Data Driven é sobre a utilização de ferramentas, habilidades e, acima de tudo, sobre a tomada de decisões com o uso de dados. Afinal, milhares de dados são produzidos todos os dias e com o progresso cada vez mais rápido da tecnologia, não há nada que impeça esse crescimento exponencial de informações.
Mas o que fazer com esses dados? Você pode optar por desperdiçar dados preciosos ou usufruir das vantagens que eles oferecem. Certamente é nesse impasse que se encontram muitas empresas hoje.
As empresas que mais crescem atualmente têm em sua essência uma cultura Data Driven, ou seja, “guiada por dados”. Cerca de 90% dos dados disponíveis no mundo foram produzidos nos últimos dois anos. Isso significa que o futuro, acima de tudo, espera será centrado em dados e que precisamos transformá-los em inteligência corporativa para chegarmos em algum lugar ao sol.
Neste artigo, vamos ajudar você a entender como a cultura Data Driven pode ajudar no crescimento da sua empresa. Dessa forma, abordaremos as seguintes etapas:
- Qual o conceito de Data Driven?
- Como Data Driven vai ajudar sua empresa a crescer?
- Como aplicar a cultura Data Driven dentro da sua organização?
- Os 5 pilares da cultura Data Driven.
Quer saber mais? Continue lendo!
Qual o conceito de Data Driven?
Organizações que possuem uma cultura Data Driven exploram os dados com o objetivo de otimizar ações de marketing, vendas, relacionamento, finanças, desenvolvimento de negócios, entre outras. Em resumo, a captação desses dados vai gerar uma riqueza de informações e permitir que a empresa tome decisões mais precisas.
Dessa forma, estratégias podem ser criadas a partir dos dados captados e as chances de ocorrer algum erro são muito mais baixas. Com uma análise sistêmica de dados, é possível obter insights, prever tendências de comportamentos de consumo e diversas outras variáveis que impactam seu negócio.
Como o Data Driven vai ajudar sua empresa a crescer?
O principal benefício de empresas com um core business Data Driven é a possibilidade de fazer análises preditivas: com elas, você vende mais, com mais qualidade e sua empresa cresce com mais rapidez. Os resultados dessas análises dão uma noção real de tempo e esforços necessários para que as estratégias corporativas gerem frutos.
Algumas perguntas que a cultura Data Driven ajuda a responder:
- Qual cliente é mais propenso a consumir meu produto?
- Como abordar ou prospectar meu cliente com eficiência?
- O que torna a concorrência uma ameaça ao meu negócio?
- Quais os riscos de oferecer crédito a um determinado público-alvo?
- Qual é o público-alvo do meu negócio ou de minha campanha de marketing?
Como aplicar essa cultura dentro da sua organização?
Para implantar uma cultura Dara Driven eficiente em uma empresa, é necessário estruturar a coleta, valorizar os dados e criar análises que combinem automação de marketing com Inteligência Artificial, isso para que não haja uma confusão em meio a tanta informação e para almejar resultados rápidos e precisos.
Ferramentas de Big Data Analytics facilitam a criação de estratégias preditivas, segmentação de clientes e gestão de risco para recuperação de créditos ou empréstimos. Existem também consultorias que ajudam na instauração de sistemas e ferramentas de Big Data, caso você precise de auxílio.
Instalar ferramentas é importante, mas existem outras etapas nesse processo de aplicação de Data Driven em uma organização. Vamos falar um pouco disso abaixo.
Os 5 pilares da cultura Data Driven
Existem alguns passos que você pode seguir para que sua empresa implante a cultura Data Driven. São os 5 pilares: pessoas, processos, assets, dados e tecnologia. Continue lendo para ver o que é cada um deles!
1. Pessoas
Para que a transformação da cultura de uma empresa aconteça em direção à inteligência de dados, é importante contar com a ajuda de líderes e colaboradores. Um exemplo é o CDO (Chief Data Officer), profissional responsável pelo uso e controle de dados em uma organização. Pesquisas mostram que, até 2024, 75% das grandes empresas terão esse cargo como uma função fundamental.
Além do CDO, existe também o cientista de dados, um profissional capacitado para trabalhar com análise de dados, utilização de algoritmos, Big Data e Machine Learning.
2. Processos
A principal diferença entre uma empresa tradicional e uma empresa com cultura Data Driven, quanto aos processos e operações, é que as informações não ficam isoladas. Elas são compartilhadas na nuvem com todos dentro da organização, ao invés de serem armazenadas em computadores individuais. Dessa forma, todos conseguem ter uma visão da empresa como um todo, resultando em mais produtividade e em um trabalho integrado e coletivo.
3. Assets
Os assets são as propriedades digitais de um negócio. Sendo assim, um fator que influencia com força na captação de dados tem tudo a ver com os assets: a velocidade móvel. Você sabia que, segundo pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar?
Isso afeta diretamente os números de conversões e vendas das empresas: de acordo com o mesmo estudo, cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz as conversões em 7%. Como coletar dados sobre os clientes se eles resolverem sair do seu site ou desinstalar seu aplicativo?
4. Dados
Você já entendeu que coletar dados gera mais inteligência corporativa e prevê quais as ações mais eficientes para marketing, vendas e outras áreas da sua empresa, certo? No entanto, de nada adianta fazer tudo isso sem transparência e segurança.
Usar sistemas e plataformas que coletem dados de forma transparente, permitindo que o usuário restrinja as informações que ele quiser, possua um histórico de dados usados e saiba que você usa essas informações de forma anônima é muito importante. Além disso, é essencial garantir a total segurança desses dados.
5. Tecnologia
Por fim, o último pilar fala sobre as diversas ferramentas de tecnologia que você pode e deve implementar na cultura Data Driven do seu negócio. Ou seja, diversas plataformas oferecem serviços que cruzam dados e permitem melhorar a experiência do usuário na hora da compra, como o Google Meu Negócio. Do mesmo modo, a computação em nuvem também é um exemplo incrível de tecnologia que torna o Big Data mais acessível.
Nem sempre é fácil acompanhar as transformações do mundo, mas aos poucos você chega lá. Agora que você sabe tudo sobre cultura Data Driven, sua empresa está preparada para investir na inteligência do futuro?
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Referências:
Sua empresa está pronta para o futuro data-driven?
Gartner divulga pesquisa com executivos CDOs e aponta importância do cargo até 2021 | Computerworld