Você com certeza já deve ter visto dezenas de Stories divertidos com alguns stickers em movimento. Esse recurso do Instagram virou moda e é utilizado por muitos usuários ao redor do mundo. No entanto, você se engana se acha que ele não pode ser usado de forma estratégica.
Qualquer marca ou pessoa pode criar GIFs para o Instagram Stories e não é uma tarefa difícil. A maior parte das empresas, contudo, não faz a mínima ideia de que ter stickers da própria marca pode ser uma tática muito poderosa, gerando brand awareness e reconhecimento de marca.
Então, quer saber como criar GIFs para o Instagram Stories? Acompanhe o nosso tutorial:
- Como funcionam os GIFs no Instagram Stories;
- Como criar GIFs customizados da sua marca para usar nos Stories;
- Boas práticas para criação de stickers no Giphy.
Vem com a gente pra entender melhor!
Como funcionam os gifs no Instagram Stories?
Os GIFs para o Instagram Stories também são chamados de stickers. Eles são pequenas imagens animadas que funcionam como um vídeo de curta duração. Apesar de muitas pessoas acharem que você precisa saber usar o Photoshop para criar um GIF, nem sempre é assim.
Os GIFs dos Stories são ótimos para dar destaque a alguma palavra ou imagem. Por exemplo, muitas marcas utilizam stickers como um CTA. Alguns exemplos são as centenas de GIFs com as palavras “arrasta pra cima”, “compre” e “post novo”.
Para adicionar um GIF ao seu Story, basta criar um novo Storie e tocar no ícone de adesivo na parte superior da tela.
Depois disso, selecione a opção “GIF” e procure por palavras-chave específicas para encontrar o tipo de sticker que você deseja usar. Clique no GIF e movimente-o pela tela para inseri-lo onde você quer.
Você também pode adicionar um GIF ao plano de fundo do Story diretamente, através do modo “Criar”.
Depois que fizer isso, deslize para o lado até achar a opção “GIF”, onde você também pode pesquisar através de palavras-chave. Mas lembre-se de que nessa opção, o GIF ocupa a tela inteira e ele funciona muito mais como um GIF do que como um sticker.
Como criar GIFs customizados da sua marca para usar nos Stories?
Bem, agora que você já sabe como usar esse recurso incrível do Instagram, vamos te ensinar a criar GIFs para o Instagram Stories. Veja então o passo a passo!
1. Verifique sua conta de marca no Giphy
O Instagram Stories tem parceria com o Giphy. Portanto, você deve criar uma conta lá e aplicar para ser verificado. O processo de aprovação costuma ser rápido, mas a desvantagem é que se a sua empresa é muito pequena, pode ser que você não seja aprovado.
Então, para criar uma conta no Giphy, faça o seguinte:
- Acesse o site do Giphy e clique em “Join Giphy”;
- Escolha se você quer criar uma conta de artista ou de marca;
- Adicione informações sobre você e a sua marca, clique em “Apply Now” e pronto! Você receberá uma mensagem e um email do Giphy informando que a sua aplicação foi enviada e que eles entrarão em contato.
As contas de marcas têm uma central de analytics com métricas e outros dados sobre os GIFs criados, o que é ótimo para mensurar o impacto dos seus GIFs no Instagram Stories e visualizar a sua popularidade de marca.
2. Crie seus GIFs para o Instagram Stories na própria plataforma do Giphy
O segundo passo é criar os seus GIFs customizados e isso pode ser feito dentro do próprio Giphy, e de forma bem simples. Dentro da sua conta, você vai achar uma pequena área onde há dois botões: “Upload” e “Create”. Clique em “Create”.
Você vai ser direcionado para a plataforma nova de criação do Giphy. Ali, há 4 maneiras de criar um GIF para o Instagram Stories: baixando um GIF do seu computador, criando um sticker a partir de uma foto, baixando um fundo animado para videoconferências ou então inserindo a URL de qualquer GIF.
Vamos pegar o exemplo do sticker: ao baixar uma foto da galeria do seu computador, o Giphy disponibiliza ferramentas para recortar e animar essa foto. Para recortar, contorne a parte da imagem que você quer transformar em um sticker com a ferramenta laço. Outras ferramentas dessa etapa ainda não estão disponíveis.
Leia também: Descubra alguns truques e funcionalidades que o Google Imagens esconde!
Por fim, é só animar o seu sticker! Escolha entre um dos efeitos que o Giphy disponibiliza pra deixar o seu GIF muito mais divertido. Além disso, você pode adicionar uma cor de traçado ao sticker.
3. Envie o GIF e teste nos Stories
Depois, clique para enviar o seu GIF! Nesse momento, não se esqueça de adicionar pelo menos de 5 a 10 hashtags relevantes para que as pessoas achem a sua imagem com facilidade. Você pode escrever tags descritivas e também usar o nome da sua marca como uma tag, pois, com isso, seus clientes podem simplesmente digitar o nome da marca e usar seus stickers.
A última coisa a fazer é testar para ver se seus GIFs aparecem no Instagram Stories. Contudo, não se preocupe se eles não estiverem ali de imediato: muitas vezes, pode demorar em torno de uma semana para que todos apareçam sob suas tags, já que o Giphy tem um sistema de moderação e aprovação de stickers.
Para garantir que os seus GIFs e stickers estão de acordo com as regras da comunidade e que eles serão aprovados, nós separamos algumas dicas de boas práticas pra te ajudar no seu processo de criação.
Boas práticas para criação de stickers no Giphy
Essas são as recomendações encontradas no site sobre boas práticas para criar GIFs. Lembre-se de que se você não seguir essas regras, seus stickers podem ser reprovados.
Veja portanto o que deve fazer para seguir as boas práticas do Giphy:
- Os stickers devem ser exportados com fundo transparente;
- Eles devem estar em movimento. Imagens estáticas não serão aceitas;
- Stickers com muito espaço vazio aparecerão pequenos quando enviados;
- Vídeos cortados em círculo ou quadrado e exportados com transparência não se qualificam como um sticker;
- Stickers não devem ter bordas desnecessárias já que seu fundo deve ser transparente;
- Pelo menos 20% do primeiro quadro (frame) deve ser transparente para ser um sticker;
- O arquivo deve ser em formato GIF, pois o formato APNG não é aceito;
- Uploads são limitados até 100MB e 15 segundos. Evite uploads com mais do que 6 segundos;
- O GIF deve estar em loop infinito antes de ser exportado;
- Use qualquer resolução, desde que ela faça seu GIF ter uma aparência melhor.
Agora que você sabe como é simples fazer um GIF para o Instagram Stories, já pode criar o seu para divulgar a sua marca e gerar uma comunidade de fãs engajados no Instagram!
Mas e aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
Como usar o Guias do Instagram para organizar o seu conteúdo?
Referências:
How to create your own Instagram Stories GIFs