Mesmo que você tenha 100% de sua base composta por contatos que se cadastraram em algum momento para receber seu email marketing, quem disse que esta autorização que o contato lhe deu para receber seus envios era para sempre?
Tudo muda o tempo todo
Imagine o que pode mudar em sua vida em 6 meses ou mais? Você pode ter comprado aquele apartamento que estava buscando, logo, aqueles envios com anúncios de imóveis já não são mais de seu interesse. Pode ter começado um novo namoro, então aqueles e-mails da festa da sua cidade já não são mais tão relevantes. Decidiu entrar em uma dieta fit? Acho que os e-mails do que antes era seu rodízio de massas favorito, será ignorado por um tempo. Você pode mudar de trabalho, de ramo de atividade, mudar de cidade ou estado, … ufa! Muitos podem ser os motivos pelos quais você pode não se interessar mais por um conteúdo, assim como o mesmo pode ocorrer com os contatos de sua base.
Grande parte de sua base de contatos pode estar INATIVA! Caso você não esteja constantemente gerenciando ou atualizando sua base de contatos, grande parte destes contatos podem estar inativos.
Ou seja, contatos dos quais estão participando dos seus envios, não estão abrindo ou clicando em qualquer um de seus e-mails. Identificando os contatos inativos. Parte destas pessoas que não querem mais receber seus envios irão descadastrar, denunciá-lo como spam ou deixarão de acessar a conta de e-mail da qual você está enviando (hard bounce/inválidos). Todos estes casos citados, são possíveis de ser tratados automaticamente através do controle de comportamento no Dinamize Mail. Porém a outra parte, pode não descadastrar ou denunciar, eles simplesmente deixarão de abrir seus envios. O que é altamente prejudicial à sua reputação principalmente em provedores de e-mail, como Gmail, Hotmail e Yahoo, que possuem um filtro anti-spam baseados em comportamento do remetente.
Quando você realiza diversos envios para um contato durante um período e o contato não realiza nenhuma interação com estes, o provedor que está recebendo, entende que o seu destinatário não tem interesse em seu conteúdo.
E a sua base aos poucos perde entregabilidade. Infelizmente a realidade é: um envio que você realiza para um contato que está interagindo com seus e-mails, pode chegar na Caixa de Entrada, e o mesmo envio, pode chegar na Caixa de Spam de um contato sem interação.
Isso significa que, não importa a quantidade de envios, ou conteúdo do envio, ele continuará chegando no lixo para aquele destinatário, até que ele tire-o desta caixa (ex.: mova-o para a caixa de entrada ou outra pasta), ou você mude seu comportamento. E é para auxiliá-los no gerenciamento destes contatos, que liberamos uma nova funcionalidade no Dinamize Mail: o Descanso de base! E você poderá fazer tanto um controle individual quanto automatizar todo o processo que controla o descanso de base !
Quais são as vantagens de utilizar o Descanso de base? Primeiramente, diminuirá o número de envios para contatos sem interação irá melhorar sua reputação junto aos provedores, uma vez que, o percentual de contatos que estarão interagindo com seus envios será maior. Evitará novos bloqueios com provedores para contatos que realmente estão ativos e engajados em suas campanhas. E também, ajudará em um primeiro envio àquele seu prospect que está querendo saber mais sobre sua empresa ou produtos, uma vez que, a reputação de seu remetente estará em alta junto aos provedores. Veja como ativar o descanso de base no Dinamize Mail: Nossa automação consistirá no seguinte: contatos que participaram nos envios e não interagiram em nenhum por mais de 30 dias, entram em descanso por 30 dias, ou seja, não receberão e-mail por 30 dias.
Passo 1: Acesse o menu Envios > Automação > Nova automação.
Passo 2: Agora escolha o gatilho Comportamento do Contato. Na janela posterior, marque a opção “Não interagiram”. Ao lado, será necessário selecionar uma das opções: Envio pontual específico, envio de automação específico, campanha específica ou qualquer um de meus envios. Selecione a opção que desejar e clique no botão verde “Selecionar”.
Passo 3: Clique em Tempo, marque a opção de tempo a ser analisado, exemplo: “Após 30 dias”. Nesse caso é o tempo que será analisado se o contato não efetuou nenhuma interação.
Passo 4: em “O que fazer” escolha “Atualizar dados”. Na Janela que abrir, marque a opção “Colocar contato em descanso” e coloque o valor desejado para deixá-lo fora de próximos envios, após isto clique no botão verde, “Selecionar”.
Pronto! Você realizou sua primeira automação de descanso de base 😉
Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital
e Caroline Gomes – Gerente de atendimento