O engajamento dos seus destinatários nos envios é um fator decisivo na aceitação do conteúdo pelos provedores. Hotmail e Gmail foram os primeiros a adotar este critério.
Antigamente o principal fator analisado pelos provedores de e-mail para identificar se seria aceito ou não, eram o conteúdo (palavras negativas, links suspeitos) ou a reputação do remetente ou domínio. Hoje, o engajamento dos seus destinatários com os envios realizados têm sido decisivo na aceitação de seus envios.
Portanto, para uma melhor entregabilidade é essencial que os envios sejam realizados de forma segmentada, tanto por interesses e também comportamento dos mesmos em envios anteriores.
O provedor castiga quem faz errado
Exemplo: Se enviarmos para 100 contatos de um determinado provedor todos os dias, durante um mês e a maioria destes e-mails não forem abertos por estes contatos, o provedor que analisa o engajamento para aceitação de seus próximos envios irá penalizá-lo, seja rejeitando seu envio ou colocando-o na caixa de spam do destinatário.
Veja abaixo alguns fatores analisados para classificação de engajamento de seus contatos com suas campanhas:Positivos
Abertura do e-mail – Bom
Como alguns provedores de e-mail já realizam o download das imagens por padrão, a abertura de e-mail tornou-se uma métrica menos importante. Porém, continua sendo um fator considerável.
Adicionar o remetente do envio em seus contatos – Bom
Ter o remetente do envio na lista de contatos do destinatário, indica que o destinatário já conhece quem está enviando.
Mover o e-mail para uma pasta – Bom
Se o destinatário visualizou o endereço de remetente e assunto do envio, significa que em algum momento ele pretende visualizá-lo e que o conteúdo é de seu interesse.
Responder para um e-mail recebido pelo remetente – Muito bom
Receber um e-mail e respondê-lo é um forte indicativo de que o conteúdo recebido é realmente relevante.
Dica: Crie um call to action para retornar a um endereço de e-mail (mailto:). Por essa razão, usar remetentes como noreply é considerado algo negativo em campanhas de e-mail marketing.
Mover um e-mail do lixo eletrônico (Spam) para a Caixa de entrada – Muito Bom
Isso significa que o destinatário tem interesse no conteúdo destes emails.
Negativos
Deletar o e-mail sem abri-lo – Ruim
Isso indica que o destinatário verificou o endereço do remetente e assunto, e determinou que aquele conteúdo não lhe interessava.
Se o contato receber seu envio e deletá-lo sem abrir, é um fator negativo. Logo, a reputação de seu remetente cairá, não somente para aquele remetente, mas para todo o provedor.
Mover para o lixo eletrônico (Spam) – Muito ruim
Este é um forte indicativo de que o destinatário não quer receber seus envios e o considera spam, seja pelo conteúdo não relevante ou pelo envio/frequência não solicitado.