Precisa criar um site, mas não sabe como e nem por onde começar? Veja o nosso tutorial do WordPress com um passo a passo detalhado para iniciantes.
Ter um site próprio é indispensável para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Até porque não são apenas os ecommerces que funcionam como uma vitrine de uma marca.
É através de um site, seja ele um blog, ecommerce ou então um portfolio, que seus clientes vão te conhecer melhor e entender quais são seus valores, serviços e produtos.
Além disso tudo, é importante saber que o investimento para ter um site é mínimo. Hoje em dia, existem diversas plataformas de criação de sites totalmente gratuitas, como por exemplo o WordPress, o que resume os custos apenas ao domínio e à hospedagem. Então, o que você está esperando?
Nesse artigo, vamos te ensinar a criar um site no WordPress do zero, passando por todas as etapas essenciais do processo. Veja os próximos tópicos:
Vamos lá?
Se você está em dúvida sobre adquirir algo de uma empresa, não ficaria com o pé atrás ao perceber que essa marca não possui um site? Você não pensaria duas vezes antes de comprar?
Negócios que possuem seus próprios sites geralmente são vistos com bons olhos pelos seus clientes, pois sites bem feitos demonstram profissionalismo e autoridade. Além disso, se seu cliente deseja conhecer sua empresa mais a fundo, é importante ter um local online onde você pode explicar com clareza quem é você, quais são seus serviços e produtos.
Sem falar, é claro, em todos os benefícios de marketing que o Google proporciona às empresas que têm site. Sem um blog ou site, as chances de você aparecer no topo dos buscadores são muito baixas, o que vai diminuir sua divulgação.
Leia também: Marketing Digital com Google Meu Negócio
Agora, nós vamos te ensinar um passo a passo bem fácil para você criar seu site do zero sem precisar da ajuda de um profissional. O WordPress é a plataforma de CMS mais popular do mundo, a mais completa e mais intuitiva. Então, não tema. Você estará em boas mãos.
Antes de instalar o WordPress, você precisa definir o seu domínio e a sua hospedagem. Esses são os únicos custos que você terá com a sua criação de sites, mas eles são tão pequenos que não deixa de valer a pena.
O domínio é o endereço eletrônico do seu site: “www.seudominio.com.br”. É recomendado que você defina um domínio com o nome da sua marca ou pelo menos alguma variação do nome, ou então o público terá dificuldade em achar o seu site no Google.
Antes de mais nada, verifique a disponibilidade do domínio que você deseja comprar. Você pode fazer isso através do site registro.br. Caso esteja disponível, realize a compra e passe para a próxima etapa.
Depois de escolher o domínio, você precisará definir qual tipo de hospedagem contratar. Existem várias empresas que oferecem planos de hospedagem WordPress exclusivos, mas há a possibilidade de pagar por um plano geral também.
Essas são algumas das melhores empresas de hospedagem:
Leia nosso artigo sobre hospedagem para entender mais a fundo!
Finalmente, chegamos na instalação. E ela não é nem um pouco complicada como você deve estar pensando. Você pode fazê-la manualmente ou automaticamente.
Para fazer a instalação manual, siga os seguintes passos:
Alguns serviços de hospedagem para WordPress disponibilizam uma ferramenta que facilita muito o processo de instalação, realizando tudo no automático. Ela se chama Quick Install. Ou seja: basta clicar em instalar e tudo é feito em poucos passos!
Depois da instalação, é hora de “dar uma cara” para o seu site. No WordPress, existem inúmeros temas e templates que você pode personalizar de acordo com sua identidade visual. É super simples e fácil!
Alguns temas são gratuitos, mas outros são pagos. Para definir a melhor opção pra você, tudo vai depender do tipo de negócio que você tem. Há temas específicos para e-commerces, por exemplo.
Lembre-se de verificar se o tema que você deseja possuidesign responsivo. Para instalar o seu tema, faça o seguinte:
Para customizar seu tema, mudar cores, fontes e inserir o seu logotipo, é só voltar na aba Aparência e então clicar em Customizar. Assim, para configurar os menus do seu site, vá novamente na aba Aparência>Menus.
É importante destacar aqui que quanto mais personalizado seu site for, melhor. Afinal, você não vai querer que ele seja igual ao de todo mundo, não é? Por isso, aplique a identidade visual e a paleta de cores da sua marca.
Uma das vantagens do WordPress é que ele oferece novos recursos o tempo todo. A plataforma atualiza constantemente seus plugins e widgets. E são eles que você vai usar para otimizar seu site e personalizá-lo ainda mais.
Assim, para adicionar botões de compartilhamento nas redes sociais, formulários de contato, caixas de inscrição na newsletter e outros recursos, instale plugins específicos para essas funções.
Os plugins também são essenciais se você deseja otimizar seu site para SEO. Com o Yoast SEO, por exemplo, você pode escrever artigos mais otimizados.
Em primeiro lugar, veja como instalar os plugins:
Pronto! Agora, você já sabe tudo sobre WordPress e, portanto, está preparado para dar o start necessário na jornada do seu negócio. Mas lembre-se: para obter bons resultados com o seu site, continue estudando sobre SEO sempre.
Como criar um site no WordPress em 2020
Saiba como criar site WordPress para a sua empresa
Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por
A Dinamize
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.