O Google e outros buscadores se tornaram grandes outdoors digitais para as empresas que desejam se destacar. Hoje, é impossível fazer uma estratégia de marketing de conteúdo sem pensar em SEO. Assim como existe essa necessidade, existem diversas ferramentas de SEO no mercado para ajudar você a otimizar seu site.
SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a aumentar o tráfego orgânico dos sites. Elas otimizam as páginas da web para que elas estejam bem posicionadas nos resultados de buscas. Portanto, quando o algoritmo do Google entende que seu conteúdo está bem otimizado, ele prioriza seu site, aumentando a visibilidade da sua empresa.
Portanto, ter algumas ferramentas online de SEO para ajudar você na otimização é uma mão na roda para os empreendedores e profissionais de marketing.
É por isso que escrevemos essa lista com as 11 melhores ferramentas de SEO para analisar seu site e identificar melhorias!
Ferramentas de SEO de análise
Vamos começar com nossa primeira categoria: análise on-page. Qualquer site dispõe de inúmeras páginas, artigos e imagens, e por isso, é muito difícil identificar todos os possíveis erros de SEO que podem estar presentes.
Por isso, acreditamos que essa é a categoria mais importante. Afinal, sem uma análise automatizada, o seu trabalho vai ser extremamente minucioso, árduo e demorado.
1. Google Analytics
O Google Analytics é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas no marketing digital. Ao conectar a plataforma com o seu website, você terá acesso a diversas métricas de análise de tráfego e desempenho.
Dessa forma, você poderá ver dados sobre sua audiência, número de visualizações mensais, páginas mais visualizadas, tráfego referido, taxa de rejeição, entre outras informações.
2. Google Search Console
A segunda ferramenta de SEO que vamos apresentar aqui também pertence ao Google. O objetivo do Google Search Console (Webmaster Tools) é diagnosticar e detectar problemas de SEO nas páginas da web.
Ele permite que você saiba em qual posição seu site está rankeando no buscador, além de analisar quais palavras-chave são capazes de gerar mais resultados para o seu negócio.
Veja alguns dados que o Google Search Console disponibiliza para análise:
- Cliques;
- CTR;
- Impressões;
- Média de posições;
- Saúde do site;
- Indexação das páginas;
- Linkagem interna;
- Dados de desempenho de vídeos.
3. SEMRush
O SEMRush é uma ótima ferramenta para otimizações inteligentes de conteúdo. Ele não só avalia o desempenho do seu site, destacando as suas falhas, posições de palavras-chave, como também pode ser usado enquanto você escreve um artigo.
Sua função de análise de conteúdo sugere palavras-chave para serem usadas durante o texto. Ou seja, ele analisa elementos como o título do artigo, o uso de H1 e H2, examina seus links internos e externos, dentre outras funções.
O SEMRush Writing Assistant pode ser instalado no próprio Google Docs.
Ferramentas de SEO de palavras-chave
Selecionar a palavra-chave certa para o seu artigo ou até mesmo pensar em temas e assuntos pode ser uma tarefa difícil para produtores de conteúdo. Até porque, não basta escolher qualquer termo, é preciso pensar estrategicamente de que maneira esse termo vai te ajudar a subir no ranking dos buscadores.
As próximas ferramentas de SEO vão te ajudar a planejar suas palavras-chave.
4. Ubersuggest
O site Ubersuggest foi criado por Neil Patel, um especialista em marketing digital muito renomado. Basta escrever uma palavra-chave em sua barra de pesquisa e a ferramenta te mostrará sugestões de palavras relacionadas e ideias de conteúdos.
Além disso, é possível verificar o volume de buscas de cada palavra-chave, seu nível de concorrência e o custo por clique. O Ubersuggest também faz auditorias dos sites, mas ele é mais conhecido por sua função de pesquisa de palavras-chave.
5. Keyword Planner
O Google Keyword Planner é um planejador de palavras-chave do Google. Ele é mais focado em palavras-chave para mídia paga, mas também ajuda ao longo da produção de conteúdo orgânica para sites.
Uma das funções mais interessantes dessa ferramenta de SEO é a geração de palavras-chave. O Keyword Planner busca os melhores termos que o seu negócio pode usar para seus conteúdos. Nessa hora, você pode definir filtros de palavras, de localização e de idioma.
6. Keyword Explorer
O Keyword Explorer é uma nova ferramenta da Moz, uma das maiores empresas experts em SEO no mundo. A ferramenta é muito completa e ajuda os profissionais a definirem suas palavras-chave e analisar as páginas do site de acordo com suas posições no ranking.
Além disso, o Keyword Explorer apresenta dados sobre cada termo, como:
- Volume;
- Dificuldade;
- Oportunidade;
- Potencial.
Ferramentas de SEO de velocidade
Uma das falhas mais comuns em páginas da web é o carregamento lento. Acima de tudo, isso prejudica muito o desempenho de um site, já que, segundo estudos, 47% dos consumidores esperam que uma página carregue em 2 segundos ou menos.
Portanto, deixamos aqui algumas ferramentas de SEO de velocidade para você ficar de olho no carregamento do seu blog ou site. Confira!
7. Google Pagespeed
Como sempre, o Google se destaca mais uma vez. O Google Pagespeed é uma ferramenta que analisa a velocidade de carregamento do seu site, dando uma nota a ele. E o melhor: ele fornece orientações muito detalhadas para você melhorar suas páginas.
Além disso, ele também ajuda a otimizar a velocidade do seu site no mobile. É uma ferramenta gratuita e muito intuitiva.
8. Smush
O Smush é um plugin para WordPress que tem o objetivo de acelerar o carregamento das imagens do seu site. Nesse sentido, ele otimiza, redimensiona e comprime imagens grandes demais que podem estar prejudicando a velocidade de carregamento da página.
Essa ferramenta de SEO é muito útil, já que com ela, você não precisa alterar todas as suas imagens manualmente. Já pensou ter que substituir tudo no seu site à mão? Pois é, seria um trabalho em tanto.
Ferramentas de SEO de linkagem
Um fator fundamental do SEO é a linkagem ou link building. Construir links no seu site contribui para um bom rankeamento nos mecanismos de busca. Assim, existem ferramentas próprias para analisar seus links e sugerir maneiras de conseguir backlinks.
Vamos ver abaixo como você pode fazer isso.
9. Check My Links
O Check My Links é, na verdade, uma extensão do Google Chrome que identifica links quebrados e inválidos nas páginas selecionadas. Todavia, apesar dessa função já existir em outras ferramentas de análise SEO, o Check My Links é muito útil para fazer um checkup mais prático.
10. Help a Reporter Out (HARO)
Esse site é muito útil para quem deseja construir backlinks poderosos. Sobretudo, ele conecta você a jornalistas e te ajuda a desenvolver um bom networking para conseguir aparecer em sites de notícias e veículos de imprensa. No entanto, é uma ferramenta paga.
11. Linkstant
Através do Linkstant, toda a vez que seu site for referenciado em outro site, você receberá uma notificação. Dessa forma, você ficará sabendo sobre todos os backlinks que está recebendo, possibilitando uma análise da relevância e abrangência do seu post.
E aí, esse conteúdo foi útil? Esperamos que você consiga melhorar seus resultados com essas dicas!
Se quiser entender mais sobre SEO, leia: 6 dicas de otimização de textos para SEO usando o Yoast