As vendas são a base de qualquer empresa. Atualmente, ter um catálogo de produtos maravilhosos não basta. É necessário muito mais do que isso e é aí que entra o relacionamento com os consumidores e o sistema CRM.
Gartner prevê que em 2021, os sistemas CRM serão o setor de maior investimento entre os empreendimentos de software. Portanto, empresas com uma visão futurista e progressista farão bem em considerar o CRM como uma estratégia poderosa dentro do marketing.
O que é um sistema CRM?
CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um sistema de tecnologia feito para gerenciar todas as relações e interações de uma empresa com seus consumidores e prospects. Basicamente, o objetivo dessa solução é melhorar o relacionamento das organizações, retendo e fidelizando clientes.
Existem inúmeros softwares de CRM no mercado, mas a definição desse conceito vai muito além disso. Um sistema CRM consiste em práticas, estratégias e políticas que envolvem a gestão e análise da relação com o cliente.
O que uma ferramenta de CRM faz?
Uma ferramenta de CRM permite que você gerencie interações que levam ao sucesso. Você pode armazenar informações sobre seus consumidores e prospects, identificar problemas com o serviço, enxergar oportunidades de vendas e gerenciar campanhas de marketing em um só lugar.
Dessa forma, você torna qualquer interação com seus clientes visível para os seus colaboradores. Todos dentro da empresa poderão ver com quem o consumidor se comunicou, qual foi sua última compra, quando foi a compra e quanto ele pagou.
Como você pode ver, com toda essa inteligência de dados, sua empresa conseguirá crescer muito mais rápido.
Com um sistema CRM de vendas, sua empresa pode:
- Automatizar processos e tarefas;
- Integrar equipes com mais colaboração;
- Criar um funil de vendas monitorado pelo CRM;
- Integrar com outros canais, como as redes sociais.
Os 4 tipos de CRM e suas aplicações
Existem 4 principais funções e aplicações do sistema CRM. É indicado que todas elas funcionem de modo integrado para maximizar os resultados. Vamos ver a seguir quais são essas categorias.
1. CRM Analítico
Uma das coisas mais importantes em uma campanha de marketing e também dentro do marketing de relacionamento é conhecer a sua persona. Quem é o seu cliente e que ações ele está tomando?
O CRM Analítico faz exatamente isso. Ele é responsável pela análise de dados e informações dos consumidores, possibilitando a criação de novas estratégias de vendas. Com esse tipo de solução, você consegue visualizar características mais detalhadas dos seus clientes, segmentando melhor suas campanhas de marketing e gerando uma grande taxa de sucesso.
2. CRM Operacional
Para você captar esses dados essenciais através do CRM Analítico, você precisa criar canais de contato com os seus clientes. É nessa etapa que você precisa do sistema de CRM Operacional. Ele não só cria canais como também se dedica à manutenção deles, mantendo-os ativos e relevantes.
Através do CRM Operacional, você gerencia pedidos de vendas, automação de processos e recolhe o feedback dos clientes. Depois de tudo isso, você encaminha esses dados para o CRM Analítico.
3. CRM Colaborativo
No CRM Colaborativo, todo o conhecimento obtido nas interações com o cliente e nos sistemas de CRM anteriores serão colocados em prática. Portanto, o foco é satisfazer o cliente e fidelizá-lo, gerando valor para ele com um atendimento qualificado.
Todos os canais e pontos de contato com a empresa fazem parte do CRM Colaborativo. Essa é a etapa na qual o cliente tira suas dúvidas, obtendo mais conhecimento sobre o produto ou serviço.
4. CRM Estratégico
Uma empresa precisa se conhecer e conhecer o ambiente ao seu redor para que uma estratégia melhor seja traçada. Esse é um dos intuitos do CRM Estratégico. Ele inicia o trabalho de gestão de relacionamento com o cliente, envolvendo pesquisa, estudo e inteligência.
Dentro desse CRM será lançada a solução para o cliente, mas ele não é responsável somente por isso. O sistema de CRM Estratégico procura entender o mercado à sua volta, as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas da empresa. Fazendo uma espécie de Análise SWOT, o CRM Estratégico só consegue bolar uma estratégia quando ele toma conhecimento de seu serviço.
Como o CRM pode ajudar a sua empresa?
Hoje em dia, o atendimento ao cliente e o relacionamento tem cada vez mais importância. Conhecer o seu cliente é essencial para que seu plano de marketing funcione. Ele precisa ser o centro das atenções e receber carinho. Afinal, ele é o cerne de tudo. Sem ele, a sua empresa não sobrevive.
Além disso, existem outros benefícios que o sistema CRM traz para as empresas. Alguns deles são:
- A identificação e categorização de leads: focando nos leads e nos clientes certos, você pode concentrar seus esforços nas oportunidades que irão fechar pedidos mais facilmente e nutrir as pessoas que realmente precisam do seu serviço.
- Suporte ao cliente: um sistema CRM pode providenciar um atendimento e suporte ao cliente mais ágil, qualificado e personalizado.
- Aumento nos resultados: pesquisas mostram que o CRM aumenta a conversão de leads em 30% e a produtividade das vendas em 25%.
- Produtos e serviços mais qualificados: através de informações e dados coletados pelo CRM, é possível saber o que os consumidores estão sentindo sobre o seu produto e serviço. Dessa forma, sua empresa pode melhorar a qualidade do seu serviço com esses feedbacks.
- Novas oportunidades de vendas: com o CRM, sua empresa pode identificar oportunidades para fazer cross sell e upsell no momento certo. O CRM é uma ferramenta fundamental nesse âmbito, já que é muito mais fácil conseguir clientes que retornem para fazer outras compras do que adquirir novos clientes.
Não tem jeito, as pessoas valorizam suas relações e dão muito mais atenção para aquelas marcas que cultivam boas interações. Então, vai lá e coloque o seu sistema CRM em prática antes que seus concorrentes façam isso primeiro, está ok?
Nossas plataformas de automação de marketing e email marketing são integradas as principais CRM de vendas do mercado. Veja nossa lista de CRMs integrados.
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