Bem, neste post você verá que essa ferramenta é poderosa e capaz de transformar a presença digital do seu restaurante. Assim, os resultados serão mais positivos caso você utilize o e-mail marketing da maneira certa.
Então, o que acha de apostar nessa ferramenta? Continue a leitura e descubra por que ter uma estratégia de e-mail marketing para restaurantes e como captar clientes!
Por que usar e-mail marketing para restaurantes?
O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por empresas de diversos segmentos, tanto em negócios B2B quanto em B2C. No caso de restaurantes, o envio de mensagens eletrônicas é ainda mais interessante pois pode servir para conquistar novos frequentadores, mas também para fazer seus clientes voltarem ao local — e até indicá-lo a outras pessoas.
Por esses motivos, um bar ou restaurante consegue aproveitar que seus clientes estão sempre conectados para atraí-los utilizando o meio digital. As redes sociais são boas formas de divulgação, mas o disparo de e-mail é mais personalizado e pessoal.
As pessoas que estão na sua base são aquelas que forneceram seus contatos para receber seus conteúdos e ofertas. Ou seja, são mais engajadas e têm mais chances de consumir no seu estabelecimento do que aquelas que só acompanham pelas mídias sociais — sem tirar o mérito das redes sociais, elas também são ferramentas super importantes na sua estratégia!
Além de ser um meio de divulgação, o e-mail marketing também gera mais visibilidade, fortalece a marca e destaca o restaurante da concorrência. Além disso, também tem outras vantagens, como:
- serve para que você entenda o comportamento e as preferências do público;
- amplia o alcance da marca;
- é um canal de relacionamento com os consumidores;
- trabalha a fidelização dos clientes;
- tem um ótimo custo-benefício;
- facilidade para monitorar as métricas de e-mail marketing;
- as estratégias podem ser otimizadas com o uso de ferramentas de automação;
- comunicação mais clara e eficiente.
Como captar novos clientes com uma estratégia de e-mail?
De nada adianta querer ter uma estratégia de e-mail marketing se o restaurante não tem um plano bem definido para captar novos contatos. Sendo assim, veja quais são as táticas que podem ser aplicadas para capturar esses leads.
Antes de tudo, crie um site
Você já pensou para onde os usuários serão encaminhados quando clicarem em algum link sugerindo a inscrição de e-mail? Um site é como endereço do seu restaurante na internet, e é preciso atualizar a página sempre que houver alguma mudança.
Provavelmente muitos dos seus clientes chegam até seu restaurante na web por meio das redes sociais, Maps e também por um site. Afinal, ter uma página também aumenta a credibilidade, além de ser um ponto central em que os visitantes podem conferir detalhes como:
- localização;
- pratos servidos;
- horário de funcionamento;
- links para as redes sociais;
- fotos do restaurante;
- área para fazer reservas;
- landing page para inscrever e-mail.
Envie promoções para seus contatos
Não há quem não goste de receber uma boa promoção com ofertas e descontos. As pessoas que frequentam restaurantes gostam de ter boas experiências. Além da comida, outros aspectos influenciam na decisão se eles gostam ou não do estabelecimento.
Dessa forma, o e-mail é um modelo de contato mais próximo e que incentiva os clientes a voltarem ao restaurante. Por isso, enviar promoções é uma alternativa válida para chamar atenção da clientela.
É possível enviar um e-mail com um cupom de desconto junto do convite para realizar uma reserva. Ou até uma mensagem para recuperar clientes, dizendo que faz tempo que o cliente não vai ao restaurante e convidando para que ele retorne e ganhe desconto. São várias as possibilidades, desde que a campanha combine com a estratégia do negócio.
Conte a história do negócio
Cozinhar costuma ser algo que remete à intimidade, ao acolhimento e coisas boas. Desse modo, a construção da relação entre os clientes e o restaurante precisa ser mais próxima, e isso passa pelo compartilhamento.
Portanto, uma boa ideia que pode ser usada em campanhas de e-mail marketing é contar a história do estabelecimento. Contar quando o restaurante foi fundado, quem criou, os primeiros anos, a evolução do negócio e outras narrativas são maneiras de humanizar e aproximar ainda mais os clientes.
Apresente seu cardápio
Um dos motivos que levam à decisão de visitar ou não um restaurante é o cardápio. Ou seja, para atrair novos clientes e fazer com que se inscrevam para receber seus e-mails, esse é um ponto essencial.
A estética é uma questão valiosa, pois é preciso despertar o desejo dos consumidores. Por isso, invista em boas imagens dos pratos e use-as nos seus e-mails junto de sugestões que podem ser apetitosas para seus clientes.
As vendas sugestivas são estratégias que dão muito certo quando bem articuladas, principalmente quando o menu varia de acordo o dia ou período. Por exemplo, se o restaurante trabalha com pratos do dia, o e-mail marketing é uma ferramenta interessante para informar o que está sendo oferecido naquele dia, ou até mesmo o cardápio com os pratos de cada dia da semana.
Aproveite datas comemorativas
Dia das mães, dia dos namorados e outras datas comemorativas são perfeitas para criar boas campanhas de divulgação por e-mail! Esses dias costumam ter maior demanda e são bastante lucrativos, principalmente se você trabalhar em boa uma campanha de marketing por e-mail.
Portanto, crie promoções criativas e atrativas e use o e-mail marketing para divulgar. Além do mais, uma boa estratégia é convidar as pessoas a se inscreverem para receber seus e-mails e, em troca disso, oferecer cupons de descontos exclusivos, por exemplo.
O e-mail marketing para restaurantes permite a criação de campanhas muito eficientes, bem como otimiza as demandas do time de marketing. Para melhorar ainda mais, o uso de ferramentas de automação facilita os processos e você acompanha cada etapa das ações, inclusive os resultados obtidos.
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