Além de serem úteis para apresentar informações de forma automática, os chatbots ajudam (e muito!) os usuários que acessam seu site e redes sociais em busca de soluções rápidas.
De acordo com a Gartner, empresa de consultoria, 25% dos serviços voltados para suporte ao público em geral e clientes integrarão recursos como chatbot ou assistente virtual até 2020 (logo ali). Por isso, vale a pena começar a se organizar e identificar as alternativas para contar com esses recursos.
O que é um Chatbot?
O termo é a junção das palavras “chat”, que significa bate-papo. Ou seja, Chatbots são robôs se comunicam com um determinado público, de forma automatizada, tendo como base a interação do usuário.
Utilizando sistemas de Inteligência artifical e Machine Learning como base, os chatbots analisam a interação e apresentam uma resposta que esteja de acordo com as necessidades do usuário.
>Benefícios do Chatbot
Sabe aquelas perguntas que as pessoas sempre fazem sobre o seu negócio? Ao invés de repetir a resposta sempre que alguém questiona, defina um processo automático que faça isso por você. Com o chatbot, você ainda ganha tempo para fazer outras tarefas.
Infelizmente, a vida não nos traz apenas questionamentos simples, mas isso não é um problema! Os chatbots podem ser configurados para responder qualquer tipo de informação, desde que definidas previamente.
Sabe aqueles espaços de perguntas frequentes? Então, o chatbot é como eles. A diferença é que, ao definir um processo automatizado de comunicação, o usuário que já está no seu site não precisa buscar por essa área, porque conta com uma opção rápida e de simples acesso.
>Exemplos de aplicação do chabot no marketing digital
Como você deve ter notado, os chatbots podem ser utilizados de uma série de formas. No site da Dinamize, nós também temos o nosso (ver imagem). O DinaBot tem como objetivo direcionar o usuário para três áreas diferentes:
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- vendas, caso o visitante se interesse por algum dos produtos e queira se informar sobre eles (preço, mais informações sobre recursos etc);
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- suporte, caso ele já seja cliente e queira tirar alguma dúvida técnica sobre o produto adquirido;
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- financeiro, quando o cliente (ou próximo de se tornar cliente) precisa resolver alguma pendência envolvendo pagamentos.
Nesse caso, o chatbot é utilizado para direcionar o visitante para o setor ao qual ele deseja interagir. Esse tipo de ação garante uma solução de forma mais rápida para o visitante.
Os chatbots podem auxiliar tanto no relacionamento com clientes quanto em etapas anteriores da jornada de compra, como na geração e qualificação de leads. Além disso, eles podem ser utilizados tanto em sites quanto nas redes sociais.
O que diferencia os processos para criar e configurar esses chatbots são os canais utilizados e também o serviço utilizado inserir esse recurso em sua estratégia.
Algumas ferramentas:
Dica extra: Google Tag Manager
Caso você já utilize o Dinamize Automation, é possível inserir chatbots nas landing pages criadas na nossa ferramenta de automação de marketing, através do Google Tag Manager.
E aí, curtiu as dicas?
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