Os gestores estão sempre em busca de métodos e práticas que sejam úteis para aumentar a produtividade e ter melhores resultados. A área de marketing é veloz e não param de surgir tendências e mudanças, o que exige que as estratégias sejam constantemente revisadas e ajustadas. Nesse sentido, o ciclo PDCA entra para facilitar as tarefas dos times.
Por vezes são traçadas estratégias que não alcançam os resultados que foram projetados. Por vezes, talvez os gestores e estrategistas nem sabem por que isso aconteceu — ou nem mesmo tem uma direção do que fazer para mudar essa situação.
O ciclo PDCA é uma alternativa para quando buscamos melhorar de forma constante. O método auxilia na resolução de problemas em um nível mais estruturado e de maneira mais assertiva.
Por isso, você vai encontrar mais detalhes sobre a metodologia PDCA e aprenderá como utilizar o ciclo na sua estratégia de marketing.
O que é o ciclo PDCA e como o método surgiu?
Ainda na década de 1920 do século passado um engenheiro americano começou a utilizar o controle estatístico de processos. Walter A. Shewhart aplicou essa estratégia, que é base do conceito de qualidade total, para tentar melhorias em seu trabalho.
A partir desse primeiro passo, o estatístico William Edwards Deming começou a acelerar seu desenvolvimento na década de 1950. No entanto, os pilares da metodologia começaram lá atrás, ainda no século XVII com René Descartes. No entanto, só foi oficialmente estabelecida no Japão, quando o país tentava se reestruturar após a Segunda Mundial.
Desde então, o ciclo PDCA começou a ser difundido em todo o mundo, já que consiste em um método de 4 etapas que se repete para aperfeiçoar qualquer estratégia.
A sigla do ciclo PDCA se refere à 4 etapas, que são:
- Plan (Planejar)
- Do (Executar)
- Check (Verificar)
- Act (Agir)
Portanto, é um ciclo de gestão que segue essas fases e depois se repete. Ou seja, é Planejar, Executar, Verificar e Agir para ter uma melhoria contínua em processos e estratégias. Além de garantir a qualidade, o ciclo PDCA também ajuda na identificação de oportunidades, solução de problemas e ajuda no posicionamento de marca frente à concorrência.
Quais são os 4 passos dessa metodologia?
Uma vez que se entende o que é o ciclo PDCA, as atividades fluem com maior facilidade. Por isso, venha compreender o que é cada uma das etapas dessa metodologia.
Planejar
O planejamento é a primeira fase de qualquer estratégia. É quase impossível criar algo sem planejar, a não ser que você conte muito com a sorte.
Nesse sentido, é fundamental começar pelo planejamento, já que esse é o ponto de início nas estratégias de marketing. Nessa etapa, é possível:
- identificar problemas;
- perceber oportunidades;
- definir as prioridades;
- traduzir essas prioridades por meio de ações dentro da estratégia;
- estabelecer objetivos e metas tangíveis;
- definir KPIs.
Essa etapa inicial é a que mais demanda tempo e esforço, pois será o planejamento que guiará todas as ações no restante do ciclo. Desse modo, é necessário dar atenção especial para montar um plano de marketing executável.
No plano de ação de marketing devem constar ações, campanhas, pessoas responsáveis, prazos, ferramentas e indicadores. Assim, tudo fica estruturado para atingir o objetivo estabelecido ao final do ciclo.
Executar
Depois do planejamento é preciso colocar a estratégia em prática, o que inicia a segunda etapa do ciclo: a Execução (“Do”, na sigla em inglês).
Dessa forma, todos começam a colocar a mão na massa de acordo com o que foi planejado, com clareza e transparência. Assim, todas ações são realizadas com a visão do objetivo traçado, além de ser realizada a coleta de dados para registrar todos os passos.
A coleta de dados é essencial, uma vez que serão usados ao final do ciclo para compreender o que pode ter sido fundamental para o sucesso de determinadas ações, assim como atividades que podem ter sido importantes para o fracasso de outras.
Verificar
A terceira etapa é a verificação, quando você checa tudo o que foi coletado e registrado nas fases anteriores. É nesse estágio que são analisados e comparados os processos com ações feitas anteriormente.
Assim, a verificação mostra se houve melhorias, os problemas existentes e o que está impedindo o avanço da estratégia e as falhas no planejamento. Sendo assim, todos os dados coletados são usados para conferir a implantação das atividades, o desempenho de acordo com as métricas e quais fatores estão atrapalhando o avanço das ações.
Agir
Por fim, o ciclo chega à sua última etapa — mas isso não significa que o trabalho acabou.
Após planejar, executar e verificar todos os aspectos da sua estratégia e ações de marketing, chega a hora de agir. O que foi descoberto? Quais problemas podem ser resolvidos para criar novas oportunidades? Essas e outras perguntas podem ajudar a nortear o planejamento de um novo ciclo.
Nesse contexto, foi definido um novo padrão de qualidade que deve ser usado nas estratégias futuras. Portanto, o método aplica novos padrões de processos para repetir o que teve sucesso, enquanto o que não teve bom êxito necessita de um novo planejamento.
Quando colocar o ciclo PDCA em prática na sua estratégia?
Atuar na área do marketing é se acostumar a mudanças, pois o setor nunca fica estagnado. A gestão deve implementar sistemas que facilitem processos e otimizem as ações do time de marketing e vendas, e o ciclo PDCA é uma metodologia bastante interessante para esse fim.
Aplicar a metodologia significa refinar as operações de marketing com o intuito de aperfeiçoá-la. Dessa maneira, as mudanças são baseadas em pesquisas, objetivos, ações estratégicas e acompanhamento de cada etapa. Nesse caso, nenhuma estratégia é definitiva, pois sempre existe a possibilidade de serem necessárias alterações.
Portanto, o ciclo PDCA é um método de melhoria contínua para aumentar a produtividade, otimizar estratégias e facilitar o dia a dia do time de marketing, sempre incluindo as novidades do setor para obter melhores resultados. A cada ciclo, surge um novo plano, com novas ações e novos resultados — como tudo dentro do ambiente digital.
Além de aplicar essa metodologia para melhorar seus resultados, veja também como criar estratégias de marketing de acordo com cada etapa do seu funil de vendas.
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