Canva destaque

Como usar o Canva nas suas campanhas de marketing: guia prático e descomplicado

Compartilhe este conteúdo

Você já se pegou naquela situação de ter que criar algo visual de última hora, sem ter muito tempo ou grana pra investir num designer? Pois é, já aconteceu com muita gente. E sabe o que as salvou? O Canva.

Essa ferramenta chegou como uma mão na roda pra muitos que precisam de agilidade, qualidade e, claro, simplicidade. Sabe aquela sensação de estar nadando contra a maré, tentando equilibrar criatividade no marketing e prazos? O Canva para marketing é como uma boia que te mantém no jogo.

A gente vive numa era em que o visual fala mais alto, né? E se você não acompanha esse ritmo, fica pra trás. Campanhas de marketing visualmente atraentes são a chave para engajar, mas quem tem tempo (e dinheiro) pra isso todo dia?

Aí é que entra o Canva, te ajudando a surfar nessa onda de forma rápida e eficiente. Ele é simples, prático, e acredite: não precisa ser nenhum Michelangelo do design pra tirar o melhor proveito dele.


Canva: o grande trunfo para quem está no campo de batalha do marketing

Vamos ser honestos. A vida de quem lida com marketing é cheia de percalços. Às vezes você precisa bolar uma campanha em cima da hora, outras vezes o cliente te pede mudanças aos 45 do segundo tempo. E não tem nada mais frustrante do que não ter as ferramentas certas pra isso, né?

Com quais finalidades o Canva pode ser usado?

O Canva foi feito pensando nisso: ajudar quem precisa criar posts para redes sociais, banners, peças de email marketing e outros sem precisar de habilidades avançadas de design. Já é um clássico no marketing!

E quer saber uma curiosidade bacana? Você tem até 23% mais chances de gerar engajamento nas redes sociais quando o conteúdo visual é consistente. Isso é muito! Se você nunca pensou nisso, está na hora de começar a considerar a importância de uma identidade visual bem amarrada.

O Canva facilita justamente isso. E a melhor parte? Ele é grátis para quem tá começando e, se precisar de mais recursos, tem o plano Canva Pro, que não pesa no bolso. Pra quem já se afogou em custos de design, isso é um alívio.


Principais recursos do Canva

Lembra quando você tinha que passar horas pensando em como fazer um flyer ou um post que chamasse atenção? Pois é, o Canva tá aqui pra te fazer economizar tempo.

Modelos

Além de ser super intuitivo, ele oferece uma gama de templates e materiais gráficos prontos, com formatos já otimizados para redes sociais.

Quer um exemplo prático? Tem mais de 250.000 templates lá, prontos pra você. Eles estão divididos em categorias como “Empresas“, “Redes sociais“, “Ensino“, “Video“, “Marketing” e outros.

Banco de imagens

A quantidade de vezes que ficamos caçando uma imagem boa pra um post… é de perder as contas. Mas o Canva? Ele tem um banco de imagens gratuito. Você nem precisa sair da plataforma para achar uma foto ou ilustração que se encaixe no que você está criando.

Sabe aqueles videos legais que postamos no Instagram da Dinamize? Então, usamos bancos como esse do canva para eles!

Ajustes de cor e fonte

Além disso, as ferramentas de personalização são de outro mundo! Pode ajustar cor, fonte, tamanho, e até carregar o logotipo da sua empresa.

Tudo isso sem aquele stress de mexer em programas complexos.

Kit de marca

Se você usa a versão paga do Canva, pode adicionar a logomarca da sua empresa, fontes, cores e diretrizes que integram sua identidade visual. Isso facilita, e muito, a criação de conteúdo por lá.

Você pode administrar informações de até 100 marcas diferentes com este recurso! É uma boa alternativa caso você gerencia estratégias de conteúdo de empresas variadas, por exemplo.

Inteligência artificial

O Canva também conta com inteligência artificial para tornar os processos de criação de conteúdo ainda mais ágeis.

Na ferramenta, a IA está incorporada em processos como criação e edição de textos e geração de imagens. Com isso, você ganha um assistente e tanto para colaborar com suas criações.

Remover fundo de imagem

Esse aqui é essencial para boa parte dos criativos (ou aspirantes a criativos) que usam o Canva.

Por mais que seja um recurso disponível apenas na versão paga, vale a menção!


Publicação de conteúdos criados no Canva

Depois de criar, você pode publicar direto nas suas redes sociais ou até mesmo agendar para postar mais tarde. Ou seja, você não só cria como também gerencia toda sua campanha num único lugar.

Como publicar conteúdos do Canva nas redes sociais

Sabe quando você tá no Instagram, rolando o feed sem parar e, de repente, um post te faz parar? Então, essa é a mágica do design para redes sociais bem-feito. E com o Canva, você tem nas mãos as ferramentas de design pra fazer isso acontecer com seus próprios posts.

Imagine o seguinte: você tá lançando um produto novo e quer um post que grite “clique aqui!”. No Canva, é fazer a personalização de templates com as cores da sua marca, inserir uma chamada de ação poderosa e pronto! Tá feito.

Aquela sensação de ver os números subindo, as curtidas e os comentários pipocando… isso não tem preço. E com o Canva, você faz isso de forma rápida e, o melhor, com um visual que passa profissionalismo. Aliás, se seu post for realmente bom, ele pode até ser o famoso “matar dois coelhos com uma cajadada só”: vende e ainda fortalece sua marca.

Publicação direta: menos uma coisa pra se preocupar

Quem trabalha com redes sociais sabe que o tempo é precioso. E publicar manualmente, em cada plataforma, pode ser um pesadelo. Mas com o Canva, essa parte chata some. Você pode agendar e publicar diretamente do Canva, nas principais redes sociais. Isso faz com que todo o seu planejamento de campanha fique num só lugar.

Se antes você precisava de várias ferramentas, agora tá tudo concentrado ali, com um design bonito e uma interface que qualquer um entende.

Como criar email marketing no Canva?

Se tem uma coisa que o email marketing não pode ser é sem graça, né? Ele precisa ter impacto visual e, ao mesmo tempo, ser funcional. E, claro, o Canva dá um jeito nisso! Criar email marketing no Canva é bem simples e o resultado fica incrível.

Largura ideal para seu email marketing

Vamos supor que você tenha uma campanha para enviar: a primeira coisa é escolher um layout no tamanho ideal, algo em torno de 600px de largura – perfeito para visualização em desktops e, mais importante ainda, para dispositivos móveis.

Exporte o conteúdo criado

Depois de criar imagens para incluir na sua peça, basta exportar os criativos.

Você pode exportar as imagens e enviá-las pela sua plataforma de email marketing preferida. Simples, rápido e bonito — e com uma cara profissional que vai impressionar quem receber.

Conte com um editor de emails robusto

Usando o editor de emails da Dinamize, por exemplo, você pode adicionar imagens, botões chamativos com um call to action irresistível, e claro, seu logotipo. Um ponto importante é sempre lembrar de equilibrar texto e imagens, afinal, ninguém quer receber um e-mail super carregado, né?

Com nosso editor arrasta e solta, é fácil criar envios de email de alta conversão – e você não precisa entender de códigos, beleza? Dá uma olhada na live abaixo em que mostramos, etapa por etapa, tudo que você encontra no Dinamize Builder:


Então, bora pra prática?

O Canva chegou para simplificar sua vida. Seja você um pequeno empresário, um criador de conteúdo ou alguém que só quer facilitar as campanhas de marketing do dia a dia, essa ferramenta é como aquela peça que faltava no quebra-cabeça.

Visual bonito, consistência e agilidade — tudo isso num lugar só. E aí, pronto pra transformar suas campanhas com o Canva?

Newsletter

Cadastre-se para receber dicas de marketing e vendas, cases e muito mais por

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.