser um trabalho conjunto entre assessor de imprensa e profissionais de marketing. Somente a partir de uma equipe diversa será possível criar estratégias efetivas que contam com:
- Pesquisa
- Planejamento
- Produção de conteúdo
- Monitoramento de resultados.
Como a assessoria é uma espécie de ponte entre a universidade, a comunidade acadêmica e a sociedade, trabalhar em diferentes frentes é o ideal. Assim, todos os processos são planejados para atender os objetivos da instituição.
Como o marketing educacional influencia na procura por universidades
O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, tem o intuito de fazer com que as pessoas cheguem até a empresa. Ou seja, as ações são criadas e aplicadas para aumentar a procura por universidades e atrair mais alunos.
O marketing digital trabalha com estratégias capazes de aumentar a captação de alunos. Destacar a universidade é essencial, sobretudo com a grande quantidade de instituições de ensino espalhadas pelo país — muitas delas ainda são EAD, o que aumenta a concorrência, pois estudantes de todo o Brasil podem se matricular em cursos de ensino superior.
Diante de todo esse contexto, fica ainda mais clara a importância de investir em marketing nas universidades. Um dos caminhos é apostar na fidelização de alunos.
A fidelização faz com que a instituição ganhe defensores da marca, que consiste no velho boca a boca. Desse modo, um estudante que se sinta feliz e realizado estudando na universidade passa a defender a organização e influenciar outras pessoas.
O objetivo é engajar alunos para que possam ajudar na atração de mais estudantes. Nesse sentido, é essencial que eles estejam satisfeitos com o ensino, a estrutura da organização, o corpo docente e outros aspectos.
Ações de marketing para colocar em prática em universidades
Assim como as estratégias para outros segmentos, marketing para universidades exige planejamento. Buscar um lugar ao sol em meio às concorrentes não é fácil, mas com as ações certas é possível destacar e promover a instituição.
Então, que tal aprender sobre as tendências e principais ações de marketing digital para universidades? Confira!
Entenda quem é seu público-alvo
Quais os perfis dos alunos da universidade? Com quem a instituição quer se comunicar?
Essas são perguntas que precisam ser respondidas antes de criar qualquer tipo de estratégia de marketing para universidades, é necessário conhecer bem quem toma as decisões de compra.
Nem sempre quem estuda é a mesma pessoa que arca com os investimentos. Portanto, esse é um aspecto que deve ser considerado para entender quem é a sua persona e como chegar até ela. Os públicos podem ser constituídos de pais de alunos, adultos que querem melhorar o currículo, jovens que desejam melhorar qualificações e outros perfis.
Tenha uma presença ativa nas redes sociais
É impossível encontrar uma empresa que queira ter seu espaço na internet sem investir em perfis nas redes sociais.
Essas mídias já fazem parte do dia a dia das pessoas e são ferramentas indispensáveis para prospectar novos alunos. É bem provável que em algum momento você já tenha visto um anúncio de uma instituição de ensino nas redes, certo? Afinal, os nativos digitais estão em massa utilizando esses aplicativos.
A comunicação por meio das redes sociais é muito direta e próxima. Dessa maneira, a universidade pode marcar presença com conteúdos relevantes, além de poder interagir com público. Como uma grande parcela dos estudantes é constituída de jovens, as mídias sociais são uma ótima pedida para chegar até eles.
Use o marketing de conteúdo para prospectar clientes
Você tem ideia do impacto que a produção de conteúdo pode ter nas ações de marketing para universidades?
O marketing de conteúdo tem o poder de atrair muitas pessoas interessadas em entrar na universidade. Afinal, é normal que os futuros alunos busquem informações sobre a instituição, procure opiniões de quem estuda ou estuda no local e também consuma materiais disponíveis.
Com o marketing de conteúdo, você produz textos, e-books, vídeos, posts nas redes sociais e outros materiais para atrair estudantes interessados. O potencial de conquistar e engajar a audiência é muito maior, pois mostra a instituição como a solução ideal para a persona estudar.
Faça uma boa segmentação do público
Separar os potenciais clientes em grupos específicos de acordo com seus interesses e características em comum faz parte da segmentação de mercado. Isso é feito para que as suas ações e campanhas de marketing possam ser criadas de maneira personalizada, considerando os aspectos desses grupos.
O funil de vendas é um exemplo de segmentação, pois em cada etapa ficam separados os leads conforme suas posições na jornada de compras. Se uma pessoa acabou de conhecer a universidade e ainda está na fase da descoberta, não há a necessidade de sugerir que ela entre em contato com um consultor, não é mesmo?
Identificar os públicos, segmentá-los e definir campanhas personalizadas aumentam as chances de conversão. Isso inclui mudanças nos canais de comunicação, abordagens, formato da mensagem, comportamento do consumidor e outros fatores.
Trabalhe na fidelização dos alunos na universidade
Existem várias técnicas que podem ser usadas para fidelizar os alunos na universidade. Entre as alternativas estão o marketing de relacionamento, atendimento personalizado e único e também programas de indicações com benefícios para os estudantes.
A lógica é que os alunos recebam vantagens e sintam que são valorizados pela universidade. A partir disso, os estudantes passam a ser promotores da marca e a defendem em seus círculos sociais. Além disso, essa tática ajuda na atração de alunos e retém os matriculados.
Não esqueça de investir no mobile
Os smartphones já se tornaram quase como uma extensão de nossos corpos. É bem difícil encontrar alguém que não tenha um aparelho desses e que o utilize para acessar aplicativos, sites e outros conteúdos na web.
Como o uso de dispositivos móveis cresceu consideravelmente nos últimos anos, considerar as telas em tamanho reduzido se tornou prioridade. Portanto, saiba que as pessoas que buscam por uma instituição de ensino provavelmente estão fazendo essas buscas mobile— e a sua estratégia digital deve considerar esse cenário.
O marketing para universidades é uma estratégia que pode atrair e fidelizar os alunos da instituição, além de ser uma forte tática de crescimento. Ou seja, são excelentes benefícios para a empresa e também para os estudantes.
Aproveite e confira também como utilizar o web marketing e as mídias online para conquistar mais clientes!