E-mail marketing vale a pena? Confira 9 benefícios de adotar essa estratégia!

Compartilhe este conteúdo

email marketing vale a penaO e-mail marketing já foi muito desvalorizado por profissionais da área, mas a verdade é que essa é uma ferramenta indispensável em uma boa estratégia de marketing digital. De modo geral, investir em e-mail marketing vale a pena!

Cada disparo oferece oportunidades de melhorar a relação com os leads e de aumentar suas vendas. Aliás, com o auxílio da tecnologia, isso ficou ainda mais fácil e descomplicado, sobretudo com as ferramentas de automação.

Quem diz que o e-mail marketing não vale a pena é porque não sabe como usar esse recurso a seu favor. Mas não precisa ser assim, por isso você está lendo este artigo, certo? Afinal, esse é um canal de comunicação direta com seus leads, o que já é um ponto positivo.

Por isso, neste post você pode conferir 9 motivos para usar e-mail marketing na sua estratégia!


email marketing vale a pena1. Bom custo-benefício

As empresas podem investir em diversas estratégias para atingir seu público, mas o marketing por e-mail possui um dos custos mais baixos.

Quando comparamos com modelos mais tradicionais de marketing, o ROI (Retorno Sobre Investimento) se mostra ainda mais atrativo. Afinal, no e-mail você pode enviar mensagens para públicos específicos. Um exemplo são os disparos do estágio de decisão do funil, em que você apresenta sua marca para solucionar a dor da persona.

Nesse sentido, você envia a mensagem certa na hora certa, o que aumenta significativamente as chances de conversão. Portanto, o marketing por e-mail é considerado como uma ferramenta muito rentável.


Benefícios do e-mail2. É um ótimo canal de comunicação

Você já notou quantos tipos de e-mail marketing que podem ser adicionados na sua estratégia? Então, confira alguns deles a seguir:

Esses são só alguns exemplos que você pode inserir na sua estratégia de e-mail marketing. Além disso, você pode criar outras mensagens que sejam interessantes para a sua persona. Afinal, só você conhece a sua marca tão bem a ponto de planejar as ações para engajar os consumidores.


email marketing vale a pena3. Mensagem que se adapta aos dispositivos móveis

O uso de smartphones cresce a cada ano que passa e se tornam mais presentes no dia a dia das pessoas. Por isso, adaptar as suas mensagens para diferentes tipos de telas é fundamental. Então, que tal aproveitar a popularização dos disponíveis móveis e usar essa mudança a seu favor?

Nesse contexto da transformação digital, adaptar o design para o uso em telas de tamanhos variados é muito importante. Às vezes seu lead vai ler o e-mail no computador, em outros momentos no celular. Além disso, ele pode, inclusive, ler o mesmo e-mail nesses dois dispositivos. Portanto, é essencial que a sua mensagem se adeque a tela.

Segundo levantamento feito pela Adobe, 85% dos consumidores verificam seus emails a partir de dispositivos móveis. De acordo com outro estudo, realizado pela Statista, estes mesmos dispositivos representam quase 55% do tráfego online. Isso demonstra a importância de ajustar seus modelos e mudar para um design mais responsivo.


e-mail marketing vale a pena4. Meio de comunicação mais pessoal

O e-mail é um meio de comunicação tão pessoal quanto o número de telefone. Ou seja, as pessoas não saem entregando seus contatos para qualquer um, certo? Com o e-mail acontece o mesmo, então é preciso conquistar a confiança do usuário para que ele queira receber suas mensagens.

Embora o e-mail não substitua o olho no olho, é possível criar uma comunicação próxima e mais pessoal com seus leads. Dessa forma, você constrói um relacionamento mais forte com os clientes, iniciando o caminho para a fidelização.


e-mail marketing vale a pena5. As mensagens são personalizadas

Como foi apontado, o e-mail é um canal mais pessoal que você tem para conversar com seus clientes. Se é um meio mais íntimo, a sua mensagem precisa fazer jus a isso. O e-mail marketing é muito mais do que apenas oferecer promoções, dar descontos e incentivar a compra.

Na verdade, o intuito é construir uma relação para que o cliente compre com você no momento que ele quiser ou precisar. Então, para cativar seus leads, aposte em uma comunicação mais personalizada.

  • Chame o destinatário pelo nome;
  • Conheça as interações que ele já teve com a sua marca (um CRM ajuda muito nisso);
  • Faça testes A/B para ver o que tem melhor performance;
  • Use a criatividade.

Um exemplo de mensagem personalizada é quando recebemos um e-mail com conteúdos relacionados a temas ou produtos que demonstramos interesse anteriormente. Caso contrário, por que receber uma mensagem sobre algo que não estamos interessados? Isso só faz com que o seu lead fique cansado de receber e-mails e cancele a inscrição.


Entenda as preferências de cada consumidor6. Criação de listas segmentadas

O nível de engajamento dos leads é um termômetro para mostrar se eles estão preparados para a abordagem de venda. Nesse sentido, a segmentação é o que separa seus leads e auxilia no envio de mensagens mais direcionadas.

Dessa maneira, você consegue classificar os leads de acordo com o momento de cada um. Para fazer isso de maneira eficiente, o uso de uma ferramenta CRM é uma grande ajuda para gerenciar seus contatos e segmentá-los.

No marketing digital, a qualificação e segmentação são pontos essenciais. A partir disso é que as campanhas são mais eficientes, pois leva em consideração os hábitos, interesses e gostos de cada lead.


e-mail marketing vale a pena7. Disponibilização de métricas de desempenho

A possibilidade de mensurar o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing é uma das grandes vantagens dessa estratégia. Afinal, o acompanhamento de resultados ajuda a identificar aspectos que foram um sucesso e também o que precisa de melhoria.

Os números não mentem. Portanto, aproveite as métricas e comece a ajustar suas ações para aproveitar ainda mais os benefícios do e-mail marketing. Um bom planejamento estratégico conta sempre com análises para melhorar a performance das ações.


mantenha o púbico engajado8. Ferramenta ideal para a nutrição de leads

Quando um lead é convertido (por landing page, pop-us, newsletter ou outros meios), você começa a captar informações importantes para sua estratégia. Esses dados são só o início para começar a nutrir seus leads de acordo com o momento em que eles estão no funil de vendas.

O cadastro também é fundamental para que os usuários concordem em receber seus disparos de e-mail. Afinal, problemas com spam podem arruinar a sua estratégia. Outro fator bastante negativo é a compra de listas, uma vez que é uma prática mal vista e que não tem resultados favoráveis.

Ou seja, o cadastro deve ser realizado pelo próprio usuário. Dessa forma, você consegue enviar as mensagens para leads de cada etapa da jornada de compras.


Otimizando a comunicação9. Automação de tarefas

Já imaginou contar com uma ferramenta que facilite o disparo de e-mails, auxilia na construção de páginas de conversões e outros atrativos? É para isso que serve um software de automação!

Investir em e-mails automatizados melhora o fluxo dos disparos, ajuda na criação de peças mais interessantes, segmenta os envios, torna as mensagens responsivas e tem muitas outras vantagens. É possível até mesmo fazer a integração com outras ferramentas para detalhar mais suas ações.

Percebeu como investir em e-mail marketing vale a pena? Essa é uma estratégia que dificilmente ficará obsoleta, uma vez que é uma ferramenta poderosa. Portanto, continue aproveitando todos os benefícios que ela tem.

Por fim, conheça o Dinamize Mail e veja como potencializar os resultados de seus e-mails!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.