Existem várias particularidades que precisam ser conhecidas e respeitadas no marketing farmacêutico, assim como outras estratégias de marketing digital da área da saúde. A publicidade de medicamentos tem regras e leis que regem as ações realizadas, o que exige preparo dos profissionais que atuam na área.
Mesmo com as restrições, o marketing farmacêutico é muito eficiente para atrair clientes e existem diversas estratégias e táticas de marketing para se usar no setor.
Sendo assim, venha ler este post para entender o que é o farmacêutico e como criar ações para conquistar e fidelizar clientes.
Primeiramente, o que é marketing farmacêutico?
Assim como em outras áreas, o marketing farmacêutico é uma estratégia com a intenção de atrair e fidelizar clientes, no ramo de farmácias, drogarias e empresas do setor.
A princípio, pode até parecer que é como qualquer outra estratégia de marketing. No entanto, é preciso ter dedicação para conhecer o setor farmacêutico, pois é uma área que envolve a saúde e vida das pessoas — assim como o marketing médico.
Dessa maneira, órgãos como o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) têm recomendações e regulamentos sobre esse tipo de atividade.
O marketing na área da saúde apresenta alguns desafios, mas nada que não possa ser entendido e adequado para gerar benefícios. Como em qualquer outro setor que investe em publicidade, o marketing farmacêutico precisa de branding, conteúdos valiosos, relacionamento com o público e outros aspectos que fortalecem a imagem da empresa e geram vendas.
O que faz o profissional de marketing do ramo farmacêutico?
A presença online já virou obrigatória para qualquer empresa que queira sobreviver no mercado. Atualmente, a transformação digital mudou a maneira como as pessoas consomem conteúdo e fazem compras, sobretudo após a pandemia.
Isso fez com que houvesse um aumento da demanda por profissionais no marketing digital. Porém, o marketing farmacêutico tem suas diferenças e o profissional precisa ter conhecimentos específicos para atuar no setor.
Sendo assim, algumas das atividades realizadas são:
- analisar e interpretar o comportamento dos consumidores;
- propor ações para aumentar a captação de clientes;
- monitorar a satisfação do público;
- desenvolver ações e campanhas para atrair, converter e fidelizar clientes;
- tomar decisões estratégicas de marketing;
- monitorar a concorrência;
- elaborar um planejamento com atividades e ações de publicidade;
- definir estratégias de promoção e vendas;
- fazer controle orçamentário;
- criar canais de comunicação e outras atividades.
Quais tipos de empresas precisam investir em farmacêutico?
De maneira geral, quando citamos o marketing farmacêutico pensamos apenas em farmácias e drogarias. Entretanto, existem outras empresas que podem se beneficiar das estratégias digitais, como:
- empresas de logística farmacêutica;
- farmácias magistrais;
- distribuidoras de medicamentos;
- indústrias farmacêuticas, cosméticas e de alimentos;
- laboratórios de análises clínicas;
- varejo farmacêutico.
O que se deve ter atenção nesse tipo de marketing?
Todas as empresas que lidam com questões que envolvem saúde, bem-estar e a vida de pessoas devem ter cuidados especiais. Portanto, a estratégia de marketing farmacêutico tem suas diferenças das demais — principalmente por seguir normas e leis específicas.
A comunicação entre empresas farmacêuticas e o público precisa considerar alguns pontos, dentre os quais:
- seguir as regras da RDC 44-09 sobre a realização de delivery e tele-entrega;
- só são permitidas campanhas com imagens de medicamentos que são precisam de prescrição médica;
- os medicamentos e produtos devem ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- as campanhas publicitárias precisam mostrar o nome comercial do medicamento, a substância ativa, advertência obrigatória de lei, indicação médica e número de registro na Anvisa;
- respeitar as regras de publicidade criadas pelo governo na divulgação do programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.
O que fazer em uma estratégia de marketing farmacêutico?
Com todos esses pontos esclarecidos, aprenda algumas táticas que podem ser implementadas para colocar em ação suas estratégias de marketing farmacêutico — Em caso de dúvidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem um documento com a regulamentação que define regras para publicidade de medicamentos e correlatos.
Dito isso, acompanhe o que é possível fazer no marketing farmacêutico.
Trade marketing
O trade marketing é uma estratégia capaz de aumentar as vendas ao posicionar as mercadorias de forma estratégica no ponto de venda. Dessa maneira, o posicionamento dos produtos consegue estimular o desejo e o consumo, seja em canais de distribuição de varejo ou atacado.
A exposição estratégica de mercadorias (inclusive em canais online de vendas) traz resultados muito positivos. Há aumento na visibilidade, posicionamento de mercado, maior competitividade no mercado e outras vantagens.
A distribuição de produtos no ponto de venda físico ou online tem a capacidade de influenciar a decisão do consumidor. Por isso, o trade marketing é uma estratégia bastante eficiente para aumentar as vendas.
Invista em marketing de conteúdo
As ações de marketing de conteúdo são válidas para qualquer área, inclusive a farmacêutica. Ter uma página onde você pode publicar conteúdos voltados à saúde e produtos é uma forma eficaz de captação de novos clientes.
A atração por meio de conteúdos relevantes é um dos princípios do Inbound Marketing. Com isso, blogposts e outros materiais atraem os visitantes, que são convertidos em leads e nutridos até que estejam prontos para realizar a compra.
Programa de fidelização
Muitas das vendas de medicamentos são feitas para pessoas que necessitam da compra recorrente desses fármacos. Sendo assim, por que você perderia a oportunidade de fidelizar os compradores para que eles sempre comprem da sua empresa?
Uma opção bem interessante no marketing farmacêutico é a criação de programas de fidelidade. Esse tipo de ação garante que os clientes retornem para comprar do seu estabelecimento com recorrência. Para isso, são oferecidos benefícios como:
- promoções;
- ofertas exclusivas;
- descontos;
- bonificações.
Essas são apenas algumas das ações que podem ser aplicadas no marketing farmacêutico. Porém, existem muitas estratégias eficazes, mas a escolha das ações depende da sua persona. Nesse sentido, é importante considerar o perfil do público para encontrar as melhores soluções e que tenham resultados interessantes.
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