O que é marketing de guerrilha? Definição, Dicas e Exemplos

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marketing de guerrilha

Uma das maiores dificuldades do marketing, hoje em dia, é chamar a atenção do público. Fatores como a concorrência, a enxurrada de informações vindas de todos os lugares e a fácil distração das pessoas, todavia, contribuem para aumentar esse desafio.

O marketing de guerrilha, no entanto, surge como uma alternativa inovadora com o principal propósito de atrair leads e clientes. Primordialmente, o marketing de guerrilha é usado por profissionais que querem investir em estratégias de baixo custo.

Parece bom, né? Então, vem entender mais sobre isso lendo os próximos tópicos:

  • O que é marketing de guerrilha?
  • 4 dicas para uma estratégia de marketing de guerrilha de sucesso;
  • Cases de sucesso: exemplos de marketing de guerrilha.

Continue nos acompanhando!


o que é marketing de guerrilhaO que é marketing de guerrilha?

Marketing de guerrilha é uma estratégia inovadora, não-convencional e de baixo custo que visa divulgar e expor uma marca ou produto. O termo foi inspirado pela Guerra do Vietnã, onde os vietnamitas usavam táticas criativas e métodos incomuns para superar seus adversários.

A característica mais marcante desse tipo de marketing é o choque que ele pode causar no público, sendo por vezes grandioso, direto e pouco sutil. Causar esse impacto, enfim, é uma ótima forma de promover sua marca sem precisar fazer grandes investimentos.

Leia também: 5 técnicas de brainstorming para você ser mais criativo


4 dicas de marketing de guerrilha4 dicas para uma estratégia de marketing de guerrilha de sucesso

Bem, agora você já sabe o que é marketing de guerrilha. Mas como usá-lo para promover sua marca? Nessa estratégia, o objetivo é provocar uma reação no público-alvo. Portanto, ele deve ser impactante, mas é preciso tomar alguns cuidados para que esse impacto não seja negativo.

Vamos ver abaixo 4 dicas para você realizar uma estratégia de sucesso.

1. Foque na audiência

Entender o que a sua audiência deseja e como ela se comporta é importante. Caso contrário, sua ação de marketing não será eficiente. Pense em como seu público se comunica, onde ele está presente e o que é importante para ele.

Você pode fazer isso estudando seu público-alvo e sua buyer persona. Use formulários, questionários e pop-ups para coletar dados relevantes e definir quem é sua audiência.

2. Use interatividade

Todo mundo ama interagir com as marcas. A interação torna as coisas mais dinâmicas e interessantes, criando assim uma experiência única na qual o consumidor se sente parte da ação.

Existem diversos exemplos de ações de marketing de guerrilha que engajam a audiência através da interatividade, de jogos, competições, ou de um simples movimento. Veja abaixo a campanha da cerveja Tyskie:

marketing de guerrilha exemplo

3. Use simplicidade

Nem toda campanha de guerrilha precisa ser grandiosa. Às vezes, uma ideia simples, mas inteligente, impressiona ainda mais do que ações chamativas. Veja como a marca Colgate transformou um simples palito em uma escova de dente para incentivar as pessoas a fazer sua higiene depois de comer um doce:

marketing de guerrilha exemplo Colgate

4. Amplifique suas mídias

Logo depois de criar sua ação de guerrilha, é fundamental divulgá-la através de múltiplos canais, afinal, é isso que vai gerar o maior buzz para a sua marca. A ação em si será vista por poucas pessoas, portanto, é a amplificação através de outras mídias que vai maximizar seus resultados.

Faça uso do marketing digital nesse momento. Documente o seu evento através de vídeos e poste no seu canal do Youtube. Se sua campanha for realmente boa e se você compartilhá-la pelas redes sociais, pode conseguir mídia espontânea.


cases de sucesso de marketing de guerrilhaCases de sucesso: exemplos de marketing de guerrilha

Agora, vamos mostrar alguns cases de sucesso de marketing de guerrilha famosos e reconhecidos. Veja os exemplos e se inspire para fazer suas campanhas!

Coca-Cola: Máquina da Felicidade

A Coca-Cola realizou uma ação de guerrilha instalando sua “máquina da felicidade” em um campus de universidade. Ao passo que os estudantes inseriam suas moedas, eles recebiam muito mais do que apenas uma garrafa de Coca.

Dentre os presentes que a máquina oferecia, haviam flores, pizzas, sanduíches e garrafas extras de refrigerante para que os estudantes compartilhassem em conjunto. A mensagem foi passada com sucesso, provocando alegria e surpresa em todos.

Contudo, esse não é o único exemplo de ações de guerrilha de sucesso da Coca. Existem muitos mais. A marca é uma referência quando se fala em engajamento e interatividade através de soluções criativas.

Veja abaixo o vídeo da Máquina da Felicidade:

McDonald’s: Faixa de Pedestres

Outro gigante do marketing de guerrilha é o McDonald’s. Na imagem abaixo, é possível ver que eles elaboraram uma ação bem simples, mas impactante. Ao cruzar a faixa de pedestres, o público na verdade está caminhando sobre as batatas fritas tão conhecidas da rede de fast-food.

Genial, não? Esse é mais um exemplo prolífico de marketing de guerrilha interativo. Ao invés de apenas absorver uma propaganda passivamente, o consumidor passa por uma experiência que vai marcar sua memória.

E tudo isso com custos muito mais baixos do que a ação acima da Coca, por exemplo.

marketing de guerrilha coca-cola

Netflix: Orange is the New Black

A Netflix também não fica atrás quando se fala em marketing de guerrilha. Aliás, esse tipo de marketing é perfeito para promover filmes, séries e tudo o que tem relação com as artes.

Para divulgar a estreia da nova temporada de Orange is the New Black, a Netflix pintou a fachada de um prédio em Paris, transformando-a em uma prisão, pois esse é o cenário principal da série. Diversas atrizes com vestimentas de prisioneiras foram contratadas para ficar nas sacadas fazendo atividades rotineiras.

marketing de guerrilha Netflix

IWC: O Grande Relógio do Piloto

A IWC, uma marca reconhecida de relógios de pulso, também investiu em marketing de guerrilha. Ao invés de implantarem uma ação nas ruas, como boa parte das empresas fazem, eles utilizaram elementos de um ambiente público e fechado para chamar a atenção das pessoas.

Sempre que os passageiros seguram uma alça de ônibus, é como se estivessem usando um relógio da IWC no pulso. Ou seja, é uma brincadeira simples, mas que passa sua mensagem com eficiência.

marketing de guerrilha IWC

Pepsi: Realidade aumentada

O próximo exemplo ilustra, sobretudo, como o marketing de guerrilha não precisa necessariamente usar somente elementos do marketing tradicional para funcionar. Ações com tecnologia digital, como por exemplo a realidade aumentada, foram feitas pela Pepsi e se tornaram sucesso.

Na ação, um ponto de ônibus com um painel de vidro aparentemente normal começa a interagir com o ambiente ao seu redor a partir de realidade aumentada. Ele surpreende -assim como muitas vezes assusta – os passantes.

Por fim, veja no vídeo abaixo como ficou incrível essa ação da Pepsi.

E aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
Entenda os 4 Ps do marketing e sua função nos negócios


Referências:

Eight Tips For Creating A Successful Guerrilla Marketing Campaign

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