Marketing Multicanal: aumente suas vendas utilizando esta estratégia

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Marketing Multicanal: aumente suas vendas utilizando esta estratégia

Quando pensamos em marketing multicanal, associamos ele automaticamente a distribuição de conteúdo ou publicidade em mais de uma mídia. Na verdade, é bem mais complexo do que isso.

Marketing multicanalO que é Marketing Multicanal?

Existem diversos grupos de pessoas entre as diferentes mídias online e offline. Logo, uma estratégia de marketing multicanal significa considerar uma comunicação baseada em suas preferências e na forma que cada público se comporta e interage com sua marca, criando uma boa estratégia de relacionamento com todos eles.


Alguns tipos de canais de vendas com marketing multicanalAlguns tipos de canais de vendas

  • Loja Física
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter)
  • Email
  • Mídias tradicionais (Rádio, impresso, TV)
  • SMS
  • Website

Como alcançar o sucesso com a estratégia de marketing multicanalComo alcançar o sucesso com a estratégia de marketing multicanal

Disponibilize conteúdos direcionados
Não basta apenas estar em todos os canais. É necessário saber como divulgar sua mensagem de forma personalizada, alcançando os diversos perfis de cada mídia e disponibilizando uma experiência única a eles.
Conheça seus clientes
Esteja sempre um passo à frente de seus contatos. As opiniões e gostos do seu público mudam constantemente, por diversas influências internas e externas.
É importante que você acompanhe o cliente nessas mudanças e também esteja em constante evolução, acompanhando as transformações ao seu redor e criando sempre novos conteúdos e formas de divulgá-los.
Mesmo que você já tenha adquirido os dados de seus contatos em determinado momento, ofereça sempre novos meios para que eles possam atualizar as informações e também inserir dados complementares, se necessário.
Saiba como segmentar seu público utilizando o Dinamize Automation
Atendimento multicanal
Quando uma pessoa fica satisfeita com um produto ou serviço, ela compartilha essa experiência positiva e recomenda o estabelecimento para outras pessoas. Porém, se essa pessoa tiver uma experiência negativa, sua opinião e insatisfação possivelmente serão compartilhadas com um número maior de pessoas.
Disponibilize ao seu público uma boa experiência com sua marca, oferecendo multicanais de interatividade. Assim, os usuários terão um local para tirar suas dúvidas ou expressar suas reclamações, mantendo sempre um registro de atendimento integrado.
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Esses canais também darão a chance de reverter situações em que clientes tiveram uma experiência ruim com sua empresa. Você poderá ouvi-los e prestar suporte para os problemas encontrados. Ao ouvir as pessoas, você compreende quais processos geram desconforto a elas, podendo planejar formas de melhorá-los e evitando que eles se tornem recorrentes.

Marketing OmnichannelMarketing Omnichannel

Diferente do marketing multicanal, o Omnichannel vai além da distribuição das mensagens em diversos canais, ele é responsável pela criação de uma estratégia que forneça uma experiência completa ao cliente.
Implantando bem essa estratégia, a jornada do consumidor será ótima e a experiência com sua marca se tornará positiva comprando a partir de qualquer canal, seja em seu site online pelo laptop ou celular, ou em sua loja fisíca.

Exemplos da aplicação do marketing Omnichannel

Alguns estabelecimentos já começaram a criar seus próprios aplicativos para agilizar os processos. Restaurantes, por exemplo, utilizam para a realização e pagamentos de pedidos, com a ideia de disponibilizar a seus clientes uma forma de não precisarem mais perder tempo em filas.
Como exemplo omnichannel, temos o aplicativo BK Express, da empresa Burger King, onde os clientes podem fazer seus pedidos sem entrar em filas e pagar pelos produtos selecionados através dos mesmos cartões aceitos pela rede.
A Starbucks é outra empresa que adotou essa ideia, enquanto o cliente está fazendo o pedido de sua casa, ela informa os estabelecimentos próximos e o tempo média de espera para retirar o pedido. Porém, esse aplicativo aceita pagamento apenas pelo cartão recarregável da loja, físico ou digital.
Também vemos muitas lojas de ecommerce com um novo modelo de plano de vendas. Integrando sua loja digital com a física, é possível ofertar produtos em seu site com a possibilidade de retirada em 24 horas no estabelecimento mais próximo. A compra é facilitada para quem tem dificuldades em comprar pela internet, devido ao período que precisam aguardar para receber os produtos. Também incentiva compradores habituais a realizarem a compra no momento que vêem essa condição, animados pela ideia de logo terem seus produtos em mãos pelo preço do site.


A distribuição da sua mensagem de forma customizada com marketing multicanalA distribuição da sua mensagem de forma customizada trará diversos benefícios para sua marca, veja alguns dos principais abaixo.

Sua marca ficará mais conhecida
Uma empresa multicanal que divulga sua marca e disponibiliza seu conteúdo em vários canais, conquista um maior reconhecimento, pois o alcance aos diferentes dispositivos e tipos de público é mais elevado.
Número maior de conversões
Estando presente nos canais escolhidos por cada cliente, a abrangência a contatos que podem ter interesse por sua marca se torna maior e, consequentemente, você terá mais conversões, aumentando seu público e até mesmo o número de vendas finalizadas ou serviços contratados.
Lucros maiores
Possibilitar em sua estratégia de vendas mais oportunidades em canais significa mais chances para vender seu produto ou serviço. Através deles você cria um nível maior de engajamento com todo o seu público, encontrando e se relacionando com eles em seus locais de preferência e assim, facilitando a compra e transações adicionais.
Ter mais dados sobre os clientes
Aproveite os diversos canais existentes para conseguir o máximo de informações possíveis sobre seus clientes. Quanto mais dados tiver para analisar e criar as estratégias da sua empresa, mais personalizados e bem direcionados serão os contatos dela com eles.


É evidente que ninguém mais se concentra em apenas um canal. Ao mesmo tempo em que assistimos algo na tv, também estamos utilizando nossos celulares ou laptops, acompanhando nossas redes sociais através deles ou realizando compras e pesquisas online.
Estamos sempre em uma busca constante por recomendações pessoalmente ou através de avaliações online. Realizamos diversas pesquisas antes de entrar em contato ou comprar algo de uma empresa.
Por isso, as tendências de vendas apontam para a necessidade da criação de uma estratégia de vendas e marketing multicanal, por parte de quem trabalha nesse meio. Os profissionais devem estar atualizados, para proporcionar aos clientes o que eles desejam e da forma que desejam.


Referências:
Multichannel Marketing: What It Is and How to Do It | Emarsys
What is a Multichannel Marketing Strategy? | SaaSquatch
Como Alcançar o Sucesso na Estratégia Multicanal Integrando SEO e PPC

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