A publicação de anúncios nas redes sociais é uma das estratégias de Inbound Marketing mais utilizadas, principalmente pelo potencial de engajamento que mídias sociais podem proporcionar. Por isso, é importante conhecer caminhos que garantam bons resultados ao divulgar no Facebook e Instagram.
Entre as redes sociais utilizadas para a divulgação de anúncios, o Facebook apresenta uma ferramenta que facilita esta ação: o Gerenciador de Anúncios. Com ele, é possível produzir anúncios com imagens e textos que podem ser redirecionados para usuários do Facebook e do Instagram.
Como fazer Inbound Marketing nas redes sociais
De acordo com o estudo Digital in 2018, da agência We Are Social, o Facebook é a rede social mais acessada pelos usuários brasileiros, seguido pelo Youtube. Além disso, o levantamento aponta cerca de 800 milhões de usuários ativos no Instagram por mês. Isto é um bom ponto de partida para você começar a notar mais a importância de estar nestas redes. Explicaremos a seguir as diversas formas de anunciar um produto.
Por que anunciar no Facebook e Instagram?
A presença de suas marcas nas redes sociais dará um maior peso para a identidade e reconhecimento de marca. Para provar isso a empresa eMarketer realizou um estudo e mostrou uma outra parte importante destas redes, questionando profissionais que atuam com Marketing Digital a fim de descobrir mais sobre a utilização de redes sociais. Entre as pessoas questionadas, 90% destacam a mídia criada por Mark Zuckerberg como a mais produtiva para a divulgação de seus negócios.
Quais são as redes sociais mais usadas
Anunciar no Facebook e no Instagram possibilita o direcionamento de anúncios para um público específico. Por isso uma estratégia interessante a ser utilizada é segmentar anúncios distintos para as diferentes buyer personas, ou tipos de públicos, que sua empresa possui. A partir disso é possível atingir o público que está realmente interessado em acessar o seu conteúdo.
Os perfis dos usuários das redes sociais geralmente são preenchidos com diversas informações, desde localização do usuário até questões mais particulares, como idade, se está em algum relacionamento, qual sua profissão, entre outras particularidades. Visto que estas informações cedidas pelos próprios usuários nortearão para quem o seu anúncio será veiculado.
Separamos algumas dicas sobre como anunciar no Facebook e no Instagram.
Gerenciador de anúncios
O primeiro passo na criação dos anúncios é definir o objetivos de sua campanha. Existem diversas possibilidades, separadas por objetivos principais:
Reconhecimento: onde você anuncia para pessoas que tenham maior probabilidade de se interessar por seus serviços;
Consideração: com foco em gerar interações no seu site, app ou página de rede social. Entre as opções, está a de Geração de Cadastros, onde você pode inserir um formulário em seu anúncio, para obter dados dos usuários;
Conversão: opção voltada para ações como visitas ao seu estabelecimento, exibição de produtos do seu catálogo (baseando-se no público-alvo) ou divulgação de site e/ou aplicativo do seu negócio.
Abaixo, separamos os tipos de anúncios que podem ser utilizados para divulgar sua marca:
Imagens e vídeos nos anúncios
Você pode anunciar desde um card até uma coleção de imagens relacionadas ao assunto em questão, podendo inserir links de encaminhamento para seu website ou landing page específica da campanha. É possível publicar vídeos curtos ou então vídeos mais extensos, de acordo com a rede social que utilizar.
Recomendamos que você não utilize vídeos muito longos, pois as redes sociais pedem uma abordagem mais direta. Outra dica: insira uma trilha de acordo com a intenção do vídeo e não esqueça de disponibilizar legenda para o anúncio; dessa forma, você consegue atingir até aqueles que estão com volume baixo no gadget.
Caso opte por uma campanha voltada para a visualização de vídeos, pode indicar em quais plataformas irá divulgar seu material:
Vídeo único
Com esta opção, você cria seu anúncio com um único vídeo. A duração recomendada pelo Gerenciador de Anúncios é de até 15 segundos. Já o tamanho do arquivo deve ter, no máximo, 4 GB, com resolução mínima de 600 px e, além disso, os formatos de vídeo recomendados são .mp4, .mov ou .gif. Contudo, dê preferência aos tamanhos 1920 x 1080 px para o feed de notícias ou 1080 x 1920 px para os vídeos de Stories, dessa forma seus vídeos ficarão sempre preparados para a melhor visualização.
Imagem única
A partir desta opção podem ser criados até 6 anúncios sem custo adicional, cada um deles com uma imagem, porém atente-se ao tamanho recomendado para as imagens, elas devem ter no mínimo 1200 x 628 pixels.
Além de ter uma imagem de acordo com os parâmetros recomendados pelo Facebook, é possível ter controle sobre o nível de alcance do seu anúncio, com base na quantidade de texto na imagem. Para verificar a quantidade de texto na imagem do seu anúncio, acesse este link.
Apresentação multimídia
Crie um anúncio multimídia combinando até 10 imagens, que formarão uma espécie de vídeo em loop, ou então carregando um vídeo. Essa apresentação não pode ultrapassar a duração de 15 segundos.
Outra possibilidade de personalizar sua divulgação é incluir uma música nela. Caso queira fazer esta personalização, é importante que possua todos os direitos legais para a utilização dela. Além desta opção, o Gerenciador disponibiliza alguns tipos de músicas que podem ser utilizadas.
Carrossel
Nesta opção, pode desenvolver um anúncio que contenha duas ou mais imagens ou vídeos que sejam roláveis, permitindo uma maior interatividade com o anúncio.
Após definir o conteúdo do anúncio, pode escolher a ordem em que os cartões (imagens ou vídeos inseridos) serão exibidos, de acordo com o desempenho deles. Caso não selecione esta opção ou utilize posicionamentos que não suportam este recurso, será seguida a ordem em que as imagens foram carregadas.
Canvas
Experiência destinada aos usuários de dispositivos móveis. Este recurso pode ser utilizado em todos os formatos de anúncios do Facebook, bem como no feed do Instagram e no Stories.
O Canvas pode ser criado de acordo com os modelos disponíveis, criados de acordo com objetivos comerciais específicos, ou então pode ser personalizado, sendo criado no Gerenciador de Anúncios ou na sua própria página.
Para mais informações, acesse o Guia de Produção do Canvas.
Unindo tudo o que foi definido até aqui com o público que deseja atingir, você está pronto para ativar seu anúncio e testar o efeito da sua campanha.
Se este é o primeiro post que você lê sobre estratégias nas redes sociais, indicamos também que você leia este post com a finalidade de aprender mais sobre os tipos de públicos para anúncios. Essa publicação ajudará a definir o público certo para suas ações.
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Referências:
Como Anunciar no Facebook: o Guia Passo a Passo
Instagram Ads: A Step-by Step Guide to Running Your Own Ad Campaign
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