Se você está no meio do processo de mapeamento de persona ou então está com dificuldades de atingir as pessoas certas por meio de suas campanhas de marketing digital, o Facebook Audience Insights pode ser a solução.
Essa ferramenta gratuita pode ser acessada dentro do próprio Facebook. Com ela, você ganha uma compreensão mais profunda do seu público e, dessa forma, vai conseguir criar conteúdo mais relevante e útil para os seguidores.
Quer saber como usar o Audience Insights para construir uma estratégia de conteúdo e gerar ainda mais resultados? Então, continue acompanhando! Vamos falar sobre:
- O que é o Facebook Audience Insights?
- Como o Audience Insights funciona?
- Como usar os dados do Insights na minha estratégia de marketing?
Vamos lá!
O que é o Facebook Audience Insights?
O Audience Insights é uma ferramenta de análise do Facebook Business, em parceria com o Facebook Ads. Ele apresenta informações detalhadas sobre o seu público, conforme elas são coletadas pela rede social. É possível analisar número de curtidas, localização, faixa etária, dispositivo utilizado, entre outros.
Com esses dados, portanto, você poderá criar um conteúdo mais valioso para sua audiência e otimizar suas campanhas. Além disso, o Insights também é muito usado como uma fonte para a construção de personas e qualificação do público-alvo.
Os públicos são divididos em dois grupos principais na ferramenta: o público conectado à sua página do Face e o público composto por usuários de toda a rede social. Você pode, por exemplo, restringir essa configuração se quiser analisar somente um deles.
Como o Audience Insights funciona?
Vamos ao passo a passo para você aprender a usar o Audience Insights! Primeiro, faça login no Facebook e entre no Gerenciador de Negócios. Depois, clique em Ir para Página.
Ao lado de “Ferramentas”, vá em Mais > Informações.
Em seguida, você verá vários dados relevantes já na aba de Visão Geral.
Agora, nós vamos explicar as principais funcionalidades do Insights, para que você consiga analisar sua audiência sem complicações. Confira!
1. Visão Geral
Na aba de visão geral, você encontra dados sobre os últimos sete dias, mas pode configurar para uma data personalizada. Ali, você também pode analisar Curtidas na Página, Alcance, Visualizações na Página, Envolvimento, Ações na Página e Mensagens.
Para visualizar informações mais detalhadas de cada gráfico, passe o mouse por cima ou clique no local. Ao selecioná-lo, o Facebook vai te mostrar mais dados.
Abaixo desses gráficos, você pode ver informações sobre o impacto das suas publicações mais recentes da sua página com dados como Alcance, Direcionamento e Envolvimento. O Facebook também disponibiliza um botão de Turbinar ao lado de cada publicação caso você queira impulsioná-las.
2. Seguidores
Na aba de seguidores, é possível ver informações sobre as pessoas que seguem sua página a partir de gráficos interativos. Você pode selecionar um intervalo de tempo menor e pode diferenciar seus seguidores entre:
- Seguidores orgânicos;
- Seguidores pagos;
- Aqueles que deixaram de te seguir.
Além disso, há um gráfico que mostra de onde vieram as pessoas que começaram a te seguir: através de pesquisa nos motores de busca, computadores e laptops, na sua página ou através de aplicações específicas, como o API.
3. Curtidas
A aba de curtidas é similar à aba de seguidores. Você vê um gráfico de total de curtidas na página até o dia atual e um gráfico de curtidas orgânicas, pagas e descurtidas para identificar a evolução e o desempenho do seu perfil.
Abaixo, há um gráfico que rastreia de quais locais vieram essas curtidas, como por exemplo:
- Pesquisa;
- Sugestões de Página;
- Sua Página;
- Curtidas restauradas de contas reativadas.
Lembre-se, porém, de que diferentemente de outras redes sociais, no Facebook os usuários podem seguir sua página, mas não necessariamente curti-la. Alternativamente, o visitante também pode curtir uma página mas optar por não segui-la. Desse modo, ele é um fã, mas não recebe conteúdo diretamente no feed.
Por isso, é importante levar em consideração tanto a análise de seguidores quanto de curtidas.
4. Alcance
Em seguida, temos a aba de Alcance. Nela, você tem acesso ao alcance total das suas publicações em determinados períodos, divididos entre alcance orgânico e pago. Em outro gráfico, você vê o crescimento de interações do seu público com seus posts: compartilhamentos, reações, curtidas e comentários.
Sem esquecer, é claro, do gráfico de recomendações, que mostra quantas pessoas recomendaram a sua página para amigos.
5. Visualizações da Página
Até agora, as métricas que vimos indicaram dados relacionados a ações externas e interações externas. Para realmente ver informações sobre aquelas pessoas que visitaram sua página, ou seja, clicaram em seu anúncio ou em seu post e resolveram bisbilhotar, você deve analisar a aba de visualizações.
Nos gráficos, é possível ver por quais sessões da sua fanpage os usuários navegaram: se foi pelo Sobre, Fotos, Publicações ou outros. Há também informações sobre as principais fontes de tráfego, então você consegue monitorar da onde esses acessos vieram.
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6. Pessoas
Quer saber quais são os dados demográficos dos seus seguidores, fãs e pessoas que você alcançou? Clique na aba Pessoas! Ela fornece informações como faixa etária do seu público, localização, idade e gênero.
Além de todas as abas que mencionamos, existem outras informações disponíveis no Audience Insights, como Ações na Página, Publicações, Eventos, Vídeos, Stories e Mensagens. Não se esqueça de conferir esses dados na hora de qualificar sua audiência!
Como usar os dados do Insights na minha estratégia de marketing?
Bem, você deve estar pensando: para que serve toda essa quantidade de informações?
Uma estratégia de marketing digital nunca terá bons resultados se você não entender seu público a fundo. Para isso, você precisa, em um primeiro momento, trabalhar com os dados e as métricas de monitoramento que o Facebook disponibiliza. E só então, você parte para uma análise mais aprofundada através de pesquisas.
Além disso, ao verificar os tipos de publicações que geraram mais engajamento, você consegue definir quais são os conteúdos que mais agradam a sua audiência. Assim, você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo mais eficiente para se conectar com os seus seguidores e criar uma comunidade engajada.
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