Marketing digital pós-pandemia: quais são as tendências?

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marketing digital pos pandemiaA pandemia de Covid-19 veio sem avisar e deixou o mundo de cabeça para baixo. O cenário econômico se abalou e muitos outros setores tiveram que buscar alternativas e se adaptar ao novo cenário — aquele em que ficávamos isolados em casa, sem contato com outras pessoas como uma forma de nos proteger.Apesar dos últimos anos terem sido bastante difíceis, não há dúvidas que aconteceram muitas mudanças importantes. A pandemia acelerou transformações e consolidou modelos de trabalho, novas formas de negócio e, claro, outros comportamentos de consumo. Com isso, também devemos falar sobre o marketing digital pós-pandemia.Muitas mudanças já estavam a caminho, mas a pandemia fez com que tudo acontecesse de maneira muito mais veloz. Então, entenda o que aconteceu nos últimos anos e quais as tendências para o futuro do marketing digital pós-pandêmico.


marketing digital pos pandemiaO que mudou no marketing digital com a pandemia?

É claro que o primeiro ponto que devemos ressaltar foi a mudança no comportamento dos consumidores. Uma vez que o comércio e outras empresas fecharam e todo mundo teve que ficar em casa, isso forçou uma transformação imensa no modelo de consumo.

Consumidores mais conscientes

Como o marketing digital é uma espécie de via que liga o consumidor até determinado produto, a própria estratégia digital teve que mudar. Por outro lado, isso também fez surgir consumidores muito mais conscientes, que pensam sobre o que realmente é essencial. Nesse sentido, as marcas tiveram que convencer seus clientes que seu produto ou serviço é realmente necessário.

Marcas humanizadas

Outro forte aspecto foi a humanização das marcas. Afinal, esse foi um ato fundamental no momento em todos estavam se comunicando à distância por intermédio de dispositivos. Tornar as marcas mais humanas e próximas ajuda na construção de relacionamento e aproximação entre empresa e clientes. Assim, o marketing social também ganhou espaço nesse período.

Boom das vendas online

Essa não é nenhuma novidade, já que o e-commerce brasileiro chegou a crescer 75% no primeiro ano de pandemia. Só entre os meses de março e maio, quando a quarentena entrou em vigor, esse crescimento chegou a 48%. Na verdade, esses hábitos de compra só se consolidaram, pois as vendas online já vinham aumentando nos últimos anos.


marketing digital pos pandemiaQual é o cenário atual do marketing digital?

A crise sanitária levou ao fechamento de cidades inteiras, todas colocadas em quarentena para diminuir a propagação do vírus. Não há dúvidas que isso foi um dos grandes impulsos para que as empresas adotassem a transformação digital e, mais que isso, se adaptasse rapidamente a novidades como home office.

Essas mudanças construíram o que hoje é o cenário atual do marketing digital, que reforçou a digitalização nas empresas, passou a utilizar mais ferramentas de dados e agregou mais valor aos negócios. Além do mais, muitos padrões comportamentais foram mantidos, como o de compras online, atendimentos à distância (telemedicina, terapia online, reuniões, entre outros).

Hoje, mais do nunca, as marcas realmente perceberam a importância de ter uma forte presença digital e como as estratégias de marketing fortalecem o branding e aumentam a competitividade.


marketing digital pos pandemiaE agora, quais são as tendências do mercado e os desafios do marketing digital pós-pandemia?

A pandemia trouxe novas perspectivas e muitas mudanças tiveram que acontecer no marketing digital. Algo que já estava forte e que o período pandêmico reforçou foram as ações mais focadas na experiência dos usuários.

Não à toa, essas tendências continuam em alta e ainda vão permanecer por bastante tempo.

Produção de conteúdos criativos

O isolamento imposto pela pandemia teve grandes impactos econômicos e levou muitas empresas a diminuírem os investimentos em conteúdos — sobretudo aquelas que adotavam modelos mais antigos de produção.

Por outro lado, as plataformas digitais foram usadas como nunca e a produção de conteúdo criativo na web cresceu consideravelmente. Dessa forma, muitos influenciadores surgiram com o slow content, que entrega conteúdos de qualidade e que têm um público fiel de seguidores.

Além disso, esses conteúdos criativos são mais personalizados e conquistam um público mais segmentado, o que aumenta ainda mais as chances de conversão. Muitas marcas perceberam o valor nessas criações e continuam apostando alto nos materiais.

Marketing personalizado

O marketing digital sempre foi uma possibilidade para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para os consumidores. No entanto, isso só é efetivo com a personalização e segmentação adequada.

O funil de vendas já é usado há muito tempo no marketing digital e é um dos maiores exemplos que a segmentação funciona. Em contrapartida, apenas isso não é o suficiente, é necessário investir em ações personalizadas, que aproximem e conquistem os usuários.

Contribuição do usuário

As redes sociais cada vez mais conferem espaços para que pessoas comuns ocupem esses espaços com a produção de conteúdos. Ao perceber isso, muitas marcas passaram a adotar o conceito de User Generated Content (UGC), que são os Conteúdos Gerados pelos Usuários.

Essa é uma forte tendência e que vai continuar relevante, pois garante engajamento nas alturas. Além do mais, os consumidores contribuem com avaliações, comentários, vídeos e outros tipos de conteúdos que são atraentes e aumentam a confiabilidade e credibilidade das marcas.

Marketing com propósito

Houve um certo momento que o marketing ganhou má fama por ser uma área que tenta vender um produto ou serviço, muitas vezes a todo custo. Entretanto, não é bem assim e muitas marcas aproveitaram a pandemia para provar isso.

Uma empresa que entende o seu papel e valoriza seus clientes cria marketing com propósito, que seja inspirado na visão e valores da marca. Portanto, as campanhas e ações refletem esse branding bem estruturado e se conecta com o público.

O marketing com propósito cria conteúdos que envolvam o público e desenvolve estratégias autênticas, que tragam benefícios mútuos. Sendo assim, a marca trabalha com consciência e comunica seus valores com clareza.

O marketing digital pós-pandemia tem diferenças consideráveis daquele praticado antes do coronavírus — e essas tendências dão sinais de que vieram para ficar. Por isso, é melhor se adaptar e entender esse novo cenário para não ficar para trás.

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