O email é um dos canais mais importantes para geração de vendas e fidelização de consumidores. No entanto, boa parte dos profissionais possuem dúvidas sobre os envios de email marketing, seja ao começar uma comunicação ou posteriormente, ao analisar o desempenho das ações.
Por isso, vamos compartilhar aqui as dúvidas mais frequentes sobre email marketing e, é claro, tudo que você precisa saber para deixar o medo de lado e começar uma estratégia de sucesso!
10 dúvidas frequentes sobre email marketing
Levantamos alguns dos questionamentos mais frequentes para compartilhar dicas que vão ajudar você a qualificar as vendas com envios de email.
#1 Email marketing ainda funciona?
Quem já realiza envios de email marketing sabe dos benefícios que ele oferece, mas muita gente possui dúvidas sobre a relevância do canal para gerar novas vendas. A verdade é que o email, assim como qualquer um dos canais de marketing, pode gerar resultados positivos quando usado da forma certa.
Isso quer dizer que, se faltar planejamento estratégico, as chances de aumentar o alcance da sua marca e vender mais diminuem. A questão é que nenhuma ação de marketing vai gerar o resultado esperado se não houver o mínimo de organização, concorda?
Além disso, o email marketing oferece um retorno sobre o investimento que é considerado um dos maiores do mercado. Portanto, você pode investir menos do que em outros canais e ter o mesmo rendimento – ou até ir além do esperado.
#2 Como iniciar uma estratégia de email marketing?
Uma das dúvidas mais recorrentes quando falamos de email marketing envolve a criação da lista de emails. Isso porque muitas pessoas (ainda) acreditam que comprar listas de email é a forma mais efetiva de começar uma comunicação, quando este tipo de prática pode ser altamente prejudicial para a reputação da sua marca.
Para atrair mais consumidores e gerar oportunidades de venda, é preciso investir tempo em um planejamento de marketing, tanto para a criação de anúncios quanto para conteúdos no site, blog posts, podcast, ebooks e outros tipos de materiais. Analise a buyer persona do seu negócio para identificar os canais de marketing ideais para comunicar-se com aquelas pessoas com maiores chances de se tornarem clientes.
A buyer persona é uma representação semi-fictícia do consumidor ideal para o seu negócio. Este perfil é definido a partir de pesquisas com quem já é cliente, estudo de concorrentes e análises que identifiquem canais de comunicação mais utilizados pelo público, principais necessidades, conteúdos de interesse, entre outras informações.
Definindo os canais ideais, insira formulários de cadastro nestes espaços para que os consumidores informem seus emails e outros dados relevantes para participar de suas campanhas de email marketing. Os formulários podem, por exemplo, ser inseridos no seu site (fixados nas páginas ou por meio de pop-ups) e nas mídias sociais.
#3 Com que frequência devo enviar emails?
Toda estratégia de marketing digital demanda recorrência, e isso vale tanto para anúncios e impulsionamentos quanto para ações de inbound marketing de forma geral. Enviar emails de forma exagerada, ou se comunicar pouco com os consumidores, pode trazer prejuízos para sua marca, como descadastros da base de contatos e até denúncias de spam.
Você pode incluir, no formulário de cadastro, um campo específico onde os usuários indicam com qual frequência desejam receber emails. Esse questionamento pode ser feito posteriormente aos que já recebem seus emails, por meio de envios que direcionem os usuários até uma landing page em que possam atualizar suas preferências.
De acordo com Juliana Makray, gerente de contas da Dinamize, analisar o comportamento do público ao longo das campanhas de email é algo essencial para estabelecer a frequência de envios.
Segundo a gerente, a frequência dos envios varia conforme o engajamento do público. Isso quer dizer que, para pessoas menos engajadas, a frequência de envios deve ser menor do que aquela destinada ao público mais envolvido com o seu conteúdo. “Uma base ‘cansada’ de mensagens repetidas tende a se tornar inativa”, destaca.
#4 Qual o melhor dia para enviar emails?
Assim como na frequência dos envios, o melhor momento para fazer email marketing não é algo universal. O horário certo para enviar as mensagens varia de acordo com a realidade de cada negócio, pois cada tipo de consumidor conta com um comportamento específico.
Além dos estudos de buyer persona mencionados anteriormente, acompanhe o engajamento dos consumidores com cada ação realizada, verificando todas as possibilidades. Para Juliana, “o ideal é realizar testes em diferentes horários com o mesmo tipo de conteúdo para descobrir qual é o melhor resultado”.
Juliana destaca ainda que é possível encontrar mais de uma preferência dentro do público que acompanha sua marca. “Muitas vezes, dentro de uma mesma empresa, é possível ter duas buyer personas diferentes, com horários ideais muito distantes”, complementa a gerente.
Dados como horários de maior acesso no seu site ou call center, dias e horas com maior número de compras na loja virtual também podem ser analisados para identificar alternativas para a sua comunicação por email.
#5 Quais configurações preciso fazer para enviar emails?
Aqui temos uma das dúvidas sobre email marketing mais recorrentes. O domínio que pretende utilizar como remetente nos envios precisa de algumas configurações, que vão possibilitar mais mensagens sendo entregues na caixa de entrada e, por consequência, gerar aumento na taxa de clique.
Digamos, por exemplo, que você vai fazer envios para promover uma loja de eletrônicos e, para mandar as mensagens, é utilizado o endereço de email [email protected]. Neste caso, o domínio é eletronicoslegais.com, ou seja, o que está depois da @.
Dito isso, vamos às apresentações: as configurações de SPF, DKIM, CNAME, e DMARK são essenciais para garantir que os envios de email tenham a menor taxa de soft bounce possível, sendo entregues ao maior número de usuários. Para que seus envios não sejam rejeitados pelos provedores de email, ou classificados como Spam com maior frequência.
Saiba mais sobre SPF, CNAME e DKIM.
Veja o que é DMARC e como configurá-lo.
#6 Como criar uma peça de email marketing?
O primeiro passo é ter um objetivo para a comunicação. Se o seu envio tem como foco gerar acessos à sua loja virtual, por exemplo, a estrutura da peça deve conduzir os consumidores até ela.
Entenda como o conteúdo pode ser criado de forma a despertar o interesse dos usuários e, acima de tudo, evidenciar os benefícios obtidos ao visualizar a mensagem e clicar em um link da peça.
O ideal para que suas ações tenham um bom desempenho é criar um layout composto por imagens e textos. Desta forma, você proporciona uma boa leitura aos consumidores e o seu conteúdo não corre risco de ser classificado como Spam de forma indevida. Estabelecer esta proporção ajuda os provedores de email na análise do conteúdo da mensagem, pois eles só conseguem identificar o conteúdo da mensagem que está apresentado em texto.
Dica: não esqueça de inserir texto alternativo (atributo ALT TEXT) em cada uma das imagens inseridas na peça.
Por fim, pense em como a peça será exibida em cada tipo de aparelho. Criar um email marketing responsivo, ou seja, que se adapta aos mais variados dispositivos, é fundamental para aumentar o engajamento do público. Se um usuário acessa sua peça de email pelo celular, mas ela foi pensada apenas para visualização em computadores, a experiência não será das melhores.
#7 Por que alguns envios são bloqueados ou caem na caixa de Spam?
Como você viu anteriormente, até mesmo o desequilíbrio entre imagens e textos pode resultar na classificação como Spam. No entanto, existem outros fatores que afetam o desempenho das ações criadas.
O uso de certos termos no texto do seu email é um dos exemplos disso. Evite o uso de palavras que sejam muito apelativas para a venda, pois os filtros anti-spam de cada provedor podem identificá-las e direcionar a sua mensagem para o Spam. Conheça algumas palavras-chave proibidas no email marketing.
Quanto mais os envios são classificados como Spam, ou então recebem denúncias por parte dos destinatários, maiores as chances deles serem bloqueados. Com o bloqueio, a mensagem sequer é entregue ao destinatário, como uma medida de segurança dos provedores.
De acordo com a recorrência dessas denúncias, seu domínio pode parar em uma lista com aqueles que mais praticam Spam, o que é prejudicial para o desempenho de suas campanhas como um todo. Saiba mais sobre as Blacklists.
#8 O que fazer para aumentar a taxa de abertura dos envios?
Além de contar com um público realmente interessado nas suas ações e elaborar emails segmentados, lembre-se que a forma como você apresenta a mensagem também é decisiva para gerar mais visualizações. Se estamos falando em uma boa apresentação, o assunto do email marketing não pode ficar de fora.
O assunto do email, combinado com o preheader (o texto que vem logo após o assunto), é o que vai despertar o interesse de cada consumidor. Dessa forma, é preciso pensar em como criar uma chamada que seja atrativa e que toque no que importa para quem vai receber a mensagem.
Dá uma olhada no vídeo abaixo para entender melhor como criar um assunto de sucesso:
Tenha cuidado também com os erros permanentes nos seus envios de email. Conhecido como hard bounce, esse tipo de erro é representado por emails que não existem ou que foram desativados pelo serviço ao qual eles pertencem.
Saiba mais sobre entregabilidade de email marketing para qualificar as taxas de visualização.
#9 É possível inserir vídeos no email?
Uma das dúvidas sobre a criação de conteúdo do email marketing se refere ao uso de vídeos.
Como boa parte dos provedores de email (entre eles o Gmail) não possibilitam a exibição direta na peça, a forma mais efetiva de inserir este tipo de conteúdo é adicionando apenas uma imagem com a prévia do vídeo, com um link que encaminhe o usuário à plataforma em que ele está hospedado (YouTube ou Vimeo, por exemplo).
Apesar desta limitação, o vídeo no email marketing é uma alternativa interessante para dar uma nova alternativa de interação com a sua audiência e detalhar de forma mais dinâmica os serviços que você oferece.
#10 Como saber se os meus envios estão gerando bons resultados?
A ferramenta de email marketing utilizada para fazer os envios deve contar, ao menos, com um relatório para cada ação. Com isso, você consegue analisar a efetividade das ações realizadas de acordo com os objetivos definidos.
No relatório de email marketing, você vai encontrar a taxa de visualização e denúncias de Spam, que já mencionamos, além de outras informações, como por exemplo:
- Quantidade de cliques -> caso seu objetivo seja gerar mais acessos a outros canais, esta é uma métrica importante para identificar a efetividade da comunicação criada;
- Mapa de cliques -> indica quais áreas da sua peça de emails geraram acessos ao site, redes sociais, ou outro espaço online. Ideal para mensurar a efetividade de cada call to action inserido na mensagem;
- Solicitações de descadastro -> representa o número de usuários que pediram para sair da sua lista de emails;
- Erros de entrega detalhados -> mostra os motivos pelos quais a mensagem não chegou até os destinatários. Conta inválida, bloqueio anti-spam, caixa de emails do destinatário cheia, servidor indisponível são alguns dos motivos que podem ser indicados no relatório.
Caso você ainda não tenha uma plataforma de email marketing, saiba que nós da Dinamize temos a solução ideal. Crie landing pages para aumentar sua base de leads, fluxos de automação de email marketing para engajar seu público e vender mais, integre as plataformas de CRM de vendas e E-commerce que você utiliza e conte com relatórios detalhados sobre cada ação!
Saiba tudo sobre nossa plataforma:
Mas e aí, alguma das suas dúvidas sobre email marketing ficou de fora? Então, compartilha com a gente nos comentários e até a próxima dica!
Veja também: Dicas para aumentar a lista de emails