Explorar datas sazonais é uma forma de estreitar o relacionamento com leads e clientes e gerar mais receita para o seu negócio.
Saiba como aumentar suas vendas e engajar o público explorando datas comemorativas com a ajuda do Calendário Comercial da Dinamize!
Principais datas comemorativas para vender mais
Cada data possui sua particularidade e, a depender do seu negócio, terá mais ou menos relevância para promover seus produtos ou serviços. Contudo, existem algumas datas que podem ser exploradas de forma geral por marcas de diversos segmentos, como por exemplo:
- Dia do Consumidor;
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Dia do Cliente;
- Dia das Crianças;
- Black Friday;
- Cyber Monday;
- Natal.
Bora conferir o calendário comercial de 2024 e explorar as datas comemorativas para qualificar seu relacionamento com leads e clientes?
Janeiro
Ano Novo
→ Primeiras semanas de janeiro
Ano Novo, compras novas!
O início de um novo ciclo pede comunicações especiais para fortalecer a imagem da sua marca, apresentar novidades da loja e quem sabe uma promoçãozinha…
Você pode, por exemplo, explorar este período do ano para criar uma ação específica para contatos que nunca compraram.
Dia do Cabelereiro
→ 19 de janeiro
Sua marca está preocupada com o visual do público? Então, aqui está uma data que pode ser bastante lucrativa!
A galera da Mundial, por exemplo, decidiu aquecer sua base de leads e clientes com uma campanha mensal:
Dia da Saudade
→ 30 de janeiro
Que tal preparar uma ação especial para aquele pessoal que não compra da sua empresa há um determinado tempo?
Se você utiliza a Dinamize, por exemplo, é muito fácil identificar clientes inativos e elaborar ações como email marketing, envios de WhatsApp e outras campanhas!
Fevereiro
Carnaval
→ 13 de fevereiro
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a previsão de crescimento nas vendas online durante a data é de até 17%.
Quer saber como se preparar para o período do Carnaval e gerar mais vendas? Confira algumas dicas aqui!
Valentine’s Day
→ 14 de fevereiro
Embora não tenha o apelo que o tradicional Dia dos Namorados possui no Brasil, aqui temos uma data que também pode ser bem aproveitada pelo seu E-commerce.
Vale aproveitar a data para manter os clientes que compraram no início do ano aquecidos e buscar a atenção de quem ainda não realizou nenhuma compra.
Março
Dia Internacional da Mulher
→ 08 de março
Em uma data tão especial, é possível combinar uma mensagem impactante com benefícios exclusivos.
Nossos parceiros e clientes da Calçados Pegada criaram uma ação que combina muito bem estes dois itens – e que oferece todas as alternativas para que os consumidores impactados possam aproveitar o desconto no E-commerce.
Dia do Consumidor
→ 15 de março
Aqui, uma daquelas datas que ninguém pode deixar passar – seja para uma ação com foco mais institucional ou então para oferecer alguma vantagem.
Em alguns casos, as marcas acabam indo além da data em si e criando ações por um período maior. É o caso da Futfanatics, que no ano passado criou diversas campanhas pontuais de email na sua Semana do Consumidor.
Início do Outono
→ 20 de março
Bora planejar uma campanha especial para promover seu E-commerce de moda?
Vá além dos descontos e aposte em critérios como exclusividade para mostrar que os produtos estão sendo compartilhados primeiro com o público “vip” do seu negócio.
Páscoa
→ 31 de março
Para quem vende doces, como a Stefan Behar Sucrê, estamos falando de uma data indispensável.
Na última Páscoa, o time da Stefan deu start na campanha um descontinho para contatos que ainda não haviam realizado a primeira compra.
→ Um dos envios de email marketing realizados pela Stefan Behar na Dinamize contou com uma taxa de abertura de quase 44% e mais de 10% na taxa de cliques:
Abril
Dia do Beijo
→ 13 de abril
Se você possui um E-commerce de cosméticos, por exemplo, aqui está uma data que pode ajudar a gerar novas vendas e apresentar aos clientes produtos complementares aos que adquiriram anteriormente.
Dois exemplos que podem tornar suas campanhas apaixonantes:
- Na compra de um batom, ofereça desconto no segundo
- Compre 1, leve dois
- Cupom especial para a primeira compra
Dica:
quando determinada data comemorativa for relevante para o seu negócio, considere estender os benefícios para um período maior do que o dia – como por exemplo, semana ou mês do Beijo (ou qualquer outra data).
É o que o pessoal da Quem Disse, Berenice fez por aqui – explorando um período maior e apostando em um “aquece” para a data que é de alta relevância para o seu E-commerce:
Dia Mundial do Café
→ 14 de abril
Vocês também são amantes do famoso cafézinho, seja pra começar o dia bem ou então pra dar aquele gás e finalizar as demandas?
Nossos parceiros da Boom – Café para Criativos sabem bem como agradar aqueles que não interage antes de uma boa dose de cafeína. Que tal um desconto de 15% em todo o site para aquecer até a alma?
Não consegue fazer como a Boom e oferecer descontos? Pense em como seu produto pode se diferenciar positivamente dos demais concorrentes. Se você curte cafés, não fica com vontade de experiementar um produto especial e com uma embalagem marcante dessas?
Dia Mundial do Desenhista
→ 15 de abril
A Faber Castell já utiliza das redes sociais para a divulgação de arte dos seus clientes no Dia Mundial do Desenhista, dando maior visibilidade às obras.
Todo consumidor gosta de ser valorizado, ainda mais quando o assunto envolve a divulgação do trabalho dele. Além de divulgar o trabalho dos clientes, a Faber Castell mostra a relevância dos seus produtos – o famoso “ganha-ganha”.
Dia do Livro
→ 23 de abril
A Editora Belas Letras utilizou das redes sociais para engajar seus leitores!
O objetivo da ação era estimular os leitores que seguem o perfil da Belas Letras no Instagram a compartilharem fotos de livros da editora usando a hashtag #diadolivrobelasletras.
Dia do Frete Grátis
→ 28 de abril
Se não é todo dia que você pode se dar ao luxo de oferecer frete grátis, bora explorar uma data específica para dar ainda mais destaque ao benefício?
Um levantamento do Boston Consulting Group (BCG) mostra que 74% dos consumidores consideram o frete grátis um fator influente no momento da compra.
A Jorge Bischoff aproveitou esta data de forma inusitada: quem acessasse o E-commerce durante a madrugada no Dia do Frete Grátis contava com o benefício exclusivo no momento da compra.
Maio
Dia das Mães
→ 12 de maio
Segundo dados da Neotrust, esta data gerou um faturamento de 7 bilhões de reais em 2022.
Para 73% do público, esta é uma data que sempre será considerada relevante. As presenteadas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, variam entre mães ou responsáveis, esposas, namoradas, sogras, avós, amigas e outros familiares. Além disso, 7% das pessoas ouvidas pretende usar a data para se auto-presentear.
Com toda essa variedade de público disposta a comprar, é certo que você pode explorar a data para oferecer itens que agradem quem está em contato com sua marca.
Junho
Dia dos Namorados
→ 12 de junho
Quando o amor está no ar, suas ações também precisam estar!
Explore a data para oferecer os itens certos para cada consumidores, seja através de envios de email marketing personalizados ou explorando a criação de anúncios com base em visitas no E-commerce.
Início do Inverno
→ 20 de junho
Você já deve ter reparado que o nosso calendário comercial não deixa as mudanças de estação de fora, certo? Afinal, aquecer seu público com produtos específicos para a nova estação é uma ótima alternativa para gerar mais vendas no E-commerce.
Para você ter uma ideia, a Bischoff realiza campanhas pontuais explorando a estação e obtém taxas de abertura incríveis!
No email que marcou o início do inverno, a taxa de abertura foi de quase 50%:
Julho
Dia da Pizza
→ 10 de julho
Todo mundo ama Pizza (pelo menos espero que sim), então aproveite a data especial para montar combos e descontos especiais! Só para você ter um ideia, foram vendidas 143 MILHÕES de pizzas no iFood ao longo de 2022.
Uma possibilidade interessante para aumentar o engajamento dos clientes na data é explorar elementos como embalagens personalizadas, que incentivem o compartilhamento nas redes sociais.
Dia do Rock
→ 13 de julho
Para os roqueiros de plantão, capriche nas promoções de produtos relacionados ao universo do rock. Lance coleções temáticas, crie playlists exclusivas para seus clientes e ofereça descontos progressivos conforme a quantidade de itens adquiridos. Celebre o Dia do Rock com um show de ofertas e vibrações positivas.
Falando em playlist, há algum tempo também entramos na onda para comemorar esta data:
Dia do Amigo
→ 30 de julho
Quem tem um amigo tem tudo, não é mesmo? Clichês à parte, o Dia do Amigo pode ser explorado independente do segmento em que você atua.
Uma prova disso é a ação abaixo, criada pelos amigos do Asun Supermercados. Comunicação amigável (e benefícios) para gerar mais compras no E-commerce:
Agosto
Dia dos Pais
→ 11 de agosto
Aqui, mais uma data para impulsionar seus produtos e garantir o presente dos papais de plantão.
No entanto, vale olhar para ações que vão além da venda, como esse vídeo criado pela Protarget para a Calçados Pegada:
Dia dos Solteiros
→ 15 de agosto
Ser solteiro também merece festa! Para quem vende produtos de beleza, roupas de forma geral ou itens que possam entrar na “caixinha” do autocuidado, esta é uma data que pode ser explorada.
Que tal algumas ações para promover presentes individuais e outros tipos de mimos?
Setembro
Dia do Cliente
→ 15 de setembro
A oportunidade perfeita para unir uma mensagem de agradecimento pela fidelidade com algum tipo de presente para quem confia nos seus produtos.
Além de mostrar que você se comunica de forma humanizada com seu público com este tipo de comunicação, você ainda pode explorar o contato para oferecer oportunidades de recompra, upsell e cross sell.
Início da Primavera
→ 22 de setembro
Destaque produtos que combinem com a estação, como roupas leves, acessórios coloridos e itens de decoração floral.
Ofereça descontos sazonais para atrair a atenção dos clientes que buscam renovar o guarda-roupa e a casa nessa temporada.
Outubro
Dia das Crianças
→ 12 de outubro
Para quem vende brinquedos, jogos ou outros tipos de produtos educativos, nem é preciso falar da importância desta data aqui, certo?
A partir das vendas geradas no Dia das Crianças, é possível obter novos insights sobre produtos de interesse ou comprados. Afinal, a Black Friday e o Natal estão logo ali.
Halloween
→ 31 de outubro
Certos momentos do calendário comercial exigem uma dose extra de criatividade – e o Halloween certamente está entre elas.
O time da Spookies, uma marca independente de moda alternativa, soube unir a chegada da data e um conteúdo interativo dentro do calendário comercial:
Novembro
Dia Mundial do Veganismo
→ 01 de novembro
Sua marca vende produtos veganos?
Comemore a data que celebra este movimento que ganha cada vez mais destaque criando uma ação especial para os contatos engajados e atraindo novos adeptos!
Black Friday
→ 29 de novembro
A queridinha (e temida) de todo o E-commerce não pode ficar de fora desta lista. Afinal, a cada ano que passa os consumidores estão mais ansioso pela data e pelos benefícios que podem encontrar.
Contudo, para garantir que a sua empresa consiga desfrutar da Black Friday independente da expectativa de vendas para a data, tenha em mente alguns fatores:
- Base de contatos bem segmentada;
- Dados sobre compras realizadas anteriormente pelos clientes;
- Pontos de captação de novos leads – site, redes sociais, landing pages específicas para a data, entre outros;
Dezembro
Cyber Monday
→ 2 de dezembro
Se você achou que a Black Friday era o último momento para impulsionar as vendas da sua loja virtual, saiba que esta é uma data que também pode ser explorada.
Um estudo divulgado pela Criteo mostrou que, entre a data oficial da Black Friday e a Cyber Monday, ouve uma alta de 20% nas vendas.
Natal
→ 25 de dezembro
Depois de Black e Cyber Monday, só o Natal para garantir a meta batida na reta final do ano!
Em qualquer período do calendário comercial é importante que suas ações de CRM estejam bem estruturadas, mas aqui é ainda mais importante para garantir uma campanha de sucesso. Por isso, lembre-se de obter o maior número de dados comportamentais sobre o público para criar envios de email, SMS ou WhatsApp direcionados da maneira adequada!
Fim de ano
→ 26 – 31 de dezembro
Aos 45′ do segundo tempo também dá pra vender e engajar clientes!
Você pode explorar o fim de ano para criar alguma campanha pontual com produtos que seguem em estoque e/ou adicionar um toque institucional com uma mensagem clássica de fim de ano.
Checklist para aumentar suas vendas em datas comemorativas
Além de ficar por dentro das datas especiais que podem ser exploradas, é preciso ter em mente o que você pode fazer para mostrar valor para o público ao longo do calendário comercial.
#1 Programas de fidelidade
Implemente programas de fidelidade que oferecem recompensas e benefícios para os clientes que gastam acima de um determinado valor, estimulando-os a aumentar o ticket médio em suas compras.
#2 Ofertas especiais
Incentive os clientes a adquirirem mais produtos ou a optarem por pacotes ou combos, aumentando assim o valor médio das compras.
#3 Cross-sell e upsell
Ofereça produtos complementares ou de maior valor para os clientes durante o processo de compra, o que pode levar ao aumento do valor total da transação.
#4 Recuperação de carrinhos abandonados
Aproximadamente 50% dos usuários desistem de compras após adicionarem itens no carrinho. Não deixe seu E-commerce fazer parte desta estatística.
#5 Frete grátis com valor mínimo
Estabeleça uma política de frete grátis para compras acima de um determinado valor, incentivando os clientes a comprarem mais itens para atingir esse limite.
#6 Invista em uma estratégia multicanal
Esteja presente em todos os canais que os potenciais clientes estão.
Um bom estudo de buyer persona combinado com uma plataforma de automação de marketing e uma estratégia de mídia bem direcionada podem ser a chave para ampliar sua receita.