Se você está tendo uma baixa taxa de engajamento, não se assuste. Isso é comum e acontece com todos nós.
Mas temos boas notícias: é possível recuperar essa interação e fortalecer suas taxas de engajamento sem dificuldades. O segredo está em conhecer as técnicas adequadas e saber como aplicá-las. Confira abaixo nossas dicas separadas por especialistas:
Como analisar o engajamento de leads?
Antes de mais nada, é importante ter uma noção sobre sua taxa de engajamento: será que ela realmente é baixa ou alta? Um ponto a considerar na sua avaliação é que hoje em dia, os conteúdos originais de marca estão enfrentando uma diminuição significativa no engajamento.
Isso é o reflexo de uma concorrência muito alta e uma resposta do público ao fenômeno de excesso de conteúdos institucionais.
Análise de relatórios
Tendo isso em mente, é hora de partir para os relatórios. Eles mesmos: os tão temidos, mas tão cruciais. Se você tem algum tipo de sistema de automação de marketing digital ou conta com uma organização de tráfego pago e social media, provavelmente recebe com uma certa frequência uma análise de resultados.
Interpretação de dados
Saber interpretá-los é essencial e vai muito além de uma taxa boa ou ruim. Procure entender se existe um padrão entre os conteúdos que geraram mais ou menos engajamento. Isso lhe ajudará a seguir um caminho mais coerente.
Porcentagens de engajamento
Procure comparar o seu nível de seguidores à sua média de engajamento: por exemplo, se você tem 100 seguidores, é excelente conquistar 10 engajamentos. Mas se você possui 1000 seguidores, esse número já não é tão bom.
Leve a mídia em consideração
Se estamos falando de Stories do Instagram, temos que ter um nível de exigência relativamente alto para engajamento. Afinal, a interação nele é muito simples e objetiva. Mas no e-mail marketing, por exemplo, isso muda um pouco. Poucas pessoas vão tirar um tempo para responder o seu e-mail, mas isso não significa que elas não irão abri-lo e fazer uma leitura adequada. É isso que você deve considerar na sua análise.
Por que o engajamento é importante?
Garantir o engajamento de leads é importante para que você consiga posicionar melhor sua marca nas redes sociais. Basicamente, quando você tem um público que interage bem, você percebe que os algoritmos das plataformas que você usa começam a levar seus conteúdos mais para cima, dando destaque e proporcionando mais visibilidade.
Além disso, é uma questão de legitimidade. Quando alguém abre sua página, quer saber como você se posiciona e como é a visão do público sobre você. Por isso, ao perceber que seus conteúdos possuem uma interação promissora, esses consumidores se sentirão mais confiantes para fechar negócios.
Outro ponto interessante é a pesquisa de mercado. Ter o público respondendo aos seus estímulos é uma maneira de perceber como ele se sente. Afinal, não adianta ter um engajamento enorme se ele for negativo, não é mesmo?
Utilize perguntas estratégicas que possam lhe responder coisas interessantes sobre seus usuários e o que eles querem de você. Assim, você ganha engajamento e leva de brinde, uma boa pesquisa.
O que fazer com leads desengajados?
Uma coisa interessante para entender os leads desengajados é que não podemos culpabilizar um determinado público pela falta de interação. Ou seja, não adianta dizer que “aquele pessoal não comenta” ou que “por aqui ninguém curte nada”. Simplesmente não existe um público que não esteja online para compartilhar e trocar informações. O que existe é um conteúdo que não os estimula a isso.
Portanto, não pense em descartar essa parcela dos seus seguidores, e sim investir no reengajamento de base inativa. Para isso, existem algumas técnicas disponíveis. Confira as principais:
7 dicas para engajar sua base de leads
Vamos ao que mais importa: as sugestões mais inovadoras para reconquistar sua base de leads. Confira algumas:
Determine o ponto da jornada de compra do lead
A jornada de compra foi desenvolvida para criar um diálogo coerente entre você e um lead, utilizando o momento de decisão em que ele está como uma motivação para puxar um assunto.
Portanto, faz total sentido que você crie um conteúdo voltado ao que o público está querendo saber. Não faz sentido, por exemplo, impactar um lead com um guia do que é seu produto ou serviço se ele já está ciente e já está quase decidindo comprar.
Seja estratégico e entregue materiais ricos nos momentos certos!
Invista em uma base de leads coerente
Vamos supor que você venda um vinho extremamente sofisticado e para os gostos mais refinados. Você quer melhorar seu engajamento online, mas acaba percebendo que seu público não é exatamente esse. Você acabou atingindo uma base de leads de uma classe social diferente, que aprecia outro tipo de bebida.
Isso definitivamente vai impactar no nível de engajamento das suas páginas. É simples: se as pessoas não entenderem imediatamente, não vão procurar em sites de busca, voltar e responder. Seja claro, atinja quem está com você e traga algo relevante.
Foque no público, não em você
Sua marca é interessante, nós temos certeza disso. Mas isso não significa que todos queiram ficar lembrando disso o tempo todo. Se você fizer uma publicação sobre como seu serviço é bom, dificilmente as pessoas vão tirar algum tempo dos seus dias corridos para fortalecer isso nos comentários.
Mas e se você focasse em algo para eles? Ainda no nosso exemplo de vinhos sofisticados, que tal um guia de como seu público-alvo pode classificar a qualidade de um vinho a partir de um rótulo? Isso sim seria promissor. Você pode, inclusive, parar em alguns momentos para perguntar quais são as maiores dificuldades que eles têm e começar uma verdadeira troca de ideias.
Simplifique
Tudo anda meio corrido. Por isso, na hora de ler conteúdos online, menos é mais. Se você criar uma publicação com um texto enorme sobre o mercado de vinhos, repleto de nomes técnicos e fatos complexos, pode acabar perdendo uma parcela do público no meio do caminho. Mas se você simplificar para algo como “5 coisas que você precisa saber sobre vinhos de alto padrão”, muita gente ficaria curiosa.
Então, simplifique: é assim que você cria engajamento.
Interatividade
As pessoas estão na internet para conseguirem se distrair e se divertir. Isso deve estar na sua mente o tempo todo!
Uma excelente ideia é criar pequenas “brincadeiras” para que seu público responda de uma forma leve e consiga também se entreter. Você pode, por exemplo, desafiá-lo a definir seu vinho favorito (ainda no case de uma vinícola) com emojis, pedir para completarem uma frase ou postarem uma foto com determinado contexto. As pessoas adoram esse tipo de proposta!
Humanize
Ninguém quer sentir que está conversando com um robô. Cada vez mais, o público busca por encontrar conteúdos orgânicos, genuínos e que faça com que ele sinta que existe uma pessoa por trás de cada uma dessas publicações.
A humanização é uma técnica que procura criar uma versão mais orgânica do conteúdo compartilhado na internet, e é excelente para aumentar números de engajamento.
CTA
O Call To Action é essencial quando se trata de engajamento. Se você trouxer uma informação, seu público a receberá e acabará esquecendo depois de alguns minutos. Mas e se você terminasse a publicação, por exemplo, pedindo para o usuário compartilhar uma recomendação de filme para curtir um vídeo ou um lugar para aproveitar com os amigos? Pense nisso para finalizar qualquer material!
Agora, seu engajamento vai subir!
Com essas dicas, seu engajamento tem tudo para aumentar. Nossa dica é fazer tudo com calma, entendendo cada passo e compreendendo que tudo tem seu tempo. E atenção: para ter uma melhor análise e conseguir otimizar seus esforços online, nossa dica é a automação de marketing digital.
Se você precisar de uma forcinha, aí vão as boas notícias: a Dinamize, uma das principais players do segmento, está oferecendo 7 dias de teste gratuito para usar todos os recursos e descobrir o que essa plataforma pode fazer pela sua marca. É possível identificar quais usuários não estão engajados, analisar a navegação de leads no site, visualizar aberturas de emails e muito mais.
Acesse e conte pra gente o que achou!