Com o Dinamize Automation, é possível implementar toda sua estratégia de marketing digital para converter visitantes em clientes através das funcionalidades e integrações que a plataforma disponibiliza.
A partir destas integrações será possível obter dados de outros sistemas e combiná-los com diferentes ações de inbound marketing. Além disso, você poderá acompanhar o seu funil de vendas e definir metas para visitantes, contatos, oportunidades e até clientes
Através da integração com o Google Analytics, será possível monitorar e acompanhar os resultados de suas campanhas, origens de visitantes e acessos entre outras estatísticas que auxiliam no alcance de suas metas e resultados. Você também poderá analisar o desempenho de seu site e palavras-chave, através de um módulo de SEO completo.
Para conversão do maior número de visitantes em clientes, é importante definir ações compreendendo o fato de que cada pessoa está em um estágio de interação com a sua marca ou produto. Pensando nisso, vamos detalhar alguns conceitos das principais etapas de um funil de vendas:
Funil de vendas
É a representação das principais etapas que um contato pode passar em sua estratégia. É a partir da compreensão das etapas do funil e sua expertise de negócio que uma boa estratégia de marketing digital pode ser implementada em sua empresa. Veja a seguir algumas etapas mais utilizadas no funil de vendas:
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- Visitantes:
Através de conteúdo relevante, otimização do seu site com SEO e divulgação nas redes sociais você irá atrair novos acessos às suas páginas. Esses visitantes irão chegar até seu site por um conteúdo abordado em seu blog, ou até mesmo, por estar buscando o produto ou serviço que sua empresa oferece.
Entendendo, acima de tudo, o estágio de cada visitante que você poderá tomar decisões mais certeiras em sua abordagem para convertê-lo.
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- Contatos:
Uma vez esse contato é convertido informando seus dados para a sua empresa, através de formulários, landing pages ou pop-ups, será possível iniciar fluxos de nutrição destes leads captados. Aproximando-os cada vez mais da etapa de compra de seus produtos ou serviços.
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- Oportunidades:
São contatos que estão próximos de finalizar uma compra. Podem ser definidos como oportunidade aqueles contatos que solicitam uma conta teste do seu produto, abandonam um produto no carrinho de compras de seu site ou atingem uma pontuação específica no lead scoring.
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- Clientes:
A etapa do funil onde definimos que a estratégia de marketing digital realmente está sendo efetiva é quando convertemos visitantes em clientes. A partir do momento em que o visitante realizar a primeira compra em sua empresa, é que será possível mensurar o tempo médio total que está sendo levado para essa conversão.
Otimizar esse tempo da visita até a compra, é um dos principais desafios dos profissionais de marketing digital. Veja que ações estruturar dentro de cada etapa do funil de vendas:
Como converter do estágio de Visitantes à Clientes no funil de vendas
Você conta com diversas funcionalidades para auxiliar na conversão dos visitantes de seu site em contatos, para depois se tornarem oportunidades e então alcançarem o estágio final de clientes, são elas:
Visitantes em Contatos
Muitas pessoas acessam seu site diariamente mas não deixam seus dados, tornando assim, impossível ter autorização para realizar ações de marketing com elas. Mas como converter esses visitantes em contatos?
Você pode configurar a captação de formulários, pop-ups e até integrações com redes sociais como o Facebook para converter novos contatos para a sua plataforma.
Outra forma de captar contatos é criar Landing pages, a partir da criação delas, a ferramenta gerará um link para que você possa divulgá-las nas redes sociais, páginas ou outros canais de sua empresa, trazendo para sua base os contatos que se interessam pela campanha.
Com essas funcionalidades a seu dispor, você poderá criar diversas estratégias para transformar os visitantes em contatos, como oferecer ebooks, webinars, infográficos ou outros materiais exclusivos para servir de iscas para novos contatos. Você poderá também criar formulários dando a oportunidade de receber suas newsletters e promoções para quem se cadastrar e garantir um cupom de desconto aos novos inscritos, entre outras possibilidades de ações.
Veja como criar envios automáticos a partir das conversões em seus formulários
Caso você utilize algum CRM ou Ecommerce que armazene seus contatos, pode realizar uma integração da ferramenta com ele e assim trazê-los para sua base.
Conheça as integrações diretas da nossa plataforma!
Contatos em Oportunidades
Após conseguir os dados dos visitantes, que agora são contatos dentro do seu funil, você precisará nutri-los até que se tornem uma oportunidade de venda. Para isso, pode criar fluxos de automação, com envio de email de boas-vindas com um call to action para seu site, um cupom de desconto, conteúdos relacionados a sua área de atuação e sua marca, entre outros tipos de envios que você poderá criar de acordo com sua estratégia.
Crie e agende postagens em suas redes sociais diretamente pela nossa plataforma, podendo integrar com a conta do Facebook, Twitter e Linkedin da sua empresa.
Para identificar quem deve se tornar uma oportunidade dentro da sua base, crie um fluxo de automação para contatos que atingirem um determinado score. Esta ação também pode ser sinalizada de forma individual, no perfil do contato.
Saiba como alterar o estágio do seu contato de forma automatizada
Além de poder utilizar o score para determinar a alteração de estágio, você pode também criar uma automação a partir de algum campo dos seus contatos, como o status de contratação da conta teste do seu produto ou algo que caracterize uma oportunidade para você.
Oportunidades em Clientes
Agora que seu público já está engajado e conhece sua marca e seus produtos, você pode realizar diversas ações de envios segmentados, tendo como base perfil e interesse desses contatos. Segmentando os envios, você terá melhores resultados, aumentando assim suas chances de vender mais.
Nessa etapa, crie fluxos de automação a partir dos cliques em seus envios. Assim, será possível definir envios relacionados ao produto de cada link, estimulando o prospect que demonstrou interesse em algum deles através do clique a finalizar de fato a compra.
Você também poderá criar um fluxo parecido para quem selecionar determinado departamento ou produto de interesse. Você consegue definir este tipo de verificação criando campos do tipo Lista de valores únicos ou múltiplos em alguma de suas landing pages ou formulários.
Configurando o Pós-clique em seu site, você também incentivará a finalização de uma compra ainda não realizada. Uma automação de carrinho abandonado envia um e-mail com os produtos que o cliente abandonou após um certo período escolhido por você, como por exemplo, uma hora.
Depois que uma compra foi realizada, você poderá marcar a venda manualmente na ferramenta ou criar uma automação para a troca de estágio, a partir do campo data da última compra, por exemplo.
Uma vez que você conquistou esse cliente, é importante manter um relacionamento com ele, para que ele se torne um cliente assíduo. A partir desse mesmo campo que armazena a data da compra, você pode definir um fluxo de pós-venda agradecendo o cliente pela aquisição.
Após uma determinada quantidade de dias, envie produtos complementares ao primeiro pedido ou promoções e condições especiais de seu site, bem como cupons de desconto para aqueles que já estão há um bom tempo sem comprar. Desta forma, você convida o público a realizar uma nova compra e os fideliza junto a sua empresa.
Com o Dinamize Automation, você terá a seu dispor todas as principais ferramentas para desenvolver e executar suas estratégias de marketing digital. Através dele, você conseguirá converter mais visitantes em clientes da sua empresa, bem como se relacionar melhor com eles e fidelizá-los com sua marca!
Veja também: Email com o produto visitado: veja como aumentar as vendas no seu e-commerce!
Aproveite as dicas e comece agora mesmo sua estratégia de marketing digital com o Dinamize Automation!