Denúncia de Spam – O que é e qual seu impacto na entrega de email

Denúncia de spam

Quem nunca recebeu emails ou mensagens que prometiam vantagens excessivas e que nem ao menos foram solicitados? Bem, se você ainda não sabe, essa prática é conhecida como SPAM. Ela é um dos fatores que mais prejudicam campanhas de marketing digital e contribuem para uma imagem negativa das marcas.

Aliás, você sabia que 1 a cada 2 emails enviados no mundo inteiro é SPAM? Pois é. E essa prática não acontece somente nas caixas de email, mas também nas redes sociais e no whatsapp. Dessa forma, é preciso entender os impactos de uma denúncia de SPAM na sua comunicação.

Quer saber tudo sobre denúncia de SPAM e evitar que sua marca seja impactada por ela? Então, vamos compartilhar:

  • O que é SPAM;
  • O que é a denúncia de SPAM no email;
  • Como é feita uma denúncia de SPAM nos diferentes canais;
  • Quais as formas de identificar se um conteúdo é SPAM;
  • Como evitar uma denúncia de spam para o seu remetente.

Vamos nessa?


denúncia de spamO que é SPAM?

A sigla SPAM significa Sending and Posting Advertisement in Mass (enviar e postar publicidade em massa). São mensagens indesejadas e não solicitadas, muitas vezes enviadas em grande quantidade. O tipo mais comum de SPAM é aquele com viés comercial. No entanto, há outras categorias, como as correntes, os programas maliciosos que furtam dados das pessoas e a pornografia.

O SPAM é um grande problema tanto para as marcas quanto para os usuários. Quando alguém faz uma denúncia de SPAM, a marca sai prejudicada, pois ela é penalizada pelo provedores de email e pelas redes sociais. Já o usuário que é vítima de SPAM fica com uma caixa de entrada lotada de mensagens que só o atrapalham.

Além disso, o SPAM vai contra tudo o que o marketing prega. Lembre-se sempre de trabalhar para que o consumidor tenha a melhor experiência possível, e que conteúdos não solicitados apenas pioram essa experiência.


O que é a denúncia de spam no email?

Em resumo, a denúncia de spam no email ocorre quando um usuário recebe uma mensagem de email e marca que a mensagem é um spam (ou lixo eletrônico). Apesar de muitas pessoas pensarem que quando essa ação é feita, a sua mensagem somente será movida para a pasta de spam no gerenciador de email do usuário, na realidade, o impacto é muito maior.

Boa parte dos provedores de email (como Gmail, Hotmail e Yahoo), ao identificar que um grande percentual de suas mensagens enviadas estão sendo marcadas como spam pelos usuários, começará a direcionar suas mensagens para a caixa de spam diretamente ou então bloqueará seu remetente ou IP de envio.

Todos os provedores de email trabalham frequentemente em melhorias em seus filtros antispam, com intuito de manter emails indesejados longe da caixa de entrada de seus usuários. Por essa razão, ao identificar um remetente que receba muitas denúncias de spam o provedor passará a limitar o recebimento de suas mensagens, não apenas para a conta de email que realizou a denúncia, mas sim para todas as contas desse mesmo provedor.

Ou seja: a partir do momento que você recebe muitas denúncias de SPAM, as chances da reputação do seu domínio ser impactada são grandes. Por isso, é preciso trabalhar para mostrar aos provedores que suas mensagens são de qualidade. Mas como fazer isso?

Antes de mais nada, evite a compra de listas de email e crie ações para captar leads verdadeiramente interessados no conteúdo que você deseja compartilhar. Isso porque, ao tentar se comunicar com pessoas que não solicitaram receber mensagens da sua marca, as chances de ocorrer uma denúncia são ainda maiores.


Denúncia de spamComo é feita uma denúncia de SPAM nos diferentes canais

Como já falamos, a denúncia de SPAM ocorre quando um usuário identifica algum conteúdo impróprio ou que ele não solicitou receber. Em alguns casos, como por exemplo nas redes sociais, a empresa analisa a sua denúncia para então tirar o perfil do ar, caso ele esteja realmente agindo de forma suspeita.

Veja então como são feitas as denúncias em alguns canais!

Gmail

No Gmail, é fácil denunciar e bloquear emails perigosos. Como já comentamos, o próprio serviço deles possui filtros antispam, mas eles não são infalíveis. Portanto, para se proteger de um ataque ou outro tipo de conteúdo que não foi filtrado sem precisar abrir a mensagem, o usuário:

  1. Seleciona a mensagem que você deseja marcar como SPAM;
  2. Clica sobre o ícone de exclamação, como mostra a imagem;
  3. Assim, a mensagem terá sido marcada como SPAM e um aviso confirmando a ação aparecerá na tela.

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais rígidas quando se fala em SPAM. Eles podem banir o perfil de qualquer pessoa que comenta várias vezes ou que dá muitos likes em pouco tempo. Além disso, eles consideram SPAM quando alguém cria um perfil falso com fotos de outra pessoa ou quando há uso de hashtags em excesso.

No Instagram, você pode denunciar publicações, comentários ou um perfil. Para cada uma dessas coisas há instruções diferentes. Para saber como fazer uma denúncia de SPAM no Instagram, clique aqui.

Facebook

No Facebook, links mal-intencionados, conteúdos indesejados e publicações em massa são considerados SPAM. A rede social tem uma forte política de privacidade e segurança que garante a resolução desses problemas.

Assim como nos envios de email, o conteúdo irrelevante no Facebook pode causar problemas para as marcas.

Uma maneira de direcionar melhor conteúdos como anúncios, sejam elas voltados à venda ou então com foco na captação de leads é através dos tipos de públicos do Facebook. Esse é um recurso que ajuda você a levar o conteúdo da sua marca para pessoas que tenham um maior interesse nele, evitando prejuízos.

Whatsapp

Uma das piores coisas que existem é receber SPAM por whatsapp. Ninguém gosta de ser alvo de mensagens indevidas o tempo todo, muito menos em um aplicativo que é usado com tanta frequência pela maior parte das pessoas.

Por isso, o whats conta com uma função que permite que o usuário denuncie uma conta suspeita. Dessa forma, é possível sinalizar ao serviço quando alguém está compartilhando fake news ou até spam. Após a denúncia, a conta pode ser banida por infringir os termos de uso.

Para fazer uma denúncia de SPAM no whatsapp, no iOS, faça o seguinte:

  1. Toque no nome da pessoa ou do grupo para abrir o perfil com as opções e dados do contato;
  2. Selecione a opção Denunciar. Depois, escolha se deseja denunciar e bloquear ou apenas denunciar.

como fazer denúncia de spam no whatsapp

Youtube

O Youtube também trabalha para proteger os usuários de práticas maliciosas. O SPAM pode acontecer em formato de comentários, vídeos, canais, miniaturas enganosas ou conteúdos ofensivos. Para denunciar vídeos, basta sinalizá-los.

Para denunciar um comentário como SPAM:

  1. Encontre o comentário ofensivo;
  2. Selecione Mais e Denunciar;
  3. Selecione Conteúdo comercial indesejado ou SPAM e clique em Denunciar.

Além de denunciar, um dono de um canal no Youtube também tem a opção de avaliar as denúncias dos comentários em seus vídeos. Ele pode optar por aprovar, remover, denunciar ou ocultar os comentários do seu canal.


Quais as formas de identificar se um conteúdo é SPAM

Denúncia de spam

Existem algumas ferramentas que oferecem serviços de proteção contra essa prática. Conhecidas como filtros antispam, elas não são 100% eficientes, já que podem classificar conteúdos importantes como SPAM erroneamente. No caso dos emails, você pode acabar recebendo uma mensagem importante que vai parar na caixa de SPAM devido ao mal funcionamento do filtro.

Por isso, é fundamental saber diferenciar mensagens impróprias de mensagens normais.

Características que podem sinalizar um SPAM

  1. Mensagens de um remetente para quem você não passou suas informações pessoais;
  2. Propagandas enganosas ou com promessas excessivas;
  3. Emails que você não quer receber ou com assuntos não relacionados aos seus interesses;
  4. Notícias sensacionalistas que pedem para ser compartilhadas, como correntes e boatos;
  5. Ofertas de produtos que fazem milagres em poucos dias;
  6. Chuva de comentários de autopromoção no seu perfil de rede social ou blog;
  7. Textos que afirmam que aquela mensagem não é um SPAM;
  8. Mensagem com link para que você clique e ganhe alguma coisa;
  9. Emails que não aceitam descadastro ou que não disponibilizam link de descadastro;
  10. Perfis falsos no Instagram com fotos suas ou de outra pessoa.

Depois que entendeu quais conteúdos podem ser indicados como SPAM, é hora de entender como evitar uma denúncia.


Denúncia de spamComo evitar uma denúncia de spam para o seu remetente

Para quem realiza ações de email marketing e principalmente para quem vende através do email, um bloqueio em um provedor de email pode trazer um impacto gigantesco.

De acordo com o relatório de dados de email marketing divulgado pela Dinamize, emails do provedor Microsoft (Hotmail.com, Outlook.com, Msn.com etc) representam 28,85% da base das empresas. Então, imagina o impacto em suas campanhas de email marketing se esse provedor passar a bloquear suas mensagens?

Em resumo, é impossível impedir que um usuário marque seu envio como spam, mesmo tendo dado previamente o consentimento para receber suas mensagens.

Como reduzir as chances de receber uma denúncia de SPAM

Por mais que seja impossível evitar uma denúncia, é possível tomar algumas medidas para diminuir as chances disso acontecer.

Então, veja abaixo as ações que podem ser feitas:

  • Deixar o link de descadastro visível em todas suas newsletters, isso porque muitos usuários acabam usando o recurso de denúncia de spam, com o intuito simplesmente de deixar de receber suas mensagens;
  • Realizar segmentações de acordo com o conteúdo que o usuário solicitou receber;
  • Tomar cuidado com a frequência de envio, na dúvida em qual a frequência de envios ideal, questione seus clientes através de uma pesquisa;
  • Mantenha ativo recursos como o Descanso de base, que deixa de lado por um período contatos que não interagem com suas campanhas por um  determinado tempo;
  • Utilize uma ferramenta de email marketing profissional para que possa acompanhar as denúncias de spam recebidas e fazer o devido tratamento para evitar enviar mensagens para um contato que já denunciou você previamente;
  • Acompanhar todos os relatórios de email frequentemente para identificar possíveis aumentos de descadastros e também de denúncias de spam.

Por fim, vale destacar que, independente do canal utilizado para se comunicar e promover sua marca, é preciso ter responsabilidade ao definir uma ação de marketing digital. Afinal, você não quer receber uma denúncia por enviar algum email ou anúncio nas redes sociais que não faz o menor sentido para quem recebe, certo?

Agora, se quiser mais dicas de marketing e vendas, assine nossa newsletter.

Mas e aí, esse conteúdo te ajudou? Então, leia também:

Os erros mais assustadores do email marketing

Relatório de email marketing: conheça as métricas que você deve analisar

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: