Emojis impulsionam taxa de abertura de email

Compartilhe este conteúdo

Emojis impulsionam a taxa de abertura de email

O que são Emojis

Emoji é uma linguagem baseada em símbolos que serve para comunicar de forma universal, emoções e ações, mas com a capacidade de romper a barreira dos idiomas.

Emojis expressam emoções

Em 2015, pela primeira vez, o Dicionário Oxford incluiu em seus verbetes um símbolo ao invés de uma nova palavra: a de um rosto com lágrimas de alegria, o que demonstra a importância desse recurso.

Como tudo começou

Em Setembro de 1982, um cientista do MIT, Scott Fahlman, propôs a seus colegas de trabalho adicionar ao assunto dos e-mails enviados no seu laboratório, o simbolo “:-)” para diferenciar os conteúdos que não tinham foco no trabalho. Assim, eles poderiam ser visualizados fora do horário de expediente.

Scott Fahlmann e sua invenção: o Emoji

Fahlman, sem querer, acabou iniciando um movimento revolucionário no campo da linguística e da comunicação digital, que deu origem ao Emoji! Aos poucos foram surgindo novos e hoje em dia eles são largamente utilizados em email, mídia social e aplicativos de troca de mensagem. Tornaram-se praticamente indispensáveis.


5 Motivos para usar nas suas campanhas de email

brain1) Entendemos imagens: o cérebro humano processa a informação visual 60 mil mais rápido que texto, permitindo que a mensagem se torne mais objetiva, pois, o volume de informações que uma pessoa consome, é em média, 5x maior do que há 30 anos atrás.


Taxa de abertura é maior com emojis2)Taxa de abertura: emails com emojis no assunto, tem taxas de abertura maiores. De acordo com um recente estudo da GoDaddy, uma análise realizada a partir de 13 bilhões de e-mails entre 2015 e 2016, mostrou que emojis aumentaram a taxa de abertura em 20%.


CTR com o emoji tambem é maior3) O CTR é impressionante: emojis também aumentaram as taxas de CTR(click-through) em até 50% quando comparados a e-mails que não tem nenhum emoji no assunto.


in-love4) Sentimento e expressão: segundo pesquisa da Adweek, 75% dos homens e 84% das mulheres pesquisados acreditam que emojis expressam suas emoções de maneira mais eficaz.


focus5) Atrai a atenção: Um adulto normal perde a concentração em 8 segundos. Um elemento visual é um recurso que mantém essa atenção por alguns segundos a mais, o que é crucial para a decisão de clique.


15 Emojis mais utilizados no assunto de emails:

Confira os top 15 mais utilizados em email marketing listados no artigo de Neil Patel, veja o artigo na íntegra aqui:

fonte: Neil Patel fonte: Neil Patel

Como utilizar:

Agora que você tem uma compreensão básica do que os emojis podem fazer pela sua campanha de e-mail, você provavelmente está se perguntando: como faço para usa-los? É mais simples do que você imagina!

O Dinamize Automation conta com um teclado virtual integrado em seu processo de criação de campanhas de email, e conta com os principais emojis utilizados, o que economiza bastante tempo!

tela

Solicite mais informações

Mas há sites especializados também na busca de emojis, confira essas 3 ferramentas online:

1) Graphemica:


O Graphemica é um sistema de busca de caracteres. Através de uma palavra-chave é possivel encontrar diversos emojis relacionados.  Confira aqui.


2) FSymbols:

Criado com foco no facebook, também possui uma ampla gama de caracteres e combinações deles para uso tanto assunto quanto no corpo do email. Confira aqui!


3) Emojipedia.org:

Ferramenta de busca de emojis bem completa, veja no link: http://emojipedia.org/


Dica 01: como todo o bom recurso você deve tomar cuidados para não exagerar =) senão, você pode perder audiência 🙁
Dica 02: alguns emojis não funcionam em todos os serviços de email, portanto, realize testes para as plataformas alvo antes!

Gostou deste artigo?

Faça o download aqui

Até a próxima dica 😉

Fontes:
How Do You Make Emoticons in Subject Lines and Is it a Good Idea? by Jackie Nees – Tin Shingle
Emojis In Email Can Boost Engagement by Jess Nelson – MediaPost
Los símbolos emoji revolucionan el marketing digital [infografía] – Por Susana rois – Marketing4ecommerce
Cómo Aumentar tus Conversiones con el Marketing de Emoticones – Neil Patel
Infographic: Emojis Are Becoming a Preferred Communication Tool Across Demographics – AdWeek


Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital

Some graphics Designed by Freepik and Flaticon

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.