Se você estuda marketing deve conhecer conceitos como marketing de conteúdo, inbound marketing ou outbound marketing, vertentes que, quando combinadas, podem beneficiar sua marca. Mas e o marketing de produto, já ouviu falar?
Antes de mais nada, o marketing de produto ajuda a definir o posicionamento de marca frente a um novo produto. Para que os consumidores se interessem por uma novidade, é preciso desenvolver uma estratégia eficaz que gere curiosidade.
Quer saber então como essa vertente do marketing pode contribuir com o seu lançamento? Fique tranquilo, nós vamos explicar tudinho nesse artigo, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é marketing de produto;
- Os estágios do marketing de produto;
- Exemplos e cases de sucesso.
Continue lendo!
O que é marketing de produto?
Marketing de produto é uma estratégia que tem o objetivo de conectar produtos e pessoas. Da mesma forma, ele busca encontrar o público certo para um produto e foca em todas as etapas que devem ser seguidas pelos consumidores até a compra.
Esse tipo de marketing busca entender o comportamento do consumidor para elaborar a melhor estratégia de divulgação e de venda. Ou seja: com o marketing de produto, é possível desenvolver o posicionamento de marca, a linguagem, o diferencial do produto e um plano de lançamento.
Como você pode perceber, alguns conceitos do marketing focam em aspectos gerais de uma marca. O marketing de produto, no entanto, foca em um produto específico e nas campanhas e mensagens para disseminar esse produto. Por isso, ele é essencial quando um produto está sendo lançado ou quando está sendo introduzido em um novo mercado.
Os estágios do marketing de produto
Todo produto tem um ciclo de vida, que é composto de fases: introdução no mercado, crescimento, maturidade, saturação/declínio. O marketing de produto deve ser aplicado antes ou durante a primeira fase e ele também é dividido em estágios, que são:
- Definição da audiência e da persona;
- Posicionamento e mensagem;
- Divulgação interna do posicionamento e da mensagem;
- Plano de lançamento;
- Conteúdo de lançamento;
- Preparação da equipe;
- Lançamento.
Vamos ver esses estágios em detalhes a seguir.
Definição da audiência e da persona
Se você não consegue sua audiência, dificilmente vai ter sucesso com suas campanhas de lançamento. Portanto, o primeiro estágio é focado em dissecar a buyer persona. Isso pode ser feito através de pesquisas, coletas de dados ou então com o desenvolvimento de um mapa de empatia.
Posicionamento e mensagem
Para desenvolver a linguagem e o posicionamento de marca frente ao produto, tente responder a essas 3 perguntas:
- O que o produto faz?
- Quem vai usá-lo?
- Qual o seu diferencial?
- Quais problemas ele resolve?
Dessa forma, você conseguirá posicionar o produto e inseri-lo no mercado mais facilmente.
Divulgação interna do posicionamento e da mensagem
É importante que todos dentro da empresa estejam cientes da estratégia e do posicionamento do produto. Isso evita mal entendidos e garante que as informações corretas serão passadas aos clientes e à imprensa.
Então, tenha certeza de que todos os colaboradores, fornecedores e parceiros estejam alinhados. Você pode fortalecer essa divulgação através do endomarketing.
Plano de lançamento
O setor de marketing ficará quase 100% encarregado da criação de um plano de lançamento. Com as informações das etapas anteriores, as equipes poderão começar a fazer um brainstorm de ideias, montando um plano estratégico com todas as ações, campanhas e datas detalhadas.
Nesse momento, é importante fazer uma boa gestão de equipe. Divida as tarefas e determine prazos para cada integrante.
Conteúdo para lançamento
Depois que levantar as ideias, vem a execução e, nessa etapa, a criação de conteúdo se relaciona totalmente com o marketing de produto. Algumas ações de conteúdo que podem ser feitas para divulgar o produto são:
- Press releases;
- Criação de websites e blogs para promover o produto;
- Criação de campanhas em vídeos;
- Desenvolvimento de manuais;
- Conteúdo para as redes sociais;
- Entrevistas com os criadores do produto.
Uma boa estratégia de conteúdo é essencial para alavancar o lançamento do seu produto. São as campanhas e o conteúdo que vão gerar curiosidade e aquele buzz marketing que muitas empresas conseguem realizar com sucesso. Por isso, vale toda e qualquer criatividade!
Preparação da equipe
Chegamos a uma outra etapa com foco interno. Todos os colaboradores e setores devem estar preparados para o lançamento. Portanto, treine todos os departamentos. As equipes de vendas, por exemplo, devem estar prontas para responder às dúvidas dos consumidores.
É importante antecipar todos os possíveis problemas junto de suas equipes, afinal, todos precisam saber como agir caso alguma coisa negativa aconteça. É melhor prevenir com todo o cuidado do que tentar remediar em cima da hora.
Lançamento
Finalmente chegou o lançamento, mas lembre-se: o trabalho não acabou! O departamento de marketing deve garantir também que a experiência do consumidor seja positiva; portanto, qualquer ajuste necessário precisa ser feito.
Além disso, há também o pós-venda. Se o seu produto é algum tipo de software complicado de usar, por exemplo, aposte no onboarding. Dessa forma, você educa seus clientes para que sintam-se completamente satisfeitos e cheguem aos resultados esperados.
Cases de sucesso
Agora, nós vamos te dar alguns exemplos de cases que foram sucesso total na indústria.
- Apple: a famosa marca de eletrônicos realizou o lançamento do primeiro iPhone em 2007 e foi um sucesso. Steve Jobs se aproveitou da eficiência de trade shows (eventos de negócios) para divulgar seu novo produto, explicando-o de forma fenomenal;
Veja o vídeo do evento abaixo:
- Fenty Beauty: a marca criada pela cantora Rihanna sempre faz muito barulho em seus lançamentos. Suas campanhas chamam a atenção da mídia por serem inclusivas e sociais, celebrando a diversidade de tons de pele;
Veja o vídeo da campanha abaixo:
- Coca-Cola: a marca Coca-Cola sempre dá o que falar com suas ações de marketing. A campanha “Share a Coke with….”, por exemplo, foi especialmente inovadora ao inserir nomes comuns de pessoas em suas latinhas. Basicamente, eles reinventaram a embalagem de seu produto e assim criaram uma campanha sem precedentes.
Veja o vídeo da ação abaixo:
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