Vamos combinar: vender um pouco mais não faz mal para ninguém, não é mesmo? Por isso, de vez em quando é válido investir um pouco de tempo para se atualizar e conhecer novas ferramentas de prospecção de clientes que lhe ajudarão na jornada por mais conversões e fidelização.
Confira a seguir algumas das plataformas ESSENCIAIS para melhorar sua prospecção e, por fim, gerar mais receita!
Antes de mais nada, revise seu modelo de negócios.
Nem as ferramentas mais sofisticadas de marketing digital seriam suficientes para aumentar a taxa de vendas de uma empresa que não ofereça uma boa solução ao consumidor. Por isso, antes de dedicar seus esforços em técnicas que não estão adequadas, vale realizar um momento de autocrítica e responder às seguintes perguntas sobre o seu negócio:
- Meu produto ou serviço corresponde ao que meu cliente esperava?
- O processo de vendas é simples, acessível e fluido?
- O pós-venda está sendo cumprido com eficiência?
- Meus canais de comunicação estão transmitindo a imagem correta?
- Eu tenho algum plano para trazer o cliente para uma futura compra?
Com essas questões esclarecidas, você deve ter um excelente parâmetro para conseguir vender mais se tiver as ferramentas de prospecção certas. Se perceber um déficit em algum desses quesitos, vale dar uma olhada no nosso blog e conferir quais são as nossas dicas para resolver essa questão.
Por que utilizar ferramentas de prospecção?
“Se você gastar muito tempo pensando sobre uma coisa, você nunca vai fazê-la”.
Começamos esse tópico com uma citação de Bruce Lee que se enquadra perfeitamente com a ideia que queremos passar. Ferramentas de prospecção ativa acontecem quando, ao invés de aguardar pelo contato dos clientes, você passa a buscá-lo de forma direta.
Isso pode acontecer através de e-mails, mensagens, ligações, ou qualquer canal objetivo de comunicação dentre suas ferramentas de prospecção. O principal detalhe é não desperdiçar seu tempo ligando aleatoriamente: busque por otimizar sua atuação contactando leads qualificados. Isso maximizará seus resultados!
Prospecção nas redes sociais
1 – LinkedIn Sales Navigator
Encontre leads, filtre-os, organize-os e comunique-se de forma objetiva utilzando o LinkedIn Sales Navigator. Uma excelente alternativa para quem busca por um perfil qualificado de consumidor, disponível em uma rede social que se destaca pelo profissionalismo.
Além de auxiliar nessa busca por leads qualificados, esta ferramenta permite a inserção de tags e observações que podem ser enviadas ao CRM que você utiliza.
2 – InMail Messages
Embora seja uma das funcionalidades que integra o Sales Navigator do LinkedIn, vale o destaque individual por aqui. Afinal, com esta ferramenta você consegue um contato direto com quem deseja prospectar enviando mensagens no Inbox dos usuários.
Vale lembrar que, na hora de utilizar esse recurso, você deve entender se o público que pretende impactar com a sua ação é realmente aquele que pode se interessar pelos produtos ou serviços que deseja oferecer. Afinal, de nada adianta contar com ferramentas de prospecção incríveis se não conhecer os interesses das pessoas com quem está prestes a se comunicar.
3 – WhatsApp Business
Contar com um canal ativo via WhatsApp é útil para empresas de todos os tipos. Se você ainda não usa o WhatsApp para impulsionar suas vendas, possivelmente está perdendo clientes ou deixando de fidelizá-los agora.
Além da possibilidade de criar mensagens automáticas com aquelas dúvidas mais frequentes ou mesmo para comunicar ausência, existe um recurso poderoso para garantir a nutrição de leads e clientes: a lista de transmissão.
Sempre que possível, automatize!
Automatizar tem sido a palavra de honra no mercado digital, e não é para menos. Essa prática facilita a rotina da gestão da sua empresa e potencializa resultados. O mais interessante é que não é necessário ter o porte de uma multinacional para contar com esse recurso. Muito pelo contrário. Confira algumas indicações interessantes:
4 – Zapier
O Zapier é uma solução e tanto para conectar diversas plataformas e otimizar suas tarefas. Seja para enviar informações de um lead captado em determinada rede social para uma plataforma de email marketing, para uma planilha do Google ou para outro serviço, o Zapier pode ser extremamente útil.
Se você utiliza o Lead Gen Forms do LinkedIn, por exemplo, consegue enviar as informações obtidas no cadastro para a solução de email marketing da Dinamize. Depois disso, é só estruturar as melhores ações para garantir que contar com boas ferramentas de prospecção faz toda a diferença na hora de gerar vendas:
O Zapier também oferece algumas alternativas de “zaps” – que são as tarefas automatizadas – para envio de emails. Neste link, você confere todas as possibilidades e pode pesquisar pelas plataformas que utiliza.
5 – Dinamize
A Dinamize acredita na automação como um caminho para o novo patamar de marketing digital. Por isso, oferece produtos que integram, gerenciam e conectam leads através de estratégias criativas e que se destacam diante da concorrência: chega de mesmice e chega de desperdiçar tempo e investimento com estratégias que não correspondem ao que você imaginou.
O maior diferencial dessa opção está no fato dela alinhar tanto a gestão e captação de leads quanto a automação do seu marketing. Ideal para quem tem grandes planos para a própria marca!
Ferramentas para prospecção B2B
Quem trabalha com marketing B2B ou pretende aprofundar seus conhecimentos na área também precisa ficar por dentro das soluções que podem auxiliar quem faz prospecção B2B.
6 – Econodata
A Econodata oferece diversas informações focadas nas características das empresas. Com isso, fica mais fácil direcionar a abordagem do time de vendas e obter bons resultados na hora de prospectar.
Dados como por exemplo tamanho da empresa, área de atuação e região estão entre os disponíveis para os usuários.
7 – Ramper
A solução da Ramper facilita a aproximação do seu time de vendas com potenciais clientes, oferecendo recursos focados na gestão de relacionamento com este público e na criação de ações para gerar vendas. Possui uma solução de CRM que facilita a organização e acompanhamento de todos os resultados obtidos, perdas de negócios e muito mais.
Como integrar o Ramper Pipeline com a Dinamize via Webhook de Entrada!
Ferramentas de inteligência comercial
Aqui no nosso blog, sempre comentamos sobre a importância dos dados para produzir conteúdos de alto nível. É por isso que, quando o assunto é acúmulo desse recurso, todo esforço é válido.
Ter informações sobre os leads é um passo crucial para aumentar suas conversões, desde que eles sejam coerentes e estejam atualizados. Isso pode tornar o processo comercial muito mais fácil, já que você minimiza chances de erros e vai direto ao ponto que realmente interessa nas redes sociais e em todos os outros pontos de contato.
8 – Google Data Studio
Uma plataforma digital, funcional e integrada que entrega relatórios detalhados sobre as informações do seu público e suas taxas de venda. Possui um alto nível de personalização disponível e está incluso no pacote do Google Analytics.
Outras ferramentas para qualificar sua análise de dados:
Com as ferramentas certas, você vai mais longe!
Do Instagram ao LinkedIn Sales Navigator, do seu site ao email marketing: onde quer que seu público esteja, existe um caminho para alcançá-lo. Com um perfil bem traçado, você terá uma projeção de quais são as redes mais utilizadas por eles.
Aproveite essa informação para criar conteúdos específicos e variar suas formas de comunicação. Afinal, o que as pessoas querem ver no TikTok não é o mesmo que no Twitter, não é mesmo?
Com o uso dessas ferramentas de prospecção, você definitivamente perceberá um aumento no seu fluxo de prospecções. Afinal, são soluções práticas, mas que atingem diretamente pontos em que a maioria das empresas acabam percebendo e sentindo dificuldades. Essas ferramentas de prospecção podem, inclusive, contribuir com ações de outbound marketing.
Respeite as etapas do funil de vendas
Existem várias ferramentas de marketing digital indicadas para converter seu público em consumidores. Mas a verdade é que para ter êxito, é preciso entender a jornada de compra de todos que te acompanham e têm interesse no seu produto.
Então, não se apresse: respeite o tempo dos clientes em potencial e saiba que eles precisam confiar em você e enxergar autoridade na sua metodologia. Portanto, construa uma relação genuína, entregando conteúdo relevante e propondo soluções para as dores deles.
Comece ainda hoje a prospectar (e vender +) com a ajuda da Dinamize!
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