Datas comemorativas, como por exemplo o Dia dos Namorados, podem ser utilizadas para gerar mais vendas e fidelizar o público que acompanha a sua marca. E se a meta é conquistar o coração de cada vez mais consumidores, o email marketing não pode ficar de fora!
Para entender como o email marketing pode ajudar você a criar uma comunicação apaixonante para o Dia dos Namorados, leia até o final e compartilhe nos comentários o que achou do conteúdo!
Vendas no Dia dos Namorados
Assim como no Natal ou na Black Friday, o Dia dos Namorados movimenta o mercado e pode gerar mais receita para as marcas que sabem aproveitar a data.
Um levantamento da Neotrust mostrou que, entre os dias 30 de maio e 12 de junho de 2024, o e-commerce faturou mais de R$ 19 bilhões. Esse resultado representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2023. Categorias como calçados, acessórios e cuidados pessoais registraram um aumento superior a 100% nas vendas.
Como usar o email marketing para vender mais no Dia dos Namorados
Veja abaixo algumas dicas que separamos para ajudar você a vender mais no Dia dos Namorados com a ajuda do email marketing!
Conquiste o coração (e os dados) de novos contatos
O primeiro passo para uma estratégia de email marketing de sucesso é contar com uma base de contatos realmente interessada no que você tem a oferecer.
Por isso, tenha em mente uma coisa quando pensar em como aumentar seu público: não compre listas de email. Muita gente ainda cai nessa tentação, mas esse tipo de prática é prejudicial para a reputação da sua marca, que pode receber denúncias de Spam e ter um engajamento cada vez mais baixo.
Se você não sabe por onde começar as ações para captar leads, pense nos principais canais de marketing que a sua marca possui. Caso tenha site, loja virtual e/ou redes sociais, por exemplo, pense em como mais pessoas podem chegar até você.
Crie conteúdo que estimule o engajamento do público e faça com que mais pessoas encontrem a sua marca nos mecanismos de busca. Além disso, pense em ações de SEO para que as páginas do site destaquem-se entre as concorrentes. Produza conteúdo com base nas palavras-chave mais relevantes para a sua marca e analise fatores como a velocidade do site, responsividade nos dispositivos e outros erros específicos.
Depois que você atrair os consumidores, basta definir como eles serão incluídos na sua base. Com um formulário de cadastro, que pode ser inserido em diversos espaços do seu site e que também pode ser usado nas redes sociais, você solicita as informações essenciais para se comunicar com o público.
9 dicas para atrair novos contatos
O primeiro encontro é decisivo
Assim que os usuários passam a fazer parte da sua base de leads, eles esperam por um contato que sirva como ponto de partida para o relacionamento com a sua marca. Seja no período de preparação para o Dia dos Namorados ou então em outras datas, nada melhor do que um email marketing de boas-vindas para iniciar sua comunicação com os consumidores.
O email de boas-vindas deve ser enviado depois que o usuário preencher algum formulário confirmando interesse em receber promoções, novidades da sua marca etc. Trata-se de uma mensagem objetiva, que deve explicar rapidamente como será realizada a comunicação e, acima de tudo, oferecer descontos especiais, frete grátis ou outros benefícios que incentivem os consumidores a visitarem sua loja virtual.
Com a ajuda da automação de marketing, criar uma sequência de envios de boas-vindas. Essa comunicação vai ajudar você a encaminhar mensagens específicas com base no engajamento do público.
Dessa forma, você pode criar automações para quem visualizar os emails, envios considerando quais links o usuário acessou a partir da peça ou ainda mensagens específicas para quem não visualizou o email.
Algumas ideias de emails para inserir em sua sequência de boas-vindas para o Dia dos Namorados:
- Produtos mais vendidos da loja;
- Itens com descontos especiais;
- Emails com produtos que interessam o usuário;
- Produtos semelhantes aos adquiridos anteriormente (caso seja cliente).
Descubra o que agrada seus pretendentes
Lembre-se que, em datas como o Dia dos Namorados, é essencial saber quais tipos de produtos podem ser relevantes para cada consumidor.
Nos formulários de cadastro, você pode solicitar aos contatos que indiquem quais os produtos mais relevantes para eles. Para os consumidores que já recebem promoções da sua marca, seja por email, SMS marketing ou outro canal, busque identificar quais são os itens que geram mais engajamento do público.
Utilizando uma plataforma de automação de marketing, você pode analisar o engajamento do público nos envios de email marketing, conversão em formulários e até mesmo a navegação no seu site. A partir disso, é possível criar uma automação de atualização cadastral para, por fim, encaminhar as promoções adequadas para os interesses de cada consumidor.
Crie automações a partir das conversões em formulários
Analise a interação do público no seu site
Você também pode analisar a interação dos contatos no seu site para criar os melhores envios de email marketing e vender mais no Dia dos Namorados.
Com um recurso como o lead tracking, por exemplo, é possível identificar quais páginas foram acessadas por cada usuário e criar uma comunicação considerando o produto ou tipo de serviço pelo qual eles se interessaram.
Fazer envios de carrinho abandonado, ou seja, emails automáticos quando o consumidor adiciona um produto no carrinho do site, mas não conclui a compra, também pode ser útil para vender mais no Dia dos Namoradas. Ao integrar seu site com uma plataforma de email marketing, você envia emails personalizados com base no produto deixado no carrinho, com detalhes sobre ele e um link para retomar a compra.
Conteúdo personalizado salva relacionamentos
Criar email marketing personalizado pode ajudar você a aproximar-se das pessoas que acompanham sua marca da melhor forma possível. Essa personalização tem como base informações dos consumidores, sejam elas de preferência de conteúdo ou então dados cadastrais.
Além de usar os produtos de interesse e engajamento do público para criar emails personalizados para o Dia dos Namorados, pense em como a comunicação da sua marca pode se aproximar mais do consumidor.
Você pode usar campos personalizados para inserir no conteúdo dos emails, seja no assunto ou então na própria peça, informações como nome do consumidor, preferências de conteúdo e muito mais. Para isso, basta que tenha estas informações organizadas na plataforma que você utiliza para enviar emails.
Por fim, lembre-se que suas peças de email marketing devem ser atrativas, destacando os principais benefícios para que os consumidores se motivem a comprar no Dia dos Namorados. Um conteúdo irrelevante e distribuído de forma desorganizada pode fazer as pessoas perderem o interesse em você e, com isso, a reputação da sua marca é impactada.
Alguns exemplos de email de Dia dos Namorados
Supere os momentos difíceis
Muitas vezes, os consumidores se interessam pelo que você tem a oferecer e, depois que o tempo passa, eles perdem esse interesse. Além desse público, existem aqueles que simplesmente não recebem os envios de email marketing da sua marca e, por isso, deixam de comprar no Dia dos Namorados.
Para identificar quem são os consumidores que não visualizam seus envios de email, você pode elaborar algumas ações de reengajamento. A primeira etapa dessa análise consiste em segmentar a sua base de contatos para saber quais contatos participaram dos envios de email, mas não interagiram com eles em um determinado período, que pode ser estabelecido conforme a frequência de mensagens que você envia por mês.
Você pode fazer envios de email com produtos que sejam de interesse dos contatos (caso tenha essa informação na sua base de leads) ou então criar um email específico que leve os usuários para uma landing page onde possam confirmar o que interessa a eles.
Ao identificar os contatos que não interagem e criar as ações de reengajamento, fica mais fácil garantir que sua comunicação seja ainda mais direcionada.
Saiba a hora certa para vender
Entender o momento ideal para enviar os emails com foco na venda é vital para ter sucesso em datas como o Dia dos Namorados. E se você pensa que é uma boa ideia enviar promoções e descontos especiais apenas na data, é hora de revisar sua estratégia.
Para gerar bons resultados, toda ação de marketing digital deve ser planejada com frequência. Isso vale não apenas aos emails que pretende enviar, mas também aos processos de atração de novos leads e aumento de alcance da sua marca citados anteriormente.
Para saber quais contatos estão mais dispostos a comprar, você pode usar o lead scoring, recurso que consiste em atribuir pontos para cada interação dos contatos com a sua marca. Este processo, que pode ser feito de forma automatizada, é uma alternativa interessante para separar o público que acompanha a sua marca de acordo com o engajamento.
Veja alguns exemplos de interações que podem ser incluídas no lead scoring na plataforma de automação da Dinamize:
Identificando oportunidades de venda com automação de marketing
Faça todos os testes antes de enviar
Sabe quando você vai apresentar um trabalho e bate aquele nervosismo? Muitas vezes, esse tipo de coisa acontece quando a apresentação foi pouco ensaiada e ainda há insegurança sobre o que dizer. Vender seus produtos não é tão diferente assim e, por isso, ter todo o conteúdo bem elaborado é muito importante.
Para vender muito no Dia dos Namorados, faça um teste A/B sempre que criar uma nova ação de email marketing.
O teste A/B é feito a partir da comparação de diversas versões de um email, onde você pode testar elementos como o assunto, estrutura do conteúdo, melhor horário para enviar e outras informações.
Basta indicar qual item deseja analisar, definir quantas versões vai criar e enviar o teste para uma parcela do público. Depois disso, a versão com melhores índices de interação (dentro do critério estabelecido) será enviada para o resto dos consumidores.
Caso teste o assunto, por exemplo, pode criar diversas versões de anúncios e enviá-los para uma parte do público. O assunto vencedor, ou seja, o que contou com as melhores taxas de engajamento, será o escolhido para o envio definitivo.
Saiba como fazer um teste A/B na plataforma de email marketing da Dinamize:
Todo amor pode durar para sempre
Conquistar novos clientes é bom, mas fidelizar aqueles que já estão ao seu lado é ainda melhor. Até porque, ao fazer isso, você também consegue gerar novas vendas.
Clientes satisfeitos podem voltar a comprar produtos da sua marca, seja no Dia dos Namorados ou em outros momentos. Além disso, a chance desses consumidores levarem o nome da sua marca até outras pessoas também é grande.
Garantir aos consumidores uma boa experiência de compra é uma das melhores maneiras de mantê-los interessados nos seus produtos. Para isso, crie emails para saber se os clientes tiveram dificuldades durante o processo de compra e solicite uma avaliação sobre os itens adquiridos.
Além de se certificar de que os consumidores tiveram as expectativas atendidas ao comprar da sua marca, pense em formas de manter esse público conectado após a compra. Novidades da loja, descontos especiais e produtos relacionados aos que foram comprados anteriormente são só alguns dos estímulos que podem fazer os clientes comprarem por muito tempo.
Então, não deixe de elaborar campanhas de Email Marketing no Dia dos Namorados para aumentar as vendas da sua marca e fidelizar o público!
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