A carreira em marketing digital é muito sedutora por diversos motivos. Afinal, em um mundo conectado e com o crescimento do acesso à internet, não se adaptar e desenvolver estratégias digitais pode ser a sentença de morte para muitas empresas.
Ou seja, com mais marcas investindo em marketing digital, o mercado de trabalho na área se expande e apresenta mais oportunidades. Portanto, o setor é promissor, mesmo que outros segmentos estejam sofrendo com a crise.
Entretanto, o mercado busca por profissionais qualificados e dispostos a investir na carreira em marketing digital. Muitas pessoas até mesmo fazem uma mudança brusca de emprego e ingressam no marketing, afinal, a área é ampla e existem várias possibilidades de especialização.
Por ser um setor bastante dinâmico, há meios diversificados para que você inicie a sua carreira em marketing digital. Por isso, venha conferir como começar e aproveitar todas as oportunidades!
O que é preciso para iniciar uma carreira no marketing digital?
Antes de qualquer coisa, responda a pergunta:
Você realmente sabe o que é marketing digital?
Pois é, entender o que é o marketing digital precisa ser o ponto de partida para ingressar na área. É preciso compreender sobre esse conjunto de estratégias de comunicação e para que elas servem.
O marketing digital tem como objetivo promover uma marca no ambiente online, que pode ser uma pessoa ou uma empresa. Por mais que essa definição pareça simples, as estratégias podem ser bem complexas, pois envolvem diversas áreas, como por exemplo:
- produção de conteúdo;
- inbound marketing;
- design;
- branding;
- gestão de mídias sociais;
- e-mail marketing;
- automação;
- análise de performance.
Diante de tantas opções, conhecer um pouco mais sobre cada uma delas ajudará a escolher qual caminho seguir. Além disso, um bom profissional tem ao menos um pouco de conhecimento sobre o funcionamento de cada área. Portanto, entender o marketing digital como um todo e compreender cada demanda é essencial.
Quais os cursos e formação recomendadas para a área?
A própria internet já é uma excelente fonte de conhecimento, não é mesmo? E isso é possível justamente porque outros profissionais de marketing já pavimentaram esse trajeto para que você percorresse agora. Afinal, algum dia eles produziram conteúdos para suas estratégias de marketing com o intuito de ajudar quem está iniciando na carreira no marketing.
Dessa forma, é possível começar a busca por cursos avulsos, especialização, conteúdos online ou investir na graduação em marketing digital ou áreas relacionadas. Algumas correlatas são:
- publicidade e propaganda;
- jornalismo;
- relações públicas.
No entanto, é comum encontrar pessoas que eram de áreas totalmente diferentes e se renderam ao marketing digital. Por isso, não há restrições! O marketing é uma área aberta para quem quiser entender mais sobre o assunto.
Se você não fez uma das faculdades acima, existem outras formas de ingressar no ramo digital. O mais importante é buscar conhecimento e experiência, uma vez que a construção de uma carreira sólida é gradativa.
Mesmo fazendo cursos, lendo livros e vendo inúmeros vídeos na internet, o que o mercado procura são profissionais que absorvem o que aprendem e colocam em prática. Por mais que você não tenha uma formação na área, os cursos complementares ajudam a agregar os conhecimentos necessários para começar sua carreira dentro do marketing digital.
Para que você entenda melhor: não importa qual sua área de atuação atual, o mais importante é entender como funciona o universo do marketing digital e suas vertentes. Desse modo, você terá uma visão mais ampla de como os processos estão relacionados e são interdependentes.
Dê um passo de cada vez e comece a percorrer esse caminho para entender mais sobre marketing digital. Se você precisa de uma ajudinha para isso, veja a seguir algumas das áreas para começar sua carreira.
Quais as principais áreas para trabalhar com marketing digital?
Dentro do marketing digital existem diversas áreas, e o mais importante é que você entenda ao menos o básico sobre os processos de cada uma delas. Dessa maneira, você se tornará um profissional mais completo e com capacidade para atuar em diferentes demandas.
Contudo, ter uma especialidade em que você possa aprofundar suas habilidades pode dar melhores resultados. Portanto, comece a explorar as possibilidades do marketing digital para encontrar uma atividade que seja ideal para seu perfil. Veja agora algumas delas!
E-commerce
O comércio eletrônico foi uma das grandes revoluções das últimas décadas. Quem diria que chegaria o dia em que poderíamos fazer compras sem sair de casa e a qualquer horário sem nem precisar ter contato com um vendedor, não é mesmo?
Essa mudança também abriu caminho para uma ampla gama de serviços no marketing. Afinal, as vendas no e-commerce não se fazem sozinhas, é necessário atrair clientes, certo? Por isso, as estratégias de vendas online exigem profissionais qualificados para atuar nessa área.
Entender de logística, métricas, experiência do usuário, apresentação de produtos, remarketing, retargeting, usabilidade e outros requisitos são essenciais se você quer trabalhar nesse ramo. Caso queira seguir nessa carreira, comece a aprender mais sobre as necessidades desse mercado.
Branding
Sabe quando uma empresa é marcante a ponto de você reconhecê-la apenas por um detalhe ou alguma referência? Isso acontece quando a marca faz um excelente trabalho de branding e fica registrada na mente e no coração do público.
A estratégia de branding trabalha com:
- posicionamento;
- criação de identidade da marca;
- propósito;
- valores;
- discurso e tom de voz.
O branding faz com que a marca se conecte verdadeiramente com o público, ou seja, a partir desse propósito, toda a estratégia de marketing é criada para desenvolver essa relação com os consumidores. Assim, é gerada autoridade e a percepção de valor cresce, uma vez que há fidelização dos clientes.
O trabalho com gestão de marca está em alta e as empresas estão investindo no desenvolvimento de branding. Diante do cenário favorável, optar por essa especialidade é um ótimo caminho na sua carreira no marketing.
SEO
A Otimização para Motores de Busca é outra área indispensável no marketing digital. Qualquer negócio online precisa criar uma estratégia de SEO, pois somente com a aplicação das técnicas certas é que as páginas aparecem na primeira página do Google.
Por isso, dominar conhecimentos mais técnicos, entender das ferramentas de busca de palavras-chave, relatórios, Analytics e outras ações é fundamental. Sites e blogs precisam ser otimizados para conseguir melhores posições nos buscadores, certo? No entanto, é preciso investir em SEO para alcançar essa façanha.
Os pilares do SEO são:
- reputação: programação, provedor de hospedagem, aspectos técnicos do site;
- autoridade: relevância dos conteúdos apresentados de acordo com o nicho de atuação;
- popularidade: links externos e de qualidade que apontam para o site.
Marketing de conteúdo
Essa é uma das áreas mais requisitadas atualmente, sobretudo com o crescimento das estratégias de Inbound Marketing. Por meio de conteúdos que sejam relevantes para a persona, o marketing de conteúdo atrai um público com maior probabilidade de se tornar cliente da marca.
Sem fazer uma promoção de forma direta, o marketing de conteúdo propõe soluções para as dores da persona. A partir disso, o relacionamento entre marca e cliente começa. Assim, fazem parte da estratégia:
- blogposts;
- vídeos;
- e-books;
- infográficos;
- podcasts;
- conteúdos para redes sociais;
- e-mail.
Social media
É bem difícil encontrar uma marca que sobreviva em um mundo hiperconectado sem ter uma forte presença nas redes sociais. Nesse sentido, o trabalho com as mídias sociais apresenta uma grande demanda por profissionais.
Entretanto, não basta gostar muito de utilizar redes sociais, é preciso entender de que forma a estratégia funciona para cada empresa. Estudar sobre como construir campanhas e engajar o público para que ele se torne fã da marca são apenas alguns dos serviços.
Além disso, é necessário estudar concorrentes, gerenciar comunidades, entender a linguagem de cada mídia social e outros conceitos. Dessa forma, se você ama redes sociais, interação e quer começar a carreira por essa área, saiba que o mercado está de portas abertas!
Viu quantas possibilidades para dar o primeiro passo e construir uma carreira em marketing digital de sucesso? Além das listadas acima, também há trabalho com mídia paga, growth hacker, automação e muito mais. Se a área é realmente interessante para você, não será difícil encontrar um segmento de preferência para mergulhar no universo digital.
Aproveite que está entendendo mais sobre marketing digital e confira as tendências de marketing para 2021!
Leia também: Técnicas de Marketing Digital: descubra as melhores para o seu negócio!