O que são links patrocinados e como criar uma campanha eficiente com eles

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links patrocinados

O marketing digital conta com inúmeras estratégias que uma marca pode fazer para conquistar mais clientes. Algumas delas são orgânicas, outras pagas. Aqui, vamos falar especificamente dos links patrocinados, que se referem aos anúncios pagos.

Toda boa estratégia digital requer que um lead percorra o caminho do funil de vendas, pois assim ele será atraído, nutrido e, por fim, convertido. Os links patrocinados podem ser úteis nessa primeira fase de atração, pois eles garantem mais visibilidade e mais brand awareness à sua marca.

Mas vale a pena mesmo investir em tráfego pago? E quais etapas você deve seguir para criar uma campanha de links patrocinados? Acompanhe os próximos tópicos:

  • O que são links patrocinados?
  • Por que investir em tráfego pago?
  • Como criar uma campanha de links patrocinados?

Vem com a gente!


o que são links patrocinadosO que são links patrocinados?

Links patrocinados são anúncios em forma de texto. Quando seu público clicar no link, ele será direcionado para seu site ou qualquer outro endereço da web que você escolher. É possível encontrar esse tipo de anúncio mais comumente no Google.

Sim, os links patrocinados do Google são alguns daqueles resultados de pesquisa que aparecem lá no topo! Eles acompanham um aviso de “Anúncio” escrito ao seu lado para indicar ao usuário que aquilo é um link patrocinado.

Ao pesquisar no Google o termo “comprar hospedagem”, veja quais são os primeiros resultados que aparecem:

links patrocinados - exemplo

No entanto, as campanhas patrocinadas não se limitam apenas aos buscadores. Elas também podem ser implementadas em redes sociais como o Facebook e Instagram. Seus formatos variam de acordo com o objetivo do anunciante.


por que investir nesses tipos de linksPor que investir em tráfego pago?

Com a web e as redes sociais cada vez mais repletas de conteúdo, fica difícil crescer, concorda? Por isso, muitas vezes é necessário aliar táticas orgânicas à pagas. Dessa maneira, você consegue colher resultados mais rápidos.

Mas a agilidade dos resultados não é o único benefício que esse tipo de campanha pode trazer pra você. Vamos analisar abaixo porque você deveria investir em links patrocinados!

1. Aumento de conversões

Se seus anúncios forem bem planejados e qualificados, com certeza você aumentará sua taxa de conversão. No entanto, para que seus resultados sejam realmente positivos, você precisa estudar sobre mídia paga e saber como fazer. Só então seus resultados vão escalar.

2. Campanhas bem segmentadas

Uma das grandes vantagens dos links patrocinados é que eles permitem que suas campanhas sejam bem segmentadas. É só selecionar um público-alvo já pronto ou montar um novo a partir de dados demográficos, socioeconômicos, interesses pessoais ou até mesmo através de remarketing.

Anúncios bem segmentados costumam ser muito mais eficientes do que campanhas que abrangem públicos amplos demais. Aliás, essa é uma diferença crucial entre o marketing digital e o marketing tradicional.

3. Otimização rápida de custos

As campanhas de links patrocinados podem ser otimizadas a qualquer momento, contribuindo para que você tenha total controle dos seus gastos. Digamos que você testou um anúncio, mas nos primeiros dias ele não deu muitos frutos.

Você pode alterar os elementos da sua campanha a qualquer momento para otimizá-la, pausá-la ou até cancelá-la. O Google e o Facebook só cobrarão o que foi gasto até o momento do cancelamento. E caso seu anúncio esteja performando bem, você também pode ampliá-lo.

4. Resultados ágeis

E como já havíamos comentado acima, os links patrocinados possibilitam o alcance de resultados com muito mais rapidez do que as estratégias orgânicas de marketing digital. É claro que, sem uma estratégia orgânica aplicada simultaneamente, é provável que o retorno que você obtiver não dure muito tempo, ou seja, é melhor aliar as duas coisas.


Como criar uma campanha de links patrocinados?

como fazer uma campanha de links patrocinados de maneira correta

Não entraremos em detalhes sobre as especificidades de cada tipo de anúncio nesse post, mas faremos um quadro geral com as etapas mais importantes de uma campanha patrocinada.

Para entender mais a fundo sobre cada tipo de campanha, recomendamos os seguintes artigos:

Utilizando o Google Ads para divulgar seu negócio
Como divulgar seu negócio no Instagram e Facebook

Bom, vamos lá!

1. Selecione seus canais

Antes de mais nada, determine em qual canal você anunciará. Esses são os principais e mais usados pelas marcas:

Para saber qual o melhor canal para sua marca, você precisa já ter mapeado a sua persona. Essa é a chave para uma campanha de sucesso! Portanto, certifique-se de que você conhece seu público.

2. Faça um planejamento de palavra-chave

No caso dos buscadores online, a escolha de palavras-chave é um item que influencia muito nos resultados. Além disso, dependendo do termo que você selecionar, você terá que arcar com um custo por clique (CPC) maior ou menor.

Algumas palavras-chave possuem um alto volume de busca, e por isso, serão mais caras.

A nossa dica é: selecione palavras-chave que sejam relevantes para o seu nicho, mas que não sejam caras demais.

3. Defina seu orçamento

Depois de selecionar seus canais e planejar suas palavras-chave, é hora de definir o orçamento. Para campanhas de Social Ads que não dependem de palavras-chave, por exemplo, você tem a opção de determinar o valor máximo do seu orçamento.

Esses são os formatos de cobrança disponíveis nas campanhas de links patrocinados:

  • CPC (custo por clique): o anunciante paga a cada clique no link;
  • CPM (custo por mil impressões): o anunciante paga a cada mil impressões ou visualizações;
  • CPA (custo por ação): um valor só é cobrado quando um usuário realiza alguma ação no site da empresa;
  • CPV (custo por visualização): a cada pessoa que visualiza o anúncio, um valor é pago.

4. Analise os resultados

Ao final, você terá que analisar seus resultados para entender quais estratégias deram certo, quais deram errado e porque. E a partir disso, você vai ajustar suas campanhas para que elas tenham resultados ainda melhores no futuro.

Sem as métricas e os KPIs, é impossível mensurar o sucesso de um anúncio de links patrocinados. Dessa forma, você não vai identificar quais investimentos compensaram.

Por fim, investir em links patrocinados não deve ser o seu único caminho. Incluir táticas como SEO, email marketing, inbound marketing e captação de leads é super necessário para que suas estratégias se tornem complementares e ajudem você a atingir os objetivos.

Esse conteúdo foi útil? Então, leia tambem:
Como trabalhar com anúncios no Google Adsense


Referências:

Sponsored Links: how does online advertising work?

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